Matérias | Geral


Itajaí

Vermelhinhos peixeiros se dividem na disputa

Eleições petistas rolam em novembro e dois grupos se dividem no cabo de guerra; em meio à brigaceira, Nikolas Reis cai fora da sigla

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]


Os vermelhinhos estão em pé de guerra na city peixeira. Jean Sestrem e Arnaldo Francisco Silva disputam a presidência do Partido dos Trabalhadores (PT) em um racha que rola entre dois grupos. De um lado, o clã Morastoni e seus simpatizantes. Do outro, a velha guarda do PT orquestrada pelo atual presidente Davi Coelho. O racha começou no início deste ano, quando o diretório municipal formou uma comissão de ética que acabou carcando um gancho de três meses no vereador Thiago Morastoni por criticar publicamente o atual presidente [declarações que foram publicadas com exclusividade pelo DIARINHO na coluna do JC, no dia 14 de março].


Com cerca de 900 filiados em Itajaí, a militância do partido tá sofrendo pra conseguir motivar os filiados, em função da brigaceira interna e das consecutivas derrotas nas últimas eleições municipais ...

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

OU

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


Com cerca de 900 filiados em Itajaí, a militância do partido tá sofrendo pra conseguir motivar os filiados, em função da brigaceira interna e das consecutivas derrotas nas últimas eleições municipais, o que se reflete na falta de participação dos companheiros e companheiras nas reuniões marcadas pela executiva, que ultimamente contam com meia dúzia de gatos pingados.



O Partido dos Trabalhadores, conforme reza a cartilha, realiza eleições diretas para formar as executivas municipais, estaduais e nacional no dia 10 de novembro. Na disputa da executiva da Santa & Bela, estão na peleja o ex-deputado federal Cláudio Vignatti, o prefeito de Brusque Paulo Eccel, Renê Munaro, Francisco Lessa e Luciano Boico. Vignatti e Eccel são os nomes mais cotados e contam com os principais apoios para a corrida petista.


Faltando um mês pra disputa, briga promete esquentar

A troca de farpas entre os dois grupos é cada vez mais constante e promete ganhar ainda mais fôlego nas próximas semanas, com críticas muito duras de ambas as partes.


O vereador Thiago Morastoni (PT) considera que o grupo de Davi Coelho defende um partido mais fechado, aos moldes do início do partido. “Nós queremos um partido atual, dos novos tempos, que ouça as vozes das ruas e se aproxime dos movimentos sociais que foram a base do PT e hoje estão afastados”, afirma o filho do deputado.

Thiago nega que tenha sido pivô de um racha entre os petistas peixeiros quando abriu a boca contra o presidente peixeiro. Segundo ele, o partido sempre cresceu dentro das discussões internas e o episódio foi superado. “É um momento importante, dentro do PT, pra definirmos quais os rumos que queremos”, discursa o vereador.

Thiago aposta em cara nova pro PT peixeiro, mesmo tendo velhos nomes na composição da chapa.

Já o petista Gerd Klotz, bacharel em direito, considera que Arnaldo congrega e contempla todas as tendências internas do PT “que se unificam na defesa intransigente dos ideiais do partido”, afirma. O vermelhinho carca que o grupo de Morastoni quer transformar o PT de Itajaí numa “capitania hereditária, pra atender interesses pessoais e familiares”. Klotz questiona o discurso de renovação apresentado pela chapa de Jean. “Não acredito em novos caminhos ao lado de velhas raposas”, diz categórico.Em meio a toda essa discussão, a sigla perdeu mais um militante. Durante a semana, Nikolas Reis, ex-vereador e candidato a prefeito na última eleição, caiu fora sem maiores explicações. A reportagem tentou ouvi-lo mas, até o fechamento desta edição, o carinha não deu nenhum sinal de vida e ninguém sabe pra qual sigla ele vai pular.


De um lado, o novo e o velho caminho

O deputado estadual e ex-prefeito Volnei Morastoni, juntamente como o filho, vereador Thiago Morastoni, e seu coleguinha Giovani Félix tão apoiando o nome de Jean Sestrem, chefe de gabinete do cacique petista na assembleia Legislativa. O grupo ainda conta com o aval do deputado federal Décio Lima, que anda dando seus pitacos na city.

Sestrem, aos 39 anos, tá na linha de frente da chapa “Construindo um novo caminho para Itajaí”. O analista de sistemas é cria dos Morastoni e conta com 66 vermelhinhos em sua composição, tendo a paridade de homens e mulheres, com 20% de jovens abaixo dos 30 anos e os seis por cento de “cota étnica”, como prevê o estatuto do partido.

União é o papo de todas as frentes. O chefe de gabinete do Volnei diz que a proposta de sua chapa é discutir o crescimento e a unidade do partido na política da cidade. “Queremos uma reaproximação do partido com os movimentos sociais, melhorar a nossa comunicação interna e a formação política pra juventude, através de um diálogo maior com a sociedade”, discursa Sestrem.

A falta de diálogo com a sociedade é uma das principais críticas de Sestrem em relação à gestão de Coelho. “Nos últimos anos, o PT realizou apenas uma audiência pública e para discutir questões da Celesc, assunto que interessa diretamente o presidente que trabalha lá”, carca o adversário.


Do outro, unidade e divisão do partido

Arnaldo Francisco Silva já tem 20 anos de partido e aposta na companheirada, tanto da velha como da jovem guarda, pra continuar o projeto da atual executiva, presidida por Davi Coelho, que lhe dá total apoio. Com seus 53 anos de idade e formado em administração de empresas, Arnaldo se distanciou do velho companheiro Volnei Morastoni, principalmente no episódio envolvendo o vereador Thiago Morastoni. “Essa divisão se deu por uma questão ideológica, onde o Thiago demonstrou falta de maturidade política pra representar o nosso partido, inclusive no legislativo”, carca o petista que tá na linha de frente da chapa “Unidade e Socialismo”.

Para Arnaldo, a regra é clara. O Partido dos Trabalhadores tem que representar a classe trabalhadora. “Não podemos deixar que o fisiologismo tome conta do nosso partido. Eles querem usar o partido como massa de manobra. Se você olhar, a chapa deles só é formada por familiares e agregados do Volnei. É uma oligarquia política”, alfineta o vermelhinho.

Quanto à desmotivação da companheirada do partido, Arnaldo considera que a culpa não é do atual presidente Davi Coelho, mas sim dos seus adversários que tão querendo tomar conta do partido. “Nós queremos manter as bases partidárias enquanto o outro grupo é elitizado, surge dentro de uma família centralizadora e não democrática”, alfineta.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






44.222.189.51

Últimas notícias

ECONOMIA

Programa de incentivo ao setor de eventos valerá até 2026

Olho no bolso 

Pedágio entre Santa Catarina e Paraná fica mais caro; confira os valores  

CAMBORIÚ

Trio é preso com quase 30 kg de maconha no bairro Santa Regina

SE LIGA!

Ruas do loteamento São Pedro terão sentido único

ITAJAÍ

Abastecimento é normalizado no bairro Fazenda após mais de 12h de manutenção 

JOGOS

Elenco por dinheiro: seu guia para o slot Big Bass Splash

ITAJAÍ

Noivo em surto destrói casa, moto e agride mulher 

SOLIDARIEDADE

Campeão de MMA perde as cordas vocais e precisa de ajuda

ITAJAÍ 

Corpo de homem encontrado no rio Itajaí-açu é de morador do Santa Regina

ALERTA

Itajaí, Ilhota e Porto Belo lideram ‘ranking’ de moradores vivendo em áreas de risco



Colunistas

JotaCê

Aniversariante visita o colunista

Coluna Esplanada

Verbas para o sul

Ideal Mente

*Que país é este?*

Direito na mão

Aposentadoria para PCD: entendendo as regras e benefícios para quem tem redução de capacidade para o trabalho

Show de Bola

Começou a Segundona

Coluna Exitus na Política

Viver de pedras, desejar esponjas

Na Rede

Acidente com ônibus escolares, expedição de surfistas para o RS e mais: se liga nos destaques do DIARINHO na internet 

Coluna do Ton

Vibes da Turquia

Mundo Corporativo

Líderes espiritualizados em tempos difíceis ainda é possível?

Histórias que eu conto

Armação da infância 3

Coluna Fato&Comentário

Associativismo comunitário em Itajaí: o começo

Via Streaming

Tudo pelo dinheiro

Artigos

O combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes é um compromisso coletivo

Jackie Rosa

Niver da Chris

Gente & Notícia

Níver da Margot

Foto do Dia

“O mar, quando quebra na praia”

Coluna Existir e Resistir

Designação geral sobre o fim do mundo



TV DIARINHO


O vídeo é impressionante, mas é falso. Não existe megaprojeto de prédio de 1200 metros de altura para ...



Podcast

Vídeo de megaprojeto de Elon Musk pra BC é falso

Publicado 28/05/2024 16:13



Especiais

ALERTA

Itajaí, Ilhota e Porto Belo lideram ‘ranking’ de moradores vivendo em áreas de risco

DENÚNCIA

Vendedores denunciam serem forçados a vender cartão do Itaú em esquema milionário

NA ESTRADA

Pôr do sol de tirar o fôlego é atração o ano inteiro na praia de Armação

RIO GRANDE DO SUL

A história de luta de um quilombo que resiste às enchentes em Porto Alegre

DADOS INÉDITOS

Em meio ao lixo das chuvas no Rio Grande do Sul, catadores não conseguem trabalhar



Blogs

A bordo do esporte

Vela oceânica: Barco Brasil disputa regata Ubatuba Ilhabela com convidados

Blog do JC

Pai Atanásio diz que governo ainda tem maioria

Blog da Jackie

Sasha Meneghel

Blog da Ale Francoise

A pílula da felicidade

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Marisa Zanoni Fernandes

"Balneário Camboriú não precisa de capitão, fantoches, seres iluminados, ungidos. Precisa de pessoas comprometidas com a democracia”

Vilfredo e Heloísa Schurmann

"Nós reciclamos só 6% no Brasil. Na Europa já é 50%. A própria China já está com 35% de reciclagem” (Vilfredo)

João Paulo

"Essa turma que diz defender a família ajudou a destruir a boa convivência em muitas famílias. Na defesa de um modelo único, excludente"

Entrevistão Peeter Grando

“Balneário Camboriú não precisa de ruptura, mas de uma continuidade”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação