Matérias | Esporte


Itajaí

Skatista carioca tá dando um giro pela América do Sul em cima de seis rodas

Marcelo Pedal Verde tá na estrada desde janeiro quando saiu do Amapá

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Não existe tempo ruim pra Marcelo Gervásio Silva, mais conhecido como Marcelo Pedal Verde. O carioca de 49 anos não vê problema em dormir no chão, em posto de gasolina ou em qualquer outro lugar com pouco conforto. Aventureiro, como se define, Marcelo chegou à city peixeira durante a aventura de fazer o trajeto entre Amapá e o Chile de skate. Sem contato com ninguém da city, Marcelo sipreparava pra dormir em plena BR quando, dando uma rolê, seus equipamentos chamaram a atenção. “Um cara que trabalha aqui, engenheiro ambiental, me viu, começamos a conversar e ele me chamou pra ficar na casa dele. O espaço era pequeno, mas dava pra ficar. Aí o marido [Alex Rocha] da Lu [Lucimara Pimentel Guzatti], que é diretor do Itajaí Mais Verde, me convidou pra ficar aqui”.

A primeira prancha de skate ele ganhou do irmão quando tinha só três anos. “Fui andar, caí no corredor, mas naquele dia adorei andar de skate”, relembra com um carioquíssimo sotaque. Filho do cineasta ...

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


A primeira prancha de skate ele ganhou do irmão quando tinha só três anos. “Fui andar, caí no corredor, mas naquele dia adorei andar de skate”, relembra com um carioquíssimo sotaque. Filho do cineasta Hélio Silva, Marcelo aproveitou a boa vida da família pra estudar e acumular histórias no esporte. “Andei de skate, fui jogar bola, saltei de paraquedas, fui triatleta, alpinista, maratonista, surfista”.

Sua primeira grande aventura rolou na década de 1990, quando ele passou seis anos viajando de ziquinha pelo mundo, entre 1990 e 1996. “Saí de casa meio do nada, passei oito meses fora, minha mãe achou que eu tinha morrido,” lembra.



Apesar da experiência nas rodinhas, sua primeira grande aventura de skate rolou só em 2009: uma viagem de 2327 km entre Goiás e a Cidade Maravilhosa. “Não sabia o que esperar, me surpreendi. Lembro de cada segundo dessa viagem”, garante, e pra provar cita o nome de cada cidade que ele passou no trajeto, quase 80. Além do tamanho do skate, Marcelo chama a atenção pela bagagem (alimentação, medicamentos, equipamentos eletrônicos e artigos de camping), tudo levado na prancha. Pra completar, ainda tem um capacete com uma filmadora acoplada. O aventureiro leva uma câmera fotográfica no braço, usada pra fotografar cada placa de distância que ele cruza nas estradas.

Sua viagem atual começou no dia 7 de janeiro no Amapá, na fronteira com a Guiana Francesa, e de lá veio descendo pelo mapa até pintar na city peixeira na sexta-feira passada. Desde então tá abrigado no Viveiro Fazenda Nativa. Mas nem sempre consegue abrigo. “Na serra entre São Paulo e Paraná parei num posto, que tava fechado, e montei minha barraca ali no chão. Pouco depois passou um bandido que tinha roubado um caminhão, bem perto de mim. Aí pensei em sair dali, fui pra laje que tinha em cima do banheiro feminino e montei a barraca lá”, conta.

Pra fazer a viagem, o aventureiro já gastou 63 mil reales do próprio bolso. Seu companheiro é um skate de viagem com seis rodas, que foram feitas pela turma da universidade paulista PUC. “Tenho roda pra cada tipo de terreno, como asfalto, terra e gelo”. Apesar de encarar as estradas sozinho, Marcelo lembra da ajuda que recebe nas paradas e de quem dá uma força na aventura. “Sou apoiado pelo Ruy Jardim, da Interaction, pelo projeto Itajaí Mais Verde e Bianca Firmo”.


Da city peixeira, Marcelo vai pra Urubici pra tentar quebrar o recorde de subida de montanha. Ele ainda passa por Lauro Muller até chegar em Tubarão. “O prefeito lá destruiu a pista de skate pra construir estacionamento. Vou comprar essa briga”, garante. Onde ele passa se reúne com skatistas e ajuda as federações de skate locais a integrar as cidades. Após deixar a Santa & Bela, ele vai passar pelo Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina, antes de chegar ao Chile onde para e pega um avião pra Brasília. “Vou fazer um protesto mostrando o estado das nossas estradas e também pela integração do skate nacional”. Depois ele vai dar um tempo pra pensar qual será a próxima aventura.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






34.238.189.240

Últimas notícias

Saúde

Terapias integrativas ganham espaço no tratamento de pets

CONFIRA

Pets disponíveis para adoção

DE OLHO

MP investiga denúncias de ilegalidade no Plano Diretor de Navegantes

Agenda

Confira a agenda deste final de semana

ITAJAÍ

Chapa de situação vence as eleições de diretoria da Sociedade Guarani

Mais tecnologia

Tecnologia transforma carro elétrico em bateria bidirecional

SETE DE SETEMBRO

Preso ladrão que roubou mulheres no centro

Balneário Camboriú

Casa da Família de BC completa um ano de funcionamento

PROJETO PET FRIEND

Tampinhas de garrafa PET vão ajudar à causa animal em BC

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Trio que atirou em bandidão do PGC e foi curtir o carnaval será julgado



Colunistas

JotaCê

Gil quer pizza pra comemorar interinidade de La Barrica

Foto do Dia

A recompensa!

Na Rede

Se liga no que foi destaque nas redes do DIARINHO

Via Streaming

“Chernobyl” revive tragédia nuclear

Jackie Rosa

Nino Ferreira e família

Coluna Esplanada

Raio-x da violência

Gente & Notícia

Todeschini e Mac em Colab na Brava

Ideal Mente

Luto não é depressão

Coluna do Janio

Fim melancólico

Direito na mão

Trabalho realizado no exterior pode contar para aposentadoria no Brasil?

Clique diário

Os encantos da zona rural

Coluna Exitus na Política

Planejamento e pesquisas

Coluna do Ton

Novidades de decoração

Coluna Fato&Comentário

Adão e o alfaiate

Artigos

Mais do que simplesmente existir

Canal 1

Para ex-diretora da Globo, drama do humor também passa pela renovação



TV DIARINHO


Minuto DIARINHO  - Michelle Bolsonaro lança linha de produtos de cuidados com a pele - Projeto de ...





Especiais

Saúde

Terapias integrativas ganham espaço no tratamento de pets

CONFIRA

Pets disponíveis para adoção

PROJETO PET FRIEND

Tampinhas de garrafa PET vão ajudar à causa animal em BC

AMOR INCONDICIONAL

Há 17 anos, Pituxa é um dos pilares do casal Wagner e Luci

Conheça as espécies

Animais exóticos vêm ganhando espaço entre os petlovers



Blogs

Blog do JC

Parceria

A bordo do esporte

Tour de France abre temporada de provas no Brasil com L’Étape Cunha presented by Santander

Blog da Jackie

Coisas da OneSpot

Blog da Ale Francoise

Conhecem a Técnica de ILIB?

Blog Doutor Multas

Exame para renovar CNH

Blog do Ton

Festa The Box comemora 5 anos neste fim de semana em Balneário Camboriú

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Adriana Spengler

"A advocacia criminal é um reduto masculino, historicamente falando. Estamos caminhando para a igualdade”

Margareth da Silva Hernandes

"Todo cidadão LGBTQIA+ que se sentir lesado em algum direito pode contatar a comissão da Diversidade da OAB”

Maurício Simas, Escova

"Balneário Camboriú estar poluída é culpa da Emasa. Eles têm a obrigação de tratar”

Volnei Morastoni

“Não sei quem inventou que eu tava com câncer. Eu tive um problema de estafa física e mental”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação