Matérias | Polícia


Itajaí

Operação de guerra na Canhanduba pra audiência de mais de 50 bandidões

Cavalaria, batalhão de Choque, parrudões do Bope, cachorrada e até atiradores foram mobilizados pra impedir qualquer tentativa de resgate dos criminosos

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]


Um só processo com 12 mil páginas e 99 bandidos denunciados por associação para o tráfico e formação de quadrilha armada. Esses são alguns dos números do julgamento histórico que começa hoje e rola até o dia 18 no prédio novo do complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, que fica na Canhanduba, zona rural de Itajaí. O alvo das ações da Justiça, que fará pelaqui as chamadas audiências de instrução e julgamento, são os criminosos do primeiro Grupo Catarinense (PGC). Temendo qualquer represália da facção que provocou três ondas de ataques violentos na Santa & Bela, entre o final de 2012 e meados deste ano, a polícia Militar montou um esquema de guerra: trouxe pra cidade fardados do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do grupamento aéreo (do Batalhão de Aviação da Polícia Militar), da Cavalaria, do grupamento de Choque e da companhia de Policiamento com Cães. O departamento Estadual de Administração Prisional também reforçou a segurança do complexo. Ao todo, entre os homidalei e criminosos, são cerca de 300 pessoas que durante 10 dias estarão envolvidos na muvuca.


São números grandes e que reforçam a importância de uma ação jamais realizada antes na Santa & Bela. Dos bandidaços do PGC denunciados pelos atentados, 75 tão presos, seis foragidos, um morreu ...

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

OU

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


São números grandes e que reforçam a importância de uma ação jamais realizada antes na Santa & Bela. Dos bandidaços do PGC denunciados pelos atentados, 75 tão presos, seis foragidos, um morreu e 17 tão respondendo a bronca em liberdade. Dos presos, 53 vão pessoalmente ter um trelelê com representantes da dona justa e do Ministério Público, informou o promotor Flávio Duarte de Souza, que atua na Vara Criminal do fórum de Blumenau. Outros 22 - que são os líderes do bando e que tão trancafiados na penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte - também vão ser ouvidos, mas participarão da audiência por sistema de videoconferência.



O comando da polícia Militar tem um número diferente do divulgado pelo Ministério Público. Seriam 57 presos que irão participar da audiência na Canhanduba e não 53.

Todos os membros do PGC tão denunciados por associação ao tráfico de drogas e formação de quadrilha no processo que corre pelo fórum de Blumenau. Isso sem falar das acusações de incêndios, danos e tiros contra postos policiais ocorridos durante os três atentados fomentados pela facção. As investigações correm em processos distintos nas cidades onde rolaram os crimes.


O processo em que os bandidos começam a ser ouvidos hoje corre em segredo de justiça. Por isso, o acesso à sala de audiência é limitado aos réus, integrantes do MP, advogados dos criminosos e servidores da Justiça, além dos policiais e agentes que fazem a segurança.

O complexo Penitenciário da Canhanduba foi escolhido porque as otoridades temiam uma reação do PGC.


Armamento pesado e atirador de elite

Pras audiências rolarem sem surpresas, os órgãos de segurança ligados ao governo do estado montaram um verdadeiro esquema de guerra. Por isso, circular hoje pelo bairro Canhanduba, onde está instalado o complexo penitenciário, não vai ser nada fácil pra quem não é morador. Pelo menos é isso que diz o coronel Atair Derner Filho, comandante da 3ª região e que trampou na organização de todo o esquema de segurança.

O coronel revelou que parte dos policiais mobilizados vão tá distribuídos pelo bairro. Além das barreiras e controles de entrada e de saída da comunidade, PMs à paisana ainda vão se misturar aos moradores. Os militares também estarão em massa na parte de dentro do presídio. Alguns estarão portando armamento pesado, como fuzis, escopetas e granadas.

O helicóptero da PM também vai sobrevoar a área. Entre a tripulação do avião de rosca estará um atirador de elite.

Não há indícios de que PGC irá atacar


Embora antecipe que acontecerão barreiras nos acessos próximos ao complexo, o coronel Atair Derner promete que vai fazer o máximo pra não atrapalhar a vida dos moradores. O estrelado também revelou que, até agora, não há indícios de que o PGC queira fazer um enfrentamento com a polícia. “Desde que recebemos a confirmação de que o julgamento vinha pra Canhanduba, os serviços de inteligência tanto da polícia Militar quanto da Civil já começaram a trabalhar nas cidades da região colhendo informações sobre uma possível mobilização do PGC. Não existe informação nenhuma de que eles possam tentar qualquer ataque”, declarou o chefão da PM desta parte do litoral catarina.

Quem tem parente preso na Canhanduba pode ficar tranquilo. Pelo que informou o coronel Derner, o presídio e a penitenciária continuarão trampando normalmente. “O que recebemos do Deap, que é quem manda lá dentro, é a informação de que a rotina vai seguir a mesma, independentemente do julgamento. Visitas já agendadas serão mantidas, e o cotidiano dos presos não vai sofrer nenhuma alteração”, afirmou.

Audiências vão começar de manhã e rolarão até começo da noite

O promotor Flávio Duarte de Souza, de Blumenau, que ao lado do promotor José Renato Côrte, de Timbó, vai atuar na audiência, informou que os trampos começam hoje ao meio-dia e vão ser tocados até às 19h. Nos outros dias, iniciam às 9h da matina e seguem até às 19h. Paradas pro almoço estão previstas, mas o promotor comentou que é difícil precisar o horário, já que alguns conversês com a bandidagem podem levar um pouco mais de tempo. “Tudo vai depender das audiências do dia”, ponderou. Ao todo, 57 advogados farão a defesa dos bandidos.

O dotô Flávio não revelou se os promotores e a juíza Jussara Wandscheer, da 3ª vara Criminal de Blumenau e que vai presidir os interrogatórios, bem como os servidores da justiça, vão dormir em Itajaí ou retornarão todo santo dia pra Blumenau ou Timbó. Mas fez questão de dizer que a juíza e os promotores vão estar com escolta. “Não tem como eu falar de nenhum esquema de segurança e nem se vamos ou não ficar no local. Certo é que, pela importância do julgamento, todos estamos com segurança. Além disso, a tropa de choque permanecerá todas as noites dentro da prisão”, avisou.


Oficialmente, as autoridades não informaram se todos os presos que serão ouvidos durante as audiências estão no presídio. Ontem, foram levados pra Canhanduba os últimos presos. Os bandidões ficarão em celas de seis camas cada, como se fossem internos. Cerca de 70 homens do batalhão do Choque da PM vão ser babás dos criminosos lá dentro.

A decisão da juíza Jussara Wandscheer será dada depois, em gabinete, e não há data prevista pro canetaço. “O processo segue para alegações finais e depois, a partir de nova manifestação do Ministério Público, o juiz dará a sentença”, explicou o promotor Flávio.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Entre em contato com a redação ❯
WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.15.137.94

Últimas notícias

Samuel Heusi e Schmithausen têm trechos bloqueados

ITAJAÍ

Samuel Heusi e Schmithausen têm trechos bloqueados

Empresários de sucesso da região compartilham desafios no PIB Connect

PIB Education

Empresários de sucesso da região compartilham desafios no PIB Connect

Universidades estão oferecendo cursos online e gratuitos; veja oportunidades

OPORTUNIDADE

Universidades estão oferecendo cursos online e gratuitos; veja oportunidades

Pré-candidato de Penha levou surra na Festa dos Amigos

PENHA

Pré-candidato de Penha levou surra na Festa dos Amigos

Brusque visita o lanterna Guarani buscando sair do Z4

Série B

Brusque visita o lanterna Guarani buscando sair do Z4

Clóvis Jr. é confirmado candidato a prefeito de Itapema pelo PSD

ITAPEMA

Clóvis Jr. é confirmado candidato a prefeito de Itapema pelo PSD

Vôlei e basquete masculinos estreiam neste sábado nas Olimpíadas de Paris

Agora é pra valer!

Vôlei e basquete masculinos estreiam neste sábado nas Olimpíadas de Paris

Marcílio empresta o zagueiro Luan para o Caxias

Futebol

Marcílio empresta o zagueiro Luan para o Caxias

Denúncia questiona contratação de agentes de trânsito para a Guarda Municipal

ITAPEMA

Denúncia questiona contratação de agentes de trânsito para a Guarda Municipal

Programa contra diabetes de Itajaí diminuiu atendimento por falta de pessoal

SAÚDE

Programa contra diabetes de Itajaí diminuiu atendimento por falta de pessoal



Colunistas

Dublê de vampiro é pura simpatia

JotaCê

Dublê de vampiro é pura simpatia

Atentados ao patrimônio histórico

Coluna Fato&Comentário

Atentados ao patrimônio histórico

Os desafios da presidente do TRE-SC nas eleições 2024

Coluna Acontece SC

Os desafios da presidente do TRE-SC nas eleições 2024

“Crescendo Juntas”

Via Streaming

“Crescendo Juntas”

Coluna Esplanada

Que Paes é esse?

Sobre os “monstros” em cada um de nós

Ideal Mente

Sobre os “monstros” em cada um de nós

Cauã no Estaleiro

Gente & Notícia

Cauã no Estaleiro

Os 5 melhores ativos para investir em inteligência artificial (IA)

Diário do Investidor

Os 5 melhores ativos para investir em inteligência artificial (IA)

Márcio Coelho apresentado

Show de Bola

Márcio Coelho apresentado

De parar o trânsito!

Foto do Dia

De parar o trânsito!

Coluna Exitus na Política

Musical e efeito para todos

Priscila Meireles em rede nacional, terreno gigante à leilão: os destaques do DIARINHO nas redes

Na Rede

Priscila Meireles em rede nacional, terreno gigante à leilão: os destaques do DIARINHO nas redes

Lençóis Maranhenses

Coluna do Ton

Lençóis Maranhenses

Direito na mão

Aposentadoria pelo pedágio de 50% e 100%: como funciona?

Trip dos Silva

Jackie Rosa

Trip dos Silva

Tema: pedir aumento de salário, dicas para um assunto delicado

Mundo Corporativo

Tema: pedir aumento de salário, dicas para um assunto delicado

Histórias que eu conto

Colégio Catarinense 7 – final

Artigos

Nos 164 anos de Itajaí, as pontes são para o futuro



TV DIARINHO






Especiais

Programa de bônus especial para jogadores regulares no Pin Up Casino

CASSINO

Programa de bônus especial para jogadores regulares no Pin Up Casino

Steven Levitsky: “O atentado contra Trump vai ter menos impacto que a facada em Bolsonaro”

ESTADOS UNIDOS

Steven Levitsky: “O atentado contra Trump vai ter menos impacto que a facada em Bolsonaro”

Por que Balneário Camboriú é a preferida para férias em família?

turismo

Por que Balneário Camboriú é a preferida para férias em família?

 Barra é uma joia do outro lado do rio Camboriú

paraíso

Barra é uma joia do outro lado do rio Camboriú

BC está na rota do turismo que mais fatura no mundo

TODAS AS CORES

BC está na rota do turismo que mais fatura no mundo



Blogs

Maré Vermelha

Blog do JC

Maré Vermelha

 A cafonice do uniforme do Brasil

Blog da Jackie

A cafonice do uniforme do Brasil

Brasileiro de Oceano será decidido na sexta-feira; Pangea de Floripa favorito ao bi na RGS

A bordo do esporte

Brasileiro de Oceano será decidido na sexta-feira; Pangea de Floripa favorito ao bi na RGS

Como higienizar seu alimento!?

Blog da Ale Francoise

Como higienizar seu alimento!?

Arquiteta Jordana Battisti, de Balneário Camboriú, apresenta o Café Bistrô Chá da Alice na CASACOR/SC - Itapema

Blog do Ton

Arquiteta Jordana Battisti, de Balneário Camboriú, apresenta o Café Bistrô Chá da Alice na CASACOR/SC - Itapema

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

"O custo de Balneário Camboriú é muito alto, porque tem o metro quadrado mais caro do país. Os serviços públicos têm que ser referência”

André Meirinho (PP)

"O custo de Balneário Camboriú é muito alto, porque tem o metro quadrado mais caro do país. Os serviços públicos têm que ser referência”

"O PL continua sendo o nosso vice, mas eu preciso acertar esse detalhe com o governador”

Liba Fronza

"O PL continua sendo o nosso vice, mas eu preciso acertar esse detalhe com o governador”

"Hoje nós não temos um litro de esgoto tratado em Navegantes”

Rogério Tomaz Corrêa

"Hoje nós não temos um litro de esgoto tratado em Navegantes”

"Nós já éramos PL antes do Bolsonaro entrar no PL. Nós não somos aproveitadores que entramos agora”

Carlos Humberto

"Nós já éramos PL antes do Bolsonaro entrar no PL. Nós não somos aproveitadores que entramos agora”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação