Enquanto do lado de dentro a vegetação está sendo cortada, a vista do lado de fora do antigo bota-fora ao lado do Centreventos, onde será construída a marina itajaiense, é da mais pura natureza. O problema é que a vegetação é de mentirinha. As árvores impressas nos tapumes impressionam pela contradição, pois atrás da barreira que demarca as obras está sendo feito o corte da vegetação e o depósito do material da dragagem do saco da Fazenda.
Segundo o superintendente do porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos Júnior, os tapumes com a vegetação impressa foram colocados para deixar uma aparência mais agradável ao local. Para não ficar ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
Segundo o superintendente do porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos Júnior, os tapumes com a vegetação impressa foram colocados para deixar uma aparência mais agradável ao local. Para não ficar um adesivo branco ou madeiras velhas, que poderiam ser pichadas, colocamos esse tipo de tapume para ficar no capricho, defende. De acordo com o superintendente, as obras da marina ainda não foram iniciadas e os tapumes foram utilizados apenas para demarcar o local onde ela será construída.
No local da obra, uma vegetação típica de áreas alagadas se formou ao longo dos anos, mas a fundação do Meio Ambiente da Santa & Bela (Fatma) disse que não se tratava de um mangue. Por isso, deu a licença pro corte das arvorezinhas. Depois de limpo, o local será aterrado para construção da administração, estacionamento e lojinhas comerciais da marina. Executada pelo grupo Engepasa e Gabriel Lemos ME, a obra está orçada em R$ 38 milhões e vai ter capacidade para 844 barcos.
Um píer provisório ficará pronto em novembro para atracação de até 40 barcos. Ele será usado para chegada da regata francesa Transat Jacques Vabre, que estará em Itajaí durante a festoca Aventuras pelos Mares do Mundo, neste ano substituindo a festa portuguesa e do pescado, a Marejada.