A federação Internacional de Vôleibol (FIVB) divulgou, no finde, a formação dos grupos da Liga Mundial de vôlei 2012. A seleção brazuca masculina, comandada pelo técnico Bernardinho, está no grupo B, ao lado de Polônia, Canadá e Finlândia. O Brasil é o maior vencedor da história da competição e buscará o 10º título.
Atual campeã, a Rússia forma o grupo A, com Sérvia, Japão e Cuba. Na chave C, estão Itália, Estados Unidos, França e Coreia do Sul. O grupo D é formado por Alemanha, Argentina, Portugal e Bulgária ...
Atual campeã, a Rússia forma o grupo A, com Sérvia, Japão e Cuba. Na chave C, estão Itália, Estados Unidos, França e Coreia do Sul. O grupo D é formado por Alemanha, Argentina, Portugal e Bulgária. A fase classificatória será disputada entre os dias 18 de maio e 1º de julho. As finais serão disputadas em Sofia, na Bulgária, entre os dias 4 e 8 de julho.
Mudança no sistema de disputa
Diferentemente dos anos anteriores, quando a fase classificatória era disputada durante seis semanas, no ano que vem a primeira etapa será disputada em apenas quatro períodos. A cada fim de semana, os times jogarão todos contra todos dentro de seus respectivos grupos em um único país.
A mudança foi feita devido ao calendário de 2012, que terá inúmeros torneios de qualificação pros jogos Olímpicos de Londres, na Inglaterra.
A primeira parada do Brasil será no Canadá. O time, que não disputava a competição desde 2007, receberá o primeiro fim de semana. Em seguida, as seleções do grupo B jogarão no Brasil e, depois, na Polônia e na Finlândia, respectivamente.
O sistema de disputa das finais também não será como em 2011. Seis times disputarão a fase final na Bulgária: os primeiros colocados de cada grupo, mais o melhor segundo colocado dentre todas as chaves e a Bulgária, país que sediará a decisão.
Na última edição, o Brasil chegou, mais uma vez, às finais, disputadas na Polônia. Mas o time verde e amarelo foi superado pela Rússia e conquistou a medalha de prata.