O aposentado A.J.S., 65 anos, tá com o coração na mão desde que viu o pessoal da prefa podando árvores na Beira-rio peixeira. Ele disse que, após o corte de alguns galhos, viu que tinha filhotes de passarinhos na calçada. Quando cortaram, os filhotinhos caíram. Pelo que vi, eram filhotes de rola. Não acho certo fazerem isso, essa não é uma época boa. Fiquei com pena de vê-los no chão. Eles acabaram morrendo. O pessoal que faz esse trabalho devia ter mais cuidado, opina.
De acordo com o sabichão em biologia da Univali, Joaquim Olinto Branco, é possível que os filhotes que A. viu sejam realmente de rola. Já que muitas moram pela região, é nesta época que a espécie ...
De acordo com o sabichão em biologia da Univali, Joaquim Olinto Branco, é possível que os filhotes que A. viu sejam realmente de rola. Já que muitas moram pela região, é nesta época que a espécie alimenta os filhotes. O que intriga o professor é o local onde estavam os ninhos: Geralmente, rola fica em telhados de casas. Mas não é impossível estarem nas árvores, explica. Quanto ao risco de estarem em extinção, o profe tranquiliza. Na verdade, tem muito passarinho dessa espécie. Mas, de qualquer forma, o que está acontecendo é uma pena, lamenta.
Ele ainda explica que esta é a época de reprodução de muitas espécies, já que estamos quase no verão .
Geralmente, a época de poda de árvores é no inverno, justamente porque é quando as verdinhas perdem folhas, não dão frutos e os passarinhos não costumam fazer ninhos.
Mas, curiosamente, a prefeitura escolheu o mês de dezembro pra fazer uma poda nas árvores da Beira-Rio.
Vai tomar mais cuidado
Tarcízio Zanelato, chefão da secretaria de Obras do Itajaí, admite não ter conhecimento sobre a reclamação do aposentado. Em todos esses anos que sou secretário nunca soube de algo desse tipo. Mas pode ter certeza que vou orientar os podadores para tomarem mais cuidado, afirma o abobrão.
Famai tem que ser chamada na hora
Apesar de um acontecimento como este cortar o coração, a diretora de Licenciamento da fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai), Thamy Reiser, disse que não há nada que possa fazer. Não tem uma lei que proíba a poda. Como já aconteceu o fato e os passarinhos não estão mais lá, não temos como avaliar o que fazer, explica.
Em casos de flagrante de morte de animais, a pessoa deve procurar a Famai pelo telefone (47) 3348-8031.