O ritual anual dedicado à Virgem do Rosário dos Pretos será tema de uma exposição no museu Histórico de Itajaí. A mostra é resultado de uma parceria entre a prefa peixeira e o instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e integra o programa Primavera nos Museus, organizado anualmente pelo Ibram. A abertura da exposição rola hoje às 20h30. A visitação rola até 27 de setembro e a entrada é digratis.
Continua depois da publicidade
O foco da mostra são os elementos que compõem o ritual à Virgem, como a coroa do rei e da rainha, as faixas e a santa. Além dos objetos que identificam a prática, rola também uma descrição histórica ...
O foco da mostra são os elementos que compõem o ritual à Virgem, como a coroa do rei e da rainha, as faixas e a santa. Além dos objetos que identificam a prática, rola também uma descrição histórica da cultura. Pontualmente, vamos trazer uma referência histórica do surgimento desse culto, explica Agê Pinheiro, diretor do museu peixeiro.
Continua depois da publicidade
O culto à Virgem do Rosário dos Pretos é celebrado anualmente no Brasil. Rola há mais de 150 anos em Penha, mas é relativamente recente em Itajaí, onde acontece há 21 anos. Segundo Agê, a prática foi trazida à city peixeira em 1992 por um casal de irmãos que temia pela extinção do ritual.
Durante os cultos, os participantes resgatam a organização familiar que vem da herança tribal africana. A festa traz uma série de personagens que fazem referência a essa agregação familiar, explica. A adoração à Virgem é celebrada anualmente em 20 de novembro em Itajaí. Esse ano, porém, vai rolar em dezembro.
Continua depois da publicidade