Itajaí

Praça começa a ser construída no fim do mês

Vai ter auditório, pista de skate, área pra ginástica, cine teatro, balcão de empregos e biblioteca

Uma praça cheia dos guéri-guéri, com três mil metros quadrados, vai começar a ser construída até o final do mês no terreno onde funcionava a Rádio Clube, às margens da avenida Adolfo Konder, no bairro São Vicente, em Itajaí. A Igesa Engenharia venceu a licitação em junho e vai abocanhar R$ 2,8 milhões pra erguer a praça. A grana vem do governo federal, já que a praça, chamada oficialmente de centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) é um projeto dos ministérios da Cultura, Esportes, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Justiça e ministério do Trabalho e Emprego.

Continua depois da publicidade

De acordo com a coordenadora geral do projeto e funcionária da secretaria de Planejamento da city peixeira, Andréia Dalla Costa Bernardi, a peãozada deve começar o trampo até o final de setembro ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

De acordo com a coordenadora geral do projeto e funcionária da secretaria de Planejamento da city peixeira, Andréia Dalla Costa Bernardi, a peãozada deve começar o trampo até o final de setembro e finalizar num prazo de seis meses. “A Caixa Econômica já analisou o processo licitatório. A expectativa é finalizar em seis meses, mas pode ocorrer atraso em virtude do tempo, mas no máximo em oito meses a obra estará concluída”, garante.

Continua depois da publicidade

O projeto é grandioso: a praça vai ter um centro de Referência e Assistência Social (Cras), salas de múltiplo uso, como balcão de emprego, biblioteca, telecentro, cine teatro, uma quadra poliesportiva, pista de skate, de caminhada, equipamentos de ginástica e até um auditório. Segundo o coordenador da secretaria de Desenvolvimento Social, Júlio da Silva, o São Viça foi escolhido por ser um dos bairros mais populosos e carentes de espaços públicos de lazer, cultura e esporte.

Nesta quinta-feira, às 19h, vai rolar uma reunião no salão paroquial da igreja São Vicente de Paulo, na Estefano José Vanolli, pra apresentar o projeto pro povo e começar a garimpar pessoas que queiram participar da administração do espaço. “Essa é uma determinação dos ministérios. Vamos capacitar pessoas da própria comunidade pra gerir a praça, junto com representantes do poder público municipal”, explica Julio.

Continua depois da publicidade

Especialista teme politização

O cientista político Marcus Polette acha a iniciativa super bacana, mas diz que o povo precisa participar efetivamente e cuidar pra que não role politização. Trocando em miúdos, o profe teme que o grupo gestor do local fique recheado de gente envolvida em partido político e que o povão mesmo fique de fora das decisões sobre o uso do espaço.

“O interessante é fazer com que a sociedade participe, pra alcançar a plena cidadania na tomada de decisões”, explica. Segundo Polette, o grupo gestor também precisa ser bem capacitado e avaliado pra evitar que vire bagunça.

Ele curtiu a novidade porque diz que praça é um local de convívio cada vez mais raro na região. “Um dos grandes problemas que vejo em Itajaí e nas cidades do entorno é justamente a falta de praças e parques públicos. As áreas públicas têm sido privatizadas, um exemplo bem concreto disso é o que aconteceu ali na região do Xande e da Havan, no bairro Fazenda”, dispara.

Terreno vai abrigar mais coisas

Além da praça empombada, o terrenão de 60 mil m² também vai abrigar a sede do Ministério Público Federal (MPF). Conforme o DIARINHO adiantou no dia 7 de setembro, 3 mil m² do terreno vão ser cedidos pela prefa, que ganhou do MPF o terreno na esquina da rua 15 de Novembro com a avenida Joca Brandão. É nesse pedaço de chão cravado no centro peixeiro que vai ser erguido o centro de radioterapia do hospital Marieta Konder Bornhausen.

As negociações da prefa com o MPF rolam desde o início deste ano e a doação foi aceita mediante uma contrapartida do município: ceder um espaço pro órgão construir a sede própria na city. A vice-prefeita Dalva Maria Rhenius (PSD) revela que o repasse do terreno tá em fase final e logo poderá ser dado início ao trâmite de construção do centro de radioterapia.

Continua depois da publicidade




Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.44

TV DIARINHO


🇮🇹🍕 BALNEÁRIO FEZ HISTÓRIA! Com 61 metros de Margherita, BC superou São Paulo e agora tem a maior pizza ...





Especiais

Taxação de super ricos: por que a conta não fecha, com Eliane Barbosa

Taxação de super ricos

Taxação de super ricos: por que a conta não fecha, com Eliane Barbosa

Tudo nas bets é pensado para viciar, alerta psicólogo Altay de Souza

VÍCIO EM APOSTAS

Tudo nas bets é pensado para viciar, alerta psicólogo Altay de Souza

Corte Interamericana reconhece direito a clima saudável e estabelece obrigações aos países

DIREITOS HUMANOS

Corte Interamericana reconhece direito a clima saudável e estabelece obrigações aos países

Expulsos por hidrelétrica em Goiás, quilombolas lutam há duas décadas por reparação

LUTA POR DIREITOS

Expulsos por hidrelétrica em Goiás, quilombolas lutam há duas décadas por reparação

Vítimas relatam abusos por lideranças de terreiro de candomblé em Belo Horizonte (MG)

ABUSOS EM TERREIRO

Vítimas relatam abusos por lideranças de terreiro de candomblé em Belo Horizonte (MG)



Blogs

Perseguição política

Blog do JC

Perseguição política



Diz aí

Maurício Boabaid estará ao vivo no “Diz aí!”

QUARTA-FEIRA

Maurício Boabaid estará ao vivo no “Diz aí!”

"Eu ouço todo mundo, mas quem toma a decisão final sou eu

Diz aí, Robison Coelho!

"Eu ouço todo mundo, mas quem toma a decisão final sou eu

Prefeito Robison Coelho será entrevistado ao vivo pelo DIARINHO

Diz aí

Prefeito Robison Coelho será entrevistado ao vivo pelo DIARINHO

"Se eu não conseguir reverter, eu não quero nunca mais saber de política"

Diz aí, Alexandre Xepa!

"Se eu não conseguir reverter, eu não quero nunca mais saber de política"

Prefeito de Itapema participa do “Diz aí!” e do "Desembucha"

AO VIVO

Prefeito de Itapema participa do “Diz aí!” e do "Desembucha"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.