O Observatório Social de Itajaí vai representar a city no encontro dos oésses da Santa & Bela, evento que rola em São José no começo da semana que vem (dias 23 e 24). O evento tem o objetivo de compartilhar experiências dos diversos observatórios que atuam no estado, incentivando o povão a ficar de olho na roubalheira que costuma comer solta quando se trata de dinheiro público.
A entidade peixeira foi fundada em 12 de janeiro de 2009 e atua, desde então, na fiscalização dos gastos públicos da prefa e autarquias municipais e também na promoção da transparência das contas ...
A entidade peixeira foi fundada em 12 de janeiro de 2009 e atua, desde então, na fiscalização dos gastos públicos da prefa e autarquias municipais e também na promoção da transparência das contas públicas. Todos que trampam na entidade são voluntários e se dedicam ao controle social e à educação para a cidadania.
O presidente do Observatório Social de Itajaí, Paulo Sabatke Filho, considera a entidade um espaço pra compartilhamento de informações. O que fazemos no nosso dia a dia é acompanhar as licitações públicas e a aplicação dos recursos do município, afirma o bagrão.
Portal da Transparência
Segundo Paulo, a participação em eventos como o que acontece em São José na semana que vem [e também no 5º Seminário Catarinense sobre Transparência Pública e Controle Social, que rola no dia 11 de outubro] é muito importante pra que as experiências positivas possam ser compartilhadas, principalmente no que diz respeito à divulgação dos gastos públicos através do Portal da Transparência. Segundo o mandachuva, em Itajaí a divulgação de informações ainda é muito parcial. Creio que o portal de Itajaí disponibilize hoje menos de 60% das informações. O resto tem que ir atrás, carca o presidente. Outro problema, segundo ele, é que as informações não são fáceis de ser compreendidas pelo povão, pois são dados muito técnicos. Dessa forma, as informações não são assim tão transparentes, alerta Paulo.
Em um comparativo com as cidades da região, todas apresentam o mesmo problema. Muitas informações não são encontradas e outras acabam sendo apresentadas de maneira embolada, dados muito técnicos, onde o cidadão comum não consegue compreender, ou tem muita dificuldade pra interpretar.
Reuniões
O Observatório Social de Itajaí se reúne na primeira quinta-feira de cada mês, na sede da entidade (rua Alberto Werner, 181, sala 2, pertinho da prefa). Nesse encontro, os mantenedores, membros das entidades parceiras e coordenadores trocam uma ideia, discutem o que foi fiscalizado e definem os próximos passos da entidade nos 30 dias seguintes.