A elite júnior do surfe mundial vai pintar aqui no final do mês. Em entrevista coletiva concedida ontem, em Florianópolis, a turma da associação de Surfistas Profissionais (ASP) oficializou a realização do Devassa Apresenta HD World Junior Championship 2013, de 27 de outubro a 5 de novembro, na praia da Joaquina. O evento vai marcar a volta de um mundial da ASP pra Floripa. A última foi em 2004, quando sediou a etapa brasileira do WCT em Santa Catarina, antes da mudança para Imbituba.
Continua depois da publicidade
Desta vez, são os futuros campeões do WCT e do WQS que vão estar na Joaca, pra primeira decisão dos títulos mundiais masculino e feminino na categoria para surfistas com até 21 anos de idade no ...
Desta vez, são os futuros campeões do WCT e do WQS que vão estar na Joaca, pra primeira decisão dos títulos mundiais masculino e feminino na categoria para surfistas com até 21 anos de idade no Brasil. Dezesseis países estarão representados na disputa pelos canecos de campeões mundiais na capital catarinense. O HD World Junior Championship 2013 vai distribuir uma premiação total de 130 mil dólares nas duas categorias.
Continua depois da publicidade
A Santa & Bela sempre foi um palco tradicional de etapas do Circuito Mundial, mas ficou de fora do calendário no ano passado. O último evento aconteceu em 2011 na praia da Vila, em Imbituba, com Gabriel Medina vencendo o SuperSurf Prime, que foi decisivo na sua classificação para a elite do WCT.
Dois brasileiros que atualmente fazem parte do seleto grupo dos top-34 do WCT são fortes candidatos ao título mundial em Florianópolis: Filipe Toledo e Gabriel Medina, assim como o catarinense Luan Wood, que é o atual campeão sul-americano Pro Junior da ASP South America e vai competir em casa na praia da Joaquina. Toledo e Medina estão na França, disputando mais uma etapa da ASP World Tour. Eles são os únicos brazucas que seguem vivos no torneio.
Continua depois da publicidade
Além das duas feras da elite mundial, o Brasil tem outros cinco surfistas já confirmados no evento. Entre eles tá Matheus Navarro, do Balneário Camboriú, que foi convidado pela federação Catarinense de Surfe (Fecasurf).