Não estranhe se a partir de domingo à noite você vir uma baita carreta da empresa de Tubos e Conexões Tigre estacionada no Centreventos do parque da Marejada, no finalzinho da Beira-rio, em Itajaí. O bruto, apelidado de Tigrão, é na verdade uma sala de aula ambulante. A partir de segunda-feira ele já começará uma capacitação para trabalhadores na área da hidráulica, informou Sônia Machado, superintendente da fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (Feapi).
Se você é encanador, peão de qualquer outra área da construção civil, estudante de engenharia ou arquitetura, trabalhador biqueiro, tem uma empreiteirazinha e quer capacitar um funcionário, vendedor ...
Se você é encanador, peão de qualquer outra área da construção civil, estudante de engenharia ou arquitetura, trabalhador biqueiro, tem uma empreiteirazinha e quer capacitar um funcionário, vendedor de loja de materiais de construção ou simplesmente tá a fim de aprender uma nova profissão, então lá vai: ainda tem vaga pro curso que vai ser dado pelos profissionais da Tigre na carretona. Ah! E é digrátis, tá!?
Serão ao todo duas turmas, diz a chefona da Feapi. Uma vai estudar à tarde. Outra à noite. As inscrições para o noturno já estão preenchidas, mas ainda temos vaga pra turma vespertina, avisa Sônia Machado. Até ontem, perto do meio-dia, ainda tinha umas 30 vaguitas. Ao todo, serão 90 trabalhadores capacitados 45 em cada turno de aula no Tigrão.
A inscrição é feita na sede da Feapi, que agora fica na rua Camboriú número 509, no centro. Tem que pintar lá entre 8h da matina e meio-dia e das 14h às 21h. Basta saber ler e escrever e ter mais de 16 anos que já pode se encaixar na escolinha.
Objetivo é capacitar mão de obra pro mercado
É claro que a Tigre, a maior empresa de tubos e conexões hidráulicas da América Latina, quer fazer propaganda ao disponibilizar o Tigrão pras prefeituras. Mas não é só isso. O objetivo é ajudar na formação e capacitação de mão de obra pro mercado, que anda em falta.
O nome do curso é Aperfeiçoamento em Instalações Hidráulicas Prediais. Quem prestar atenção nas aulas sai de lá com um canudo debaixo do braço e peco pra fazer instalações de encanamentos pra água fria, água quente, esgoto, águas pluviais e drenagem, tanto pra casas quanto pra prédios.
Os alunos vão conhecer os equipamentos e produtos inclusive as novidade do mercado - e saber como fazer a manutenção e até reformas hidráulicas.
As aulas vão durar menos de uma semana. Começa já na segunda-feira e vai até quinta, informa Sônia. O pessoal da tarde vai estar das 14h às 18h. A turma da noite das 19h às 22h.
Desde 1967, a catarinense Tigre, que nasceu em Joinville, investe na capacitação de trabalhadores. Tem até escola técnica na Terra das Bailarinas. Pelas escolas e cursos da empresa passam por ano cerca de 129 mil pessoas.