Matérias | Polícia


Itajaí

Operação de guerra na Canhanduba pra audiência de mais de 50 bandidões

Cavalaria, batalhão de Choque, parrudões do Bope, cachorrada e até atiradores foram mobilizados pra impedir qualquer tentativa de resgate dos criminosos

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]


Um só processo com 12 mil páginas e 99 bandidos denunciados por associação para o tráfico e formação de quadrilha armada. Esses são alguns dos números do julgamento histórico que começa hoje e rola até o dia 18 no prédio novo do complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, que fica na Canhanduba, zona rural de Itajaí. O alvo das ações da Justiça, que fará pelaqui as chamadas audiências de instrução e julgamento, são os criminosos do primeiro Grupo Catarinense (PGC). Temendo qualquer represália da facção que provocou três ondas de ataques violentos na Santa & Bela, entre o final de 2012 e meados deste ano, a polícia Militar montou um esquema de guerra: trouxe pra cidade fardados do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do grupamento aéreo (do Batalhão de Aviação da Polícia Militar), da Cavalaria, do grupamento de Choque e da companhia de Policiamento com Cães. O departamento Estadual de Administração Prisional também reforçou a segurança do complexo. Ao todo, entre os homidalei e criminosos, são cerca de 300 pessoas que durante 10 dias estarão envolvidos na muvuca.


São números grandes e que reforçam a importância de uma ação jamais realizada antes na Santa & Bela. Dos bandidaços do PGC denunciados pelos atentados, 75 tão presos, seis foragidos, um morreu ...

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

OU

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


São números grandes e que reforçam a importância de uma ação jamais realizada antes na Santa & Bela. Dos bandidaços do PGC denunciados pelos atentados, 75 tão presos, seis foragidos, um morreu e 17 tão respondendo a bronca em liberdade. Dos presos, 53 vão pessoalmente ter um trelelê com representantes da dona justa e do Ministério Público, informou o promotor Flávio Duarte de Souza, que atua na Vara Criminal do fórum de Blumenau. Outros 22 - que são os líderes do bando e que tão trancafiados na penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte - também vão ser ouvidos, mas participarão da audiência por sistema de videoconferência.



O comando da polícia Militar tem um número diferente do divulgado pelo Ministério Público. Seriam 57 presos que irão participar da audiência na Canhanduba e não 53.

Todos os membros do PGC tão denunciados por associação ao tráfico de drogas e formação de quadrilha no processo que corre pelo fórum de Blumenau. Isso sem falar das acusações de incêndios, danos e tiros contra postos policiais ocorridos durante os três atentados fomentados pela facção. As investigações correm em processos distintos nas cidades onde rolaram os crimes.


O processo em que os bandidos começam a ser ouvidos hoje corre em segredo de justiça. Por isso, o acesso à sala de audiência é limitado aos réus, integrantes do MP, advogados dos criminosos e servidores da Justiça, além dos policiais e agentes que fazem a segurança.

O complexo Penitenciário da Canhanduba foi escolhido porque as otoridades temiam uma reação do PGC.


Armamento pesado e atirador de elite

Pras audiências rolarem sem surpresas, os órgãos de segurança ligados ao governo do estado montaram um verdadeiro esquema de guerra. Por isso, circular hoje pelo bairro Canhanduba, onde está instalado o complexo penitenciário, não vai ser nada fácil pra quem não é morador. Pelo menos é isso que diz o coronel Atair Derner Filho, comandante da 3ª região e que trampou na organização de todo o esquema de segurança.

O coronel revelou que parte dos policiais mobilizados vão tá distribuídos pelo bairro. Além das barreiras e controles de entrada e de saída da comunidade, PMs à paisana ainda vão se misturar aos moradores. Os militares também estarão em massa na parte de dentro do presídio. Alguns estarão portando armamento pesado, como fuzis, escopetas e granadas.

O helicóptero da PM também vai sobrevoar a área. Entre a tripulação do avião de rosca estará um atirador de elite.

Não há indícios de que PGC irá atacar


Embora antecipe que acontecerão barreiras nos acessos próximos ao complexo, o coronel Atair Derner promete que vai fazer o máximo pra não atrapalhar a vida dos moradores. O estrelado também revelou que, até agora, não há indícios de que o PGC queira fazer um enfrentamento com a polícia. “Desde que recebemos a confirmação de que o julgamento vinha pra Canhanduba, os serviços de inteligência tanto da polícia Militar quanto da Civil já começaram a trabalhar nas cidades da região colhendo informações sobre uma possível mobilização do PGC. Não existe informação nenhuma de que eles possam tentar qualquer ataque”, declarou o chefão da PM desta parte do litoral catarina.

Quem tem parente preso na Canhanduba pode ficar tranquilo. Pelo que informou o coronel Derner, o presídio e a penitenciária continuarão trampando normalmente. “O que recebemos do Deap, que é quem manda lá dentro, é a informação de que a rotina vai seguir a mesma, independentemente do julgamento. Visitas já agendadas serão mantidas, e o cotidiano dos presos não vai sofrer nenhuma alteração”, afirmou.

Audiências vão começar de manhã e rolarão até começo da noite

O promotor Flávio Duarte de Souza, de Blumenau, que ao lado do promotor José Renato Côrte, de Timbó, vai atuar na audiência, informou que os trampos começam hoje ao meio-dia e vão ser tocados até às 19h. Nos outros dias, iniciam às 9h da matina e seguem até às 19h. Paradas pro almoço estão previstas, mas o promotor comentou que é difícil precisar o horário, já que alguns conversês com a bandidagem podem levar um pouco mais de tempo. “Tudo vai depender das audiências do dia”, ponderou. Ao todo, 57 advogados farão a defesa dos bandidos.

O dotô Flávio não revelou se os promotores e a juíza Jussara Wandscheer, da 3ª vara Criminal de Blumenau e que vai presidir os interrogatórios, bem como os servidores da justiça, vão dormir em Itajaí ou retornarão todo santo dia pra Blumenau ou Timbó. Mas fez questão de dizer que a juíza e os promotores vão estar com escolta. “Não tem como eu falar de nenhum esquema de segurança e nem se vamos ou não ficar no local. Certo é que, pela importância do julgamento, todos estamos com segurança. Além disso, a tropa de choque permanecerá todas as noites dentro da prisão”, avisou.


Oficialmente, as autoridades não informaram se todos os presos que serão ouvidos durante as audiências estão no presídio. Ontem, foram levados pra Canhanduba os últimos presos. Os bandidões ficarão em celas de seis camas cada, como se fossem internos. Cerca de 70 homens do batalhão do Choque da PM vão ser babás dos criminosos lá dentro.

A decisão da juíza Jussara Wandscheer será dada depois, em gabinete, e não há data prevista pro canetaço. “O processo segue para alegações finais e depois, a partir de nova manifestação do Ministério Público, o juiz dará a sentença”, explicou o promotor Flávio.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.215.186.30

Últimas notícias

PENHA

Moradores fazem abaixo-assinado pedindo obra de drenagem

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Empresário Renato Cruz se anuncia pré-candidato a prefeito pelo MDB

ELEIÇÕES 2024

Achutti ataca: “Renato Cruz é menino mimado e mentiroso! Ele que vá cuidar de futebol, de política e de partido cuido eu”

De novo

Depois de confirmar a festa do peixe, Itajaí cancela o evento em 2024

Desabastecimento

Supermercados de SC desmentem risco de falta de comida por tragédia no RS

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Empresário Renato Cruz se anuncia pré-candidato a prefeito pelo MDB

NEPOTISMO CRUZADO

Justiça manda prefeitura exonerar comissionados que sejam parentes de agentes públicos

Futebol

Brusque encara o Atlético-GO pela Copa do Brasil

Novidade

Vasco contrata o técnico português Álvaro Pacheco

Lembra dele?

Goleiro Zé Carlos está de volta ao Camboriú



Colunistas

JotaCê

Visita dos vereadores

Coluna Esplanada

Melaço judicial

Ideal Mente

O desamparo da infidelidade

Via Streaming

Poder preto

Show de Bola

Trocas de treinadores

Direito na mão

Recebeu auxílio-doença ou auxílio-acidente? Veja como se aposentar agora!

Coluna Exitus na Política

Um passeio nas cavernas

Na Rede

Morte de produtor, garotinho com orgulho do pai na enchente e mais: confira os destaques do DIARINHO

Artigos

O combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes é um compromisso coletivo

Jackie Rosa

Niver da Chris

Mundo Corporativo

A importância do equilíbrio da autoestima no mundo organizacional

Gente & Notícia

Níver da Margot

Coluna do Ton

Chegando de Mendoza

Histórias que eu conto

Armação da infância II

Foto do Dia

“O mar, quando quebra na praia”

Coluna Existir e Resistir

Designação geral sobre o fim do mundo

Coluna Fato&Comentário

Anuário de Itajaí - 100 anos da 1ª edição

Empreender

Balneário Camboriú atrai cada vez mais clientes do eixo sudeste



TV DIARINHO


Prefeitura de Itajaí cancela a festa do peixe. Será o segundo ano consecutivo sem a festa tradicional ...



Podcast

Prefeitura de Itajaí cancela a festa do peixe

Publicado 21/05/2024 20:04



Especiais

NÚMEROS

No Brasil, 3 a cada 4 vivem em cidades com mais risco de desastres por chuvas

DADOS

Exportação de armas de fogo dobrou durante os anos Bolsonaro, revela levantamento inédito

NA ESTRADA

BC oferece rolês gastronômicos, culturais, de compras e lazer

RIO GRANDE DO SUL

São Leopoldo: a cidade gaúcha onde quase todos perderam o lar

RIO GRANDE DO SUL

Governo Eduardo Leite não colocou em prática estudos contra desastres pagos pelo estado



Blogs

Blog do JC

Gosto amargo...

A bordo do esporte

Ícone do esporte mundial, Lars Grael destaca importância da língua inglesa para carreiras de sucesso

Blog da Jackie

Tá na mão!!!

Blog da Ale Francoise

A pílula da felicidade

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Vilfredo e Heloísa Schurmann

"Nós reciclamos só 6% no Brasil. Na Europa já é 50%. A própria China já está com 35% de reciclagem” (Vilfredo)

João Paulo

"Essa turma que diz defender a família ajudou a destruir a boa convivência em muitas famílias. Na defesa de um modelo único, excludente"

Entrevistão Peeter Grando

“Balneário Camboriú não precisa de ruptura, mas de uma continuidade”

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação