Com a realização da copa do Mundo no Brasil, a CBF puxou pro dia 11 de janeiro o início dos campeonatos estaduais e ainda diminui de 23 pra 21 as datas disponíveis. A proximidade com o fim da temporada atual (33 dias depois do fim do Brasileirão e 21 dias depois da final do Mundial de Clubes) revoltou a boleirada e fez nascer o movimento Bom Senso FC. Alguns estaduais como o do Rio e do vizinho Rio Grande do Sul já mudaram suas fórmulas e vão começar só no dia 19. E a tendência é que boa parte do Brasil faça o mesmo. Mas a Santa & Bela pode ir na contramão disso tudo.
A federação Catarinense de Futebol (FCF) estuda fazer o Catarinão de 2014 entre os dias 11 de janeiro e 13 de abril e ao invés de usar as 21 datas disponibilizadas pela CBF, a entidade ainda quer ...
A federação Catarinense de Futebol (FCF) estuda fazer o Catarinão de 2014 entre os dias 11 de janeiro e 13 de abril e ao invés de usar as 21 datas disponibilizadas pela CBF, a entidade ainda quer aumentar pra 23 (este ano o Catarinense teve 22). A proposta vai ser apresentada no conselho técnico de hoje, que define as datas e a fórmula de disputa. Todos os 10 clubes e a FCF se reúnem a partir das 17h na sede da federação, na Maravilha do Atlântico. Nos outros anos o conselho técnico da FCF funcionou da seguinte forma: o departamento de competições apresenta um modelo, já com datas e regulamento pronto, os clubes discutem e aprovam. Mas este ano a coisa deve ser diferente.
Associação quer campeonato mais curto
Do outro lado da discussão, a associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCClubes), que fez várias reuniões ao longo do ano visando aperfeiçoar a fórmula e o calendário do estadual de 2014, já tem as suas propostas. Uma dessas propostas tenta reduzir o número de rodadas do Catarinão pra 20. Seria assim: todos jogando contra todos, em turno e returno, saindo os campeões de cada turno pra finais. A redução do número de rodadas leva em consideração o calendário da CBF, que marcou pra 19 de abril o início do campeonato Brasileiro.
O início do Estadual também poderá ser definido no Conselho. E os clubes já externaram que querem um tempo maior de pré-temporada pros atletas, visando à redução de lesões ao longo do ano. Com as 20 rodadas, é possível começar o Catarinão até em 2 de fevereiro, mantendo jogos toda quarta e domingo.
Vistoria nos estádios
Este ano, o campeonato Catarinense viu uma novela com a entrega dos laudos de vistorias pra liberação dos estádio. Jogos adiados, partidas com portões fechados e confronto sendo cancelado em cima da hora. Pra evitar isso, a SCClubes se antecipou e contratou o engenheiro Renê da Silva. Ele tem feito visitas pra vistoriar os estádios, ver se tudo está em ordem e solicitar as correções necessárias.
Dos 10 estádios onde serão disputadas as partidas da Primeira Divisão de 2014, cinco já foram vistoriados: Gigantão das Avenidas (Marcílio Dias), João Marcatto (Juventus de Jaraguá), Orlando Scarpelli (Figueirense), Ressacada (Avaí) e Sesi (Metropolitano). Já estão agendados pra visita a Arena Condá (Chapecoense - dia 7/10), Heriberto Hülse (Criciúma - 16/10) e Arena Bolshoi, ops, Joinville (21/10). Ainda falta marcar a visita pra Atlético de Ibirama e Brusque.