É só chegar o verão pros moradores de Balneário Camboriú sofrerem com a falta de água no município. O perrengue começou a rolar nos últimos dias no bairro Nova Esperança e alguns pontos dos bairros Ariribá e Municípios. O alto consumo, segundo o Emasa, seria o motivo pra escassez do líquido na torneira.
A dona de casa Ervília Leme, 86 anos, é uma das moradoras do Ariribá que sente a falta de água, principalmente no verão. Moro há seis anos aqui e sempre tá faltando água, reclama. Na tarde de ...
A dona de casa Ervília Leme, 86 anos, é uma das moradoras do Ariribá que sente a falta de água, principalmente no verão. Moro há seis anos aqui e sempre tá faltando água, reclama. Na tarde de ontem foi uma exceção, porque ainda tinha o líquido precioso circulando, mas na sexta-feira passada, ela já ficou na secura. Às vezes, eu tenho que pegar da caixa e tá suja, comenta. Lá em cima [no segundo andar] falta mais. Pra lavar roupa não tem, diz. Ontem foi a vez dos moradores da rua Maçarico, também no bairro Ariribá, ficarem sem água.
Segundo o gerente técnico da Emasa, Álvaro Zain, o aumento no número de pessoas em Balneário é um dos motivos pra falta d´água no município. Tem a ver com o excesso de consumo e horários de pico. E está acontecendo também por causa da região de baixa pressão e com a expansão de rede, explica Álvaro Zain, gerente técnico da Emasa.
A baixa pressão é o que deixar o bairro Ariribá sem o líquido precioso na torneira. Por conta disso, o gerente determinou o aumento de potência da água. Em todos os lugares que nós estamos tendo a baixa pressão, estamos atacando pra já resolver o problema, garante.
A mesma falta de pressão tá deixando o povo do bairro Nova Esperança sem água. Pra melhorar o abastecimento, a autarquia teve que ampliar a rede instalando uma bomba de recalque. A parte da Emasa já está concluída, disse Álvaro, mas eles ainda dependem que a Celesc faça o religamento da luz pro aparelhinho começar a funcionar. A promessa é que até o final da tarde de ontem o serviço fosse concluído.
De acordo com Álvaro, ainda há registro de falta de água entre a 5ª e 6ª avenidas, nos Municípios. O problema é porque a Emasa está fazendo uma nova tubulação num método conhecido como não destrutivo, ou seja, que não destrói o asfalto pra fazer a obra. O serviço não tem data pra ser concluído.
Pra tentar, pelo menos, atender o povão que está sofrendo com a falta de água, o Emasa tá aumentando o atendimento no 0800 da autarquia. Estamos reforçando o pessoal do plantão pra dar atenção, explicou. O número de plantão da Emasa é o 0800-643-6272.