Itajaí

Vermelhinhos peixeiros se dividem na disputa

Eleições petistas rolam em novembro e dois grupos se dividem no cabo de guerra; em meio à brigaceira, Nikolas Reis cai fora da sigla

Os vermelhinhos estão em pé de guerra na city peixeira. Jean Sestrem e Arnaldo Francisco Silva disputam a presidência do Partido dos Trabalhadores (PT) em um racha que rola entre dois grupos. De um lado, o clã Morastoni e seus simpatizantes. Do outro, a velha guarda do PT orquestrada pelo atual presidente Davi Coelho. O racha começou no início deste ano, quando o diretório municipal formou uma comissão de ética que acabou carcando um gancho de três meses no vereador Thiago Morastoni por criticar publicamente o atual presidente [declarações que foram publicadas com exclusividade pelo DIARINHO na coluna do JC, no dia 14 de março].

Com cerca de 900 filiados em Itajaí, a militância do partido tá sofrendo pra conseguir motivar os filiados, em função da brigaceira interna e das consecutivas derrotas nas últimas eleições municipais ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Com cerca de 900 filiados em Itajaí, a militância do partido tá sofrendo pra conseguir motivar os filiados, em função da brigaceira interna e das consecutivas derrotas nas últimas eleições municipais, o que se reflete na falta de participação dos companheiros e companheiras nas reuniões marcadas pela executiva, que ultimamente contam com meia dúzia de gatos pingados.

Continua depois da publicidade

O Partido dos Trabalhadores, conforme reza a cartilha, realiza eleições diretas para formar as executivas municipais, estaduais e nacional no dia 10 de novembro. Na disputa da executiva da Santa & Bela, estão na peleja o ex-deputado federal Cláudio Vignatti, o prefeito de Brusque Paulo Eccel, Renê Munaro, Francisco Lessa e Luciano Boico. Vignatti e Eccel são os nomes mais cotados e contam com os principais apoios para a corrida petista.

Faltando um mês pra disputa, briga promete esquentar

A troca de farpas entre os dois grupos é cada vez mais constante e promete ganhar ainda mais fôlego nas próximas semanas, com críticas muito duras de ambas as partes.

O vereador Thiago Morastoni (PT) considera que o grupo de Davi Coelho defende um partido mais fechado, aos moldes do início do partido. “Nós queremos um partido atual, dos novos tempos, que ouça as vozes das ruas e se aproxime dos movimentos sociais que foram a base do PT e hoje estão afastados”, afirma o filho do deputado.

Thiago nega que tenha sido pivô de um racha entre os petistas peixeiros quando abriu a boca contra o presidente peixeiro. Segundo ele, o partido sempre cresceu dentro das discussões internas e o episódio foi superado. “É um momento importante, dentro do PT, pra definirmos quais os rumos que queremos”, discursa o vereador.

Thiago aposta em cara nova pro PT peixeiro, mesmo tendo velhos nomes na composição da chapa.

Já o petista Gerd Klotz, bacharel em direito, considera que Arnaldo congrega e contempla todas as tendências internas do PT “que se unificam na defesa intransigente dos ideiais do partido”, afirma. O vermelhinho carca que o grupo de Morastoni quer transformar o PT de Itajaí numa “capitania hereditária, pra atender interesses pessoais e familiares”. Klotz questiona o discurso de renovação apresentado pela chapa de Jean. “Não acredito em novos caminhos ao lado de velhas raposas”, diz categórico.Em meio a toda essa discussão, a sigla perdeu mais um militante. Durante a semana, Nikolas Reis, ex-vereador e candidato a prefeito na última eleição, caiu fora sem maiores explicações. A reportagem tentou ouvi-lo mas, até o fechamento desta edição, o carinha não deu nenhum sinal de vida e ninguém sabe pra qual sigla ele vai pular.

Continua depois da publicidade

De um lado, o novo e o velho caminho

O deputado estadual e ex-prefeito Volnei Morastoni, juntamente como o filho, vereador Thiago Morastoni, e seu coleguinha Giovani Félix tão apoiando o nome de Jean Sestrem, chefe de gabinete do cacique petista na assembleia Legislativa. O grupo ainda conta com o aval do deputado federal Décio Lima, que anda dando seus pitacos na city.

Continua depois da publicidade

Sestrem, aos 39 anos, tá na linha de frente da chapa “Construindo um novo caminho para Itajaí”. O analista de sistemas é cria dos Morastoni e conta com 66 vermelhinhos em sua composição, tendo a paridade de homens e mulheres, com 20% de jovens abaixo dos 30 anos e os seis por cento de “cota étnica”, como prevê o estatuto do partido.

União é o papo de todas as frentes. O chefe de gabinete do Volnei diz que a proposta de sua chapa é discutir o crescimento e a unidade do partido na política da cidade. “Queremos uma reaproximação do partido com os movimentos sociais, melhorar a nossa comunicação interna e a formação política pra juventude, através de um diálogo maior com a sociedade”, discursa Sestrem.

A falta de diálogo com a sociedade é uma das principais críticas de Sestrem em relação à gestão de Coelho. “Nos últimos anos, o PT realizou apenas uma audiência pública e para discutir questões da Celesc, assunto que interessa diretamente o presidente que trabalha lá”, carca o adversário.

Continua depois da publicidade

Do outro, unidade e divisão do partido

Arnaldo Francisco Silva já tem 20 anos de partido e aposta na companheirada, tanto da velha como da jovem guarda, pra continuar o projeto da atual executiva, presidida por Davi Coelho, que lhe dá total apoio. Com seus 53 anos de idade e formado em administração de empresas, Arnaldo se distanciou do velho companheiro Volnei Morastoni, principalmente no episódio envolvendo o vereador Thiago Morastoni. “Essa divisão se deu por uma questão ideológica, onde o Thiago demonstrou falta de maturidade política pra representar o nosso partido, inclusive no legislativo”, carca o petista que tá na linha de frente da chapa “Unidade e Socialismo”.

Para Arnaldo, a regra é clara. O Partido dos Trabalhadores tem que representar a classe trabalhadora. “Não podemos deixar que o fisiologismo tome conta do nosso partido. Eles querem usar o partido como massa de manobra. Se você olhar, a chapa deles só é formada por familiares e agregados do Volnei. É uma oligarquia política”, alfineta o vermelhinho.

Quanto à desmotivação da companheirada do partido, Arnaldo considera que a culpa não é do atual presidente Davi Coelho, mas sim dos seus adversários que tão querendo tomar conta do partido. “Nós queremos manter as bases partidárias enquanto o outro grupo é elitizado, surge dentro de uma família centralizadora e não democrática”, alfineta.






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.173


TV DIARINHO


🛴🚨 CONFUSÃO NO TRÂNSITO | Bicicleta elétrica ou ciclomotor? Patinete ou autopropelido? Pra acabar com ...



Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Blogs

⚡️ Magnésio: o mineral que o corpo não vive sem

Espaço Saúde

⚡️ Magnésio: o mineral que o corpo não vive sem

Barco Brasil inicia a Globe 40

A bordo do esporte

Barco Brasil inicia a Globe 40

Importante

Blog do JC

Importante



Diz aí

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

Diz aí, João Rodrigues!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

AO VIVO

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

"A urna vai ser a presença"

Diz aí, JC!

"A urna vai ser a presença"

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

AO VIVO

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"

Diz aí, Jorge Gastaldi!

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.