Matérias | Especial


Itajaí

Itajaí engatinha na organização

City precisa dar muitas garibadas nos locais de competição, como na pista de atletismo, que mais parece piscina

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]


Por Henrique Risse


henrique@diarinho.com.br

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

OU

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


henrique@diarinho.com.br



Fotos: Felipe Schürmann

Desde 2012, quando foi uma das paradas da Volvo Ocean Race - a famosa regata Volta ao Mundo -, Itajaí se tornou referência nacional pros esportes náuticos. Tanto que nos próximos dois anos a city tá pronta pra receber a Transat Jacques Vabre, a Volvo mais uma vez e outras tantas competição de nível internacional. Mas no ano que vem vai ser diferente. Em 2014, Itajaí será a capital catarina dos esportes.


Daqui a 431 dias, a city peixeira vai sediar a 54ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Embora ainda tenha muito tempo até a abertura, em 15 de novembro de 2014, a cidade já tá se preparando. Responsável por deixar tudo em ordem, o presidente da Fundação Municipal de Esportes de Itajaí (FMEL), Fabrício Marinho, levou a equipe de reportagem do DIARINHO pra visitar alguns dos 25 locais que vão receber jogos das 28 modalidades em disputa.

À exceção dos locais particulares - como o estádio Hercílio Luz e as quadras e piscinas do Itamirim Clube de Campo -, não tem nada totalmente pronto. Mas também não tem nada impossível, exceto o Complexo Esportivo do São Vicente, que ainda não saiu do papel e não ficará pronto até o ano que vem.


Dentro da realidade, destacam-se a pista municipal de atletismo – a melhor da Santa & Bela – e o Ginásio Gabriel Collares, que vai receber as partidas de handebol e as finais do futsal.

Muito trabalho

Apesar de ser considerada a melhor pista de atletismo de Santa Catarina e uma das melhores do Brasil, ao lado do Engenhão, no Rio de Janeiro, e Mangueirão, em Belém do Pará, ela tá cheia de problemas. E não vai ser nada barato deixar tudo pronto pro ano que vem. “A pista de atletismo é nosso maior problema. Vamos precisar gastar em torno de dois milhões de reais pra deixar tudo pronto. Só a pista vai custar de 800 a 900 mil”, destacou Fabrício Marinho

O grande problema da pista peixeira é quando chove. A curva que fica no lado aposto da arquibancada tá virada num buracão e qualquer aguinha alaga. “São problemas estruturais da pista, ela está cheia de veios d’água. A curva oposta cedeu e quando chove, alaga”, explicou Fabrício Marinho. Mas nem precisava. A reportagem esteve lá em uma semana chuvosa e comprovou: a pista mais parecia uma piscina.

Pra deixar tudo nos trinques, a ideia é tirar a pista emborrachada, nivelar tudo com concreto e depois recolar a pista no lugar. A dúvida é se isso tudo é possível. “Essa é uma das ideias que nós tivemos. O nosso medo é tirar a pista do lugar e não conseguir colar de volta. Já estamos estudando bem a área pra ver se isso é possível”, destacou Marinho, que foi além. “O que eu vou falar não é nenhum exagero: temos aqui a melhor pista de atletismo do Brasil. Não é à toa que toda competição de grande porte de Santa Catarina acontece aqui”, lascou Fabrício Marinho.


Os problemas, porém, vão além da pista. “No projeto inicial não estavam previstas as salas embaixo das arquibancadas. A arquibancada não tem cobertura e as fendas da estrutura acabaram virando enormes goteiras nas salas administrativas do atletismo.” A reformulação do local pro Jasc 2014 prevê a cobertura total da arquibancada.

CONFIRA OS LOCAIS

• Centreventos:

Centro de Imprensa


Ginástica Artística

Ginástica Rítmica

Judô

Caratê

Taekwondo

• Pista Municipal da Atletismo:

Atletismo

Ciclismo BMX

• Ginásio Ivo Silveira:

Vôlei

• Ginásio Colégio Salesiano e São José:

Basquete

• Ginásio Jucílio Fernandes:

Futsal

• Ginásio Gabriel João Collares:

Futsal

Handebol

• Ginásio Colégio Fayal:

Tênis de Mesa

• Sociedade Tiradentes:

Bolão 16 e 23

• Estádio Hercílio Luz, Almirante Barroso, Rio do Ouro, Ipiranga, Natalense, Dulcídio Costa:

Futebol

• Itamirim Clube de Campo:

Tênis

Natação

• ASPMI:

Punhobol

Xadrez

• Praia de Cabeçudas:

Triatlon

• Arena da Atalaia:

Vôlei de Praia

• Parque Náutico Cordeiros:

Remo

• Clube Caça e Tiro Blumenau:

Tiro

• Parque do Agricultor:

Ciclismo Cross-Country

• Rodovia:

Ciclismo Contra-relógio

Ginásios só precisam de garibadas

Localizado no bairro Cordeiros, em frente à praça poliesportiva, o Ginásio Professor Jucílio Fernandes cumpre um função social importantíssima pra city peixeira. Além de receber centenas de jovens diariamente pras mais variadas práticas esportivas, o ginásio é um dos vários lugares de Itajaí que recebem desabrigados nas épocas de alagamentos e enxurradas.

E foi justamente na última vez que o ginásio recebeu o pessoal prejudicado pela chuva que surgiu um dos problemas que precisam ser resolvidos: a falta de chuveiros. “O ginásio foi bem construído, mas tem alguns problemas estruturais que precisamos resolver. Temos todo o espaço pros vestiários, eles estão construídos, mas não tem nada dentro. Não há bancos, armários, nem chuveiros. Mas tudo vai estar no lugar no ano que vem”, promete Fabrício.

Pelo menos dentro da quadra os problemas são bem mais fáceis de serem resolvidos. Com tamanho oficial de 40m x 20m, o local vai receber jogos de fases preliminares do futsal. Pra tanto, a fundação já decidiu que vai cobrir a quadra, que hoje é de cimento, com taraflex, um piso emborrachado muito utilizado na Zoropa.

Os velhinhos

Dois ginásios velhos de guerra tão sendo garibados pros jogos abertos do ano que vem. Próximos aos 40 anos, Gabriel João Collares e Ivo Silveira tão defasados pros padrões atuais. “O problema dos ginásios de Itajaí é que eles são muito antigos. Eles não foram feitos pras exigências atuais, não têm estrutura pra isso. Além do que a manutenção é mais cara e mais complicada de se fazer”, disse Fabrício Marinho.

Mesmo com todos os problemas, o Ginásio Gabriel João Collares vai receber alguns dos jogos mais importantes dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Estão marcados pra lá, do ladinho da prefa, os jogos do handebol e as fases decisivas do futsal. Com o Ivo Silveira não é diferente. O ginásio que fica na Fazenda vai receber todos os jogos de vôlei.

Em termos de estrutura, pouca coisa poderá ser feita nos dois ginásios. No Gabriel Collares, no local onde atualmente fica o bar será construído um vestiário. Além disso, ambos os ginásios sofrerão algumas alterações nas entradas. “Não há muito o que fazer nestes dois ginásios. É pintar por dentro e por fora, arrumar as quadras e aperfeiçoar os vestiários”, comentou Fabrício Marinho.

Blumenau é exemplo

Neste ano, a sede do Jasc será Blumenau. Além de bons resultados esportivos, a delegação de Itajaí vai até a Terra dos Alemóns diolho no legado dos jogos abertos. “Em termos de estrutura podemos dizer que Blumenau está um passo a nossa frente. Eles têm o Complexo Esportivo do Sesi lá, que vai receber a maior parte das modalidades. Além da questão estrutural, vamos observar todos os aspectos dos jogos lá pra fazer ainda melhor aqui no ano que vem”, disse Fabrício Marinho.

Dentro das quadras, pistas e campos, a expectativa é a mesma dos últimos anos: brigar pelas primeiras posições. “Nós sabemos o quanto é complicado ficar com o primeiro lugar geral, mas vamos pra brigar pela segunda ou terceira posição. Mantivemos uma base muito forte do ano passado e trouxemos alguns reforços interessantes. O ciclismo, que sempre foi um desafio, vem este ano pra brigar por medalha. A bocha feminina também vem forte”, finalizou.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






35.173.48.18

Últimas notícias

Cadeirante é flagrado descendo a serra Dona Francisca  

PERIGO!  

Cadeirante é flagrado descendo a serra Dona Francisca  

Cantor de “Ela é Demais” sofre acidente em Santa Catarina

SUSTO

Cantor de “Ela é Demais” sofre acidente em Santa Catarina

Morre o advogado Arlei Flor, irmão de Aducci Corrêa 

ITAJAÍ

Morre o advogado Arlei Flor, irmão de Aducci Corrêa 

Marcílio Dias perde em casa para o Hercílio Luz

Copa SC

Marcílio Dias perde em casa para o Hercílio Luz

Denúncia: Homem de bike assedia meninas perto de escolas

CENTRO DE ITAJAÍ

Denúncia: Homem de bike assedia meninas perto de escolas

Mulher é presa com pistola furtada e maconha  

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Mulher é presa com pistola furtada e maconha  

Artistas paulistas fazem exposição de arte em BC  

ARTE E VINHO!

Artistas paulistas fazem exposição de arte em BC  

Estudante leva mata-leão de colega de classe

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Estudante leva mata-leão de colega de classe

Obras de pavimentação se arrastam desde junho no Tabuleiro

CAMBORIÚ

Obras de pavimentação se arrastam desde junho no Tabuleiro

Traineiras têm até esta quinta-feira para descarregar safra da sardinha 

FIM DA PESCARIA 

Traineiras têm até esta quinta-feira para descarregar safra da sardinha 



Colunistas

Depressão e preconceito: como combater a discriminação

Ideal Mente

Depressão e preconceito: como combater a discriminação

Lamaçal medonho

JotaCê

Lamaçal medonho

Charge do dia

Charge do Dia

Charge do dia

Olho no fundo!

Coluna Esplanada

Olho no fundo!

Aznar na Fiesc: “Não há polarização sem democracia”

Coluna Acontece SC

Aznar na Fiesc: “Não há polarização sem democracia”

Família Weg celebra a vida da matriarca

Gente & Notícia

Família Weg celebra a vida da matriarca

Empate amargo

Show de Bola

Empate amargo

Como usar o tempo rural, serviço militar  e guarda-mirim a seu favor

Direito na mão

Como usar o tempo rural, serviço militar e guarda-mirim a seu favor

Coluna Exitus na Política

Eleitor responsável

Destaques da semana: execução à luz do dia, Jair Renan com discurso de ódio e mais

Na Rede

Destaques da semana: execução à luz do dia, Jair Renan com discurso de ódio e mais

Noivas

Coluna do Ton

Noivas

O que representa o confisco de valores esquecidos?

Diário do Investidor

O que representa o confisco de valores esquecidos?

Foto do dia

Foto do Dia

Foto do dia

O outro lado do marketing nas organizações pouco falado

Mundo Corporativo

O outro lado do marketing nas organizações pouco falado

Professora Rosa de Lourdes: mestra emérita, distinta intelectual

Coluna Fato&Comentário

Professora Rosa de Lourdes: mestra emérita, distinta intelectual

Bom tempo em Gramado

Jackie Rosa

Bom tempo em Gramado

Morro da Cruz

Clique diário

Morro da Cruz

Peles que brilham

Coluna Existir e Resistir

Peles que brilham

Ciclo de estudos: dialogar para prevenir

Artigos

Ciclo de estudos: dialogar para prevenir



TV DIARINHO






Especiais

O que você mais gosta na sua escola?

Sob o olhar dos alunos

O que você mais gosta na sua escola?

Lista completa das escolas particulares

GUIA DAS ESCOLAS

Lista completa das escolas particulares

Ideb: escolas na busca por retomar níveis de aprendizagem da pré-pandemia

Qualidade de ensino

Ideb: escolas na busca por retomar níveis de aprendizagem da pré-pandemia

Plataformas digitais garantem rotina de estudos online no Colégio Integral

Foco da universidade

Plataformas digitais garantem rotina de estudos online no Colégio Integral

Colégio Uniavan transforma o ensino com metodologia inovadora

Balneário Camboriú Colégio Uniavan transforma o ensino com metodologia inovadora Iniciativa prepar

Colégio Uniavan transforma o ensino com metodologia inovadora



Blogs

Santa Catarina terá exposição inédita da Família Schurmann

Gente & Notícia

Santa Catarina terá exposição inédita da Família Schurmann

Detox capilar

Blog da Jackie

Detox capilar

Tradicional corrida em Vila Velha (ES) é dominada por quenianos

A bordo do esporte

Tradicional corrida em Vila Velha (ES) é dominada por quenianos

Uber da prefa?

Blog do JC

Uber da prefa?

A conexão com a inflamação e o envelhecimento!

Blog da Ale Francoise

A conexão com a inflamação e o envelhecimento!

Arquiteta Jordana Battisti, de Balneário Camboriú, apresenta o Café Bistrô Chá da Alice na CASACOR/SC - Itapema

Blog do Ton

Arquiteta Jordana Battisti, de Balneário Camboriú, apresenta o Café Bistrô Chá da Alice na CASACOR/SC - Itapema

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Sabatina com os candidatos a prefeito de Itajaí

ENTREVISTÃO ELEIÇÕES 2024

Sabatina com os candidatos a prefeito de Itajaí

Sabatina com os candidatos a prefeito de Balneário Camboriú

ENTREVISTÃO ELEIÇÕES 2024

Sabatina com os candidatos a prefeito de Balneário Camboriú

Entrevistão com os candidatos a prefeitura de Navegantes

ELEIÇÕES 2024

Entrevistão com os candidatos a prefeitura de Navegantes

Entrevistão com os quatro candidatos a prefeito de Penha

ELEIÇÕES 2024

Entrevistão com os quatro candidatos a prefeito de Penha



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação