A operação Veraneio começa às 10h de hoje na Santa & Bela. Vai rolar uma rasgação de seda entre políticos na Via Expressa Sul, em Floripa. Até o dia 5 de março do ano que vem, cerca de oito mil policiais, bombeiros e guarda-vidas vão se virar pra manter a tranquilidade durante o verão.
Continua depois da publicidade
A turma da secretaria de Segurança Pública (SSP) informa que serão cerca de cinco mil milicos de todo o estado que vão montar barreiras, principalmente no acesso das citys, pra evitar que a bandidagem ...
A turma da secretaria de Segurança Pública (SSP) informa que serão cerca de cinco mil milicos de todo o estado que vão montar barreiras, principalmente no acesso das citys, pra evitar que a bandidagem circule por aí. Já a polícia Civil contará com quase mil homens e montará delegacias móveis perto das praias pra facilitar o registro das ocorrências.
Continua depois da publicidade
Os bombeiros ficarão de olho no mar. Serão 1500 guarda-vidas pra atuar em 136 praias do estado com postos de salvamento, cadeiras de observação e embarcações usadas no resgate e rondas.
O reforço já foi chamado e deve chegar por completo até semana que vem. A maioria trampa nas corporações, mas em citys do interior, que recebem menos turistas durante as férias de fim de ano. O governo investe R$ 15 milhões na operação e a maior parte da grana será usada pra pagamento dos profissionais e na manutenção dos equipamentos.
Continua depois da publicidade
Na região
No trecho que vai de Barra Velha a Bombinhas serão pouco mais de 300 guarda-vidas pra cuidar das praias. O chefão da região, tenente-coronel Onir Mocelin, explica que a divisão no número de homens foi feita de acordo com a necessidade de cada praia. Pra cada praia é definido basicamente pelo nível de risco da praia, explica. É levado em conta desde o posicionamento até o número de pessoas que frequentam o pico. Os guarda-vidas contarão com triciclos, viaturas, jet sky e botes pra fazer os trampos.
Confira os números de guarda-vidas na região: Itajaí (45 ), Navega (60), Penha (30), Balneário Piçarras (30), Barra Velha (45), Balneário Camboriú (60), Itapema (45), Porto Belo (3) e Bombinhas (45). As polícias Militar e Civil prometem repassar hoje o número dos profissionais que farão o reforço no litoral catarina.