Mesmo que seja considerado feriado bancário, o advogado Rafael Martins Seára, chefão da procuradoria de Defesa do Consumidor (Procon) da prefa de Itajaí, orienta o povão a tentar pagar hoje as contas que vencem entre esta sexta-feira e domingo. A primeira semana do ano é de muito movimento e o tempo de espera nas filas bancárias aumenta muito, alerta, completando: E a justiça tem reconhecido a necessidade dessa demora e portanto não adianta reclamar do tempo nas filas.
Com o fechamento dos bancos hoje, explica Rafael, as contas que teriam que ser pagas nesta sexta-feira, passam a ter vencimento no próximo dia útil, ou seja, na segunda-feira. É como num feriado ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
Com o fechamento dos bancos hoje, explica Rafael, as contas que teriam que ser pagas nesta sexta-feira, passam a ter vencimento no próximo dia útil, ou seja, na segunda-feira. É como num feriado ou num final de semana, afirma. Ou seja, as empresas não poderão cobrar juros por atraso caso o povão quite a prestação na segunda.
O problema, ressalta Rafael, é que na semana que vem os bancos estarão socados de gente e aí o consumidor vai precisar de muito saco pra enfrentar as filas. É um período que muita gente chega de férias e historicamente as agência ficam lotadas, reforça. Por isso, sugere, quem puder que pague as contas nesta sexta. Os consumidores podem procurar lotéricas, correspondentes bancários, caixas rápidos ou caixas eletrônicos para fazerem a quitação de seus débitos e evitar os transtornos, indica o chefão da Procon.
Caso você acabe pagando as contas que vencem hoje na segunda-feira e as empresas queiram cobrar juros, diz ainda o advogado, procure a Procon. Mas isso nunca aconteceu, nunca recebemos nenhuma reclamação desse tipo por aqui, garante.