Matérias | Geral


Itajaí

Itajaí aposta em base forte e atletas consagrados pra levar o título em Blu

Com delegação de 230 atletas, Itajaí vai pra Blumenau em busca do título geral dos jogos Abertos de Santa Catarina

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]


Por Henrique Risse


henrique@diarinho.com.br

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

OU

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


henrique@diarinho.com.br



De 20 a 30 de novembro, os olhos catarinenses se voltam para os jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). Ao todo, 4730 atletas de 81 municípios vão disputar a competição, que neste ano rola em Blumenau. Com 230 competidores em 34 modalidades, Itajaí aposta alto e sonha em transformar a Terra dos Alemóns na Terra da Peixarada.


Para ver o sonho concretizado, a city peixeira terá de desbancar fortes candidatos nesta edição. Os principais são Blumenau, que vai para a disputa em todas as modalidades, e Florianópolis, atual campeã. Para Fabrício Marinho, Superintendente da fundação Municipal de Esportes (FMEL) de Itajaí, os resultados recentes em outras edições do JASC e de outras competições credenciam a peixarada a brigar pelo título geral.

“Itajaí vai sim para brigar pelo título geral. Nossas equipes continuam com a força do ano passado, reforçadas até, sendo que reformulamos a equipe de ciclismo, que já deu resultado na OLESC e Joguinhos. Acredito que não vai ser diferente agora, no JASC. Além disso, estamos com uma forte equipe na bocha feminina”, disse Fabrício.


“Nossa meta é focada na pontuação, que é o que define o título geral. Portanto, precisamos para o nosso objetivo dos pontos do 4º, 5º e 6º lugares também. Claro que ganhar o maior número de medalhas e troféus é importante, mas nosso foco é a pontuação”, explicou o superintendente peixeiro. “Dificilmente uma modalidade nossa não vai pontuar. Só uma zebra muito grande para não ficarmos pelo menos entre os seisprimeiros em cada uma das modalidades”, acrescentou.

Um dos fatores que, de acordo com Marinho, pode ajudar os alemóns, é o número de reforços “contratados” para fazer bonito dentro de casa. “Blumenau contratou muito, disputará nove troféus a mais que Itajaí. Mas já estivemos reunidos com nossos técnicos, fazendo nossa primeira reunião técnica com vistas aos JASC e acreditamos que nas modalidades que confrontarmos com Blumenau, seremos melhores que eles. É isso que cobramos dos atletas. Temos reais chances de superá-los”, comentou.

Mesmo se tratando da atual campeã, ainda é muito cedo para definir se Florianópolis terá corrida pra superar cidades como Blumenau e Itajaí. No mesmo bolo da Capital Manezinha estão a Terra das Bailarinas e a Terra do Carvão. “Para superar Blumenau a fórmula é essa que expliquei anteriormente. Já Florianópolis é uma incógnita. Eles cortaram boa parte do investimento em esporte. Também é difícil saber se Joinville e Criciúma vão conseguir brigar pelos primeiros lugares”, analisou Fabrício Marinho.

Cidade sede de 2013, Blumenau é a recordista de modalidades, a disputar em 43. Na sequência vêm Floripa e Itajaí, com 34. Um pouco mais abaixo vem Joinville (33), Chapecó (32) e Criciúma (30).

Os favoritos


Por ser sede em 2014, Itajaí poderia levar alguns atletas mais jovens a Blumenau, justamente para chegarem mais maduros na próxima edição. Embora essa seja uma prática muito realizada mundo afora, inclusive nos Jogos Olímpicos, este não será o caso da city peixeira. “Nenhuma das nossas equipes vai a Blumenau para ganhar experiência, e sim para ganhar o título de sua modalidade e naipe [masculino e feminino]”, lascou o dirigente da peixarada.

Embora mostre confiança em todas as equipes que está mandando à Terra dos Alemóns, Fabrício Marinho aposta no tênis de mesa, tênis de campo, ginástica artística e triathlon como medalhas certas na competição. “Obviamente que umas têm uma missão menos dura que outras, mas acredito que o tênis de mesa nos dois naipes, tênis de campo masculino, ginástica artística masculina e triathlon devem fazer ouro. Mas mesmo assim, é muito difícil prever. Depende muito dos cruzamentos de chave, do momento da competição, do cansaço físico e mental. Tudo isso influencia no resultado final”, diz Marinho, para depois elogiar a equipe de apoio que a cidade vai levar ao JASC. “Uma coisa com certeza nós somos medalha de ouro: na estrutura que levamos para os jogos.”

Apontado como um dos favoritos por Fabrício Marinho, o tênis de campo masculino vai a Blumenau com os atletas da ADK Tennis, equipe de competição que treina no Itamirim Clube de Campo (ICC). Nomes como Rogério Dutra Silva, o Rogerinho, número 1 do Brasil, e Tiago Fernandes, campeão júnior do Aberto da Austrália, estão fora do Brasil e não vão representar a city. Em contra partida, o ex-tenista profissional Marcos Daniel, que hoje é um dos treinadores da equipe, vai ao JASC mais uma vez. Ao lado dele, estarão Bruno Sant’anna e João Menezes, este de apenas 16 anos.

Mesmo sem ter sido citado por Fabrício Marinho, o handebol masculino também entra na competição como uma das grandes forças da Santa & Bela. Itajaí vai entrar em quadra com a equipe da ADI/Slice/FMEL, que aposta na base da equipe juvenil, campeã brasileira da primeira divisão deste ano, pra superar alguns dos times mais fortes do país. Entre eles estão Criciúma e Blumenau. O grande rival mesmo é o time da Univali, que é peixeiro, mas depois de muitos anos representando Itapema virou a equipe de Balneário Camboriú. A equipe peixeira aposta na juventude de nomes como o ponta Rudolph Hackbarth e o pivô Gabriel Monteiro do Nascimento, que conquistaram o 9º lugar no campeonato mundial juvenil de handebol com a seleção brasileira.


Vêm de fora, mas também são peixeiros

Assim como a maioria das cidades, Itajaí também tem seus atletas contratados. Os mais fortes e mais conhecidos vêm do tênis de mesa: o brazuca Tiago Monteiro e a chinesa Yu Fu. Natural de Fortaleza, Monteiro é o grande nome da modalidade no Brasil desde Hugo Hoyama. Favorito na sua terceira participação nos jogos Abertos da Santa & Bela, Tiago Monteiro também tem no currículo diversas participações em jogos Pan-Americanos e nas Olimpíadas.

Mesmo não sendo peixeiros de nascimento, Fabrício Marinho garante que a dupla já tem a city peixeira no coração. “Todos os atletas de Itajaí são destaques, tanto os de fora quanto ou daqui. Mesmo os de fora lutam pela nossa cidade, pela identificação e ambiente que encontram, como se fossem peixeiros mesmo. Não dá pra negar a polêmica que geram o Tiago Monteiro e a chinesa Fu, ambos do tênis de mesa.”

A polêmica em torno dos atletas contratados não vem de hoje. Tem gente que acredita que o melhor seria evitar essas contratações para disputar o JASC, mas Fabrício Marinho não é dessa turma. Em entrevista ao DIARINHO no começo do mês de setembro, o superintendente da FMEL defendeu a contratação de reforços. “Acho que os jogos Abertos de Santa Catarina precisam passar por algumas mudanças, mas não acho que seja por aí. Impedir a contratação de atletas só faria diminuir o nível da nossa competição mais importante”, lascou.

Sorteio bom ou ruim?

Na tarde da última quinta-feira, otoridades e representantes das 81 cidades classificadas para a fase final do JASC estiveram na Terra dos Alemóns para o primeiro congresso técnico dos Jogos. Nele, a organização sorteou os grupos da primeira fase da competição. Em muitos desses grupos, Itajaí terá de encarar a grande rival Blumenau logo de cara.

“Quanto ao sorteio, acho que no geral foi bom. Inclusive, temos vários confrontos de chave com Blumenau. Se o nosso objetivo é ser campeão geral, quanto mais cruzarmos com eles e vencermos, melhor nos posicionamos. Assim como a lógica inversa pode ser perversa contra nós. Talvez a única chave que possa ser considerada como a da morte, é a do handebol masculino. Mas tenho confiança plena na nossa equipe, que é de alto gabarito”, disse Fabrício Marinho. No handebol, a macharada terá pela frente os favoritos Criciúma e Blumenau, além de Joaçaba e Chapecó.

Confira os Grupos e as datas dos jogos da 53ª edição do JASC

Basquete masculino (23/11 a 30/11)

Grupo A: Joinville, Concórdia, Lages, Balneário Camboriú, Içara

Grupo B: Brusque, São José, Videira, Blumenau, Chapecó

Basquete feminino (22/11 a 26/11)

Grupo A: Blumenau, Jaraguá do Sul, Rio do Sul, Florianópolis

Grupo B: Chapecó, Joinville, Itajaí, Xaxim

Bocha masculino 1ª Divisão (22/11 a 25/11)

Grupo A: Itajaí, São Ludgero, Quilombo, Luzerna, São Miguel do Oeste

Grupo B: Chapecó, Timbó, Orleans, Capinzal, Içara

Bocha feminina (24/11 a 27/11)

Grupo A: Criciúma, São Miguel do Oeste, Itajaí, Capinzal e Blumenau

Grupo B: Chapecó, Pomerode, Caçador, Faxinal dos Guedes e São Ludgero

Bolão 16 masculino (22/11 a 24/11)

Grupo A: Brusque, Chapecó, Caçador

Grupo B: Blumenau, Indaial, Timbó

Grupo C: Joinville, Itajaí, Irani

Bolão 16 feminino (25/11 a 27/11)

Grupo A: Caçador, Concórdia, Indaial.

Grupo B: Blumenau, Itajaí, Rio do Sul

Bolão 23 masculino (26/11 e 27/11)

Ordem das passadas: Blumenau, Chapecó, Joaçaba, Criciúma, Joinville, Mafra, Itajaí, Jaraguá, Herval do Oeste e Rio do Sul

Bolão 23 feminino (28/11 e 29/11)

Ordem de passadas: Videira, Lages, Timbó, Chapecó, São Miguel, Piratuba, São José, Canoinhas, Rio do Sul e Blumenau

Futebol (23/11 a 30/11)

Grupo A: Joinville, Chapecó, Balneário Camboriú, Florianópolis, Ituporanga

Grupo B: Joaçaba, Paraíso, Santo Amaro da Imperatriz, Brusque, Blumenau

Futsal masculino 1ª Divisão (23/11 a 30/11)

Grupo A: Lages, Itajaí, Capivari de Baixo, Xaxim, São Miguel do Oeste

Grupo B: Mafra, Joaçaba, São José, Blumenau, Chapecó

Futsal feminino 1ª Divisão (22/11 a 29/11)

Grupo A: São Ludgero, Concórdia, Blumenau, Pinheiro Preto, Itaiópolis

Grupo B: Joinville, Lages, São José, São Miguel do Oeste, Piratuba

Handebol masculino (21/11 a 28/11)

Grupo A: Chapecó, Criciúma, Joaçaba, Itajaí, Blumenau

Grupo B: Videira, Xanxerê, Caçador, Florianópolis, Balneário Camboriú

Handebol feminino (23/11 a 30/11)

Grupo A: Concórdia, Chapecó, Balneário Camboriú, Criciúma, Videira

Grupo B: Itajaí, Içara, Blumenau, São Miguel do Oeste, Florianópolis

Punhobol (22/11 a 24/11)

Grupo A: Florianópolis, São Bento do Sul, Pomerode, Criciúma

Grupo B: Blumenau, Joinville, Rio Negrinho, Timbó

Tênis masculino (21/11 a 26/11)

1) Itajaí, 2) Lages, 3) São Miguel do Oeste, 4) Rio do Sul, 5) Indaial, 6) Concórdia, 7) Florianópolis, 8) Balneário Camboriú, 9) Joaçaba, 10) Criciúma, 11) Blumenau, 12) Chapecó, 13) Joinville

Tênis feminino (21/11 a 26/11)

Chave única: Itajaí, Blumenau, Criciúma, Joinville, São Miguel do Oeste

Tênis de mesa masculino (26/11 a 30/11)

Grupo A: Criciúma, Jaraguá do Sul, Timbó, Abelardo Luz

Grupo B: Joinville, Balneário Camboriú, Videira, Joaçaba

Grupo C: Florianópolis, Chapecó, Alfredo Wagner, Blumenau

Grupo D: Itajaí, Caçador, São Bento do Sul, Brusque

Grupo E: Concórdia, Içara, São Miguel do Oeste, Maravilha, Pomerode

Tênis de Mesa feminino (26/11 a 30/11)

Grupo A: Criciúma, Caçador, Chapecó, Jaraguá do Sul

Grupo B: Concórdia, Joinville, Rio do Sul, Joaçaba, Balneário Camboriú

Grupo C: Itajaí, Blumenau, São Bento do Sul, Videira, Florianópolis

Vôlei masculino (23/11 a 30/11)

Grupo A: Florianópolis, Itajaí, Pinheiro Preto, Xanxerê, Blumenau

Grupo B: Chapecó, Içara, Tangará, Joinville, Concórdia

Vôlei feminino (22/11 a 29/11)

Grupo A: Chapecó, São José, Timbó, Blumenau, Joaçaba

Grupo B: Rio do Sul, Nova Trento, Saudades, Lages, Criciúma

Vôlei de praia masculino (22/11 a 26/11)

1) Florianópolis, 2) Indaial, 3) Joaçaba, 4) Guabiruba, 5) São José, 6) Caçador, 7) Xanxerê, 8) Itajaí, 9) Xaxim, 10) Siderópolis, 11) Timbó, 12) Joinville, 13) Criciúma, 14) Blumenau, 15) Abelardo Luz, 16) Gaspar, 17) Concórdia, 18) Santo Amaro da Imperatriz, 19) Brusque, 20) Jaraguá do Sul, 21) Urussanga, 22) Içara, 23) Laurentino, 24) Itapema

Vôlei de praia feminino (22/11 a 26/11)

1) Florianópolis, 2) Blumenau, 3) Joinville, 4) Urussanga, 5) Criciúma, 6) Concórdia, 7) Timbó, 8) Rio do Sul, 9) Itapema, 10) Morro da Fumaça, 11) São José, 12) Brusque, 13) Caçador, 14) Jaraguá do Sul, 15) Indaial, 16) Itajaí




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Entre em contato com a redação ❯
WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.21.105.209

Últimas notícias

Samuel Heusi e Schmithausen têm trechos bloqueados

ITAJAÍ

Samuel Heusi e Schmithausen têm trechos bloqueados

Empresários de sucesso da região compartilham desafios no PIB Connect

PIB Education

Empresários de sucesso da região compartilham desafios no PIB Connect

Universidades estão oferecendo cursos online e gratuitos; veja oportunidades

OPORTUNIDADE

Universidades estão oferecendo cursos online e gratuitos; veja oportunidades

Pré-candidato levou surra na Festa dos Amigos

PENHA

Pré-candidato levou surra na Festa dos Amigos

Brusque visita o lanterna Guarani buscando sair do Z4

Série B

Brusque visita o lanterna Guarani buscando sair do Z4

Clóvis Jr. é confirmado candidato a prefeito de Itapema pelo PSD

ITAPEMA

Clóvis Jr. é confirmado candidato a prefeito de Itapema pelo PSD

Vôlei e basquete masculinos estreiam neste sábado nas Olimpíadas de Paris

Agora é pra valer!

Vôlei e basquete masculinos estreiam neste sábado nas Olimpíadas de Paris

Marcílio empresta o zagueiro Luan para o Caxias

Futebol

Marcílio empresta o zagueiro Luan para o Caxias

Denúncia questiona contratação de agentes de trânsito para a Guarda Municipal

ITAPEMA

Denúncia questiona contratação de agentes de trânsito para a Guarda Municipal

Programa contra diabetes de Itajaí diminuiu atendimento por falta de pessoal

SAÚDE

Programa contra diabetes de Itajaí diminuiu atendimento por falta de pessoal



Colunistas

Os noivos

Jackie Rosa

Os noivos

Dublê de vampiro é pura simpatia

JotaCê

Dublê de vampiro é pura simpatia

Atentados ao patrimônio histórico

Coluna Fato&Comentário

Atentados ao patrimônio histórico

Os desafios da presidente do TRE-SC nas eleições 2024

Coluna Acontece SC

Os desafios da presidente do TRE-SC nas eleições 2024

“Crescendo Juntas”

Via Streaming

“Crescendo Juntas”

Coluna Esplanada

Que Paes é esse?

Sobre os “monstros” em cada um de nós

Ideal Mente

Sobre os “monstros” em cada um de nós

Cauã no Estaleiro

Gente & Notícia

Cauã no Estaleiro

Os 5 melhores ativos para investir em inteligência artificial (IA)

Diário do Investidor

Os 5 melhores ativos para investir em inteligência artificial (IA)

Márcio Coelho apresentado

Show de Bola

Márcio Coelho apresentado

De parar o trânsito!

Foto do Dia

De parar o trânsito!

Coluna Exitus na Política

Musical e efeito para todos

Priscila Meireles em rede nacional, terreno gigante à leilão: os destaques do DIARINHO nas redes

Na Rede

Priscila Meireles em rede nacional, terreno gigante à leilão: os destaques do DIARINHO nas redes

Lençóis Maranhenses

Coluna do Ton

Lençóis Maranhenses

Direito na mão

Aposentadoria pelo pedágio de 50% e 100%: como funciona?

Tema: pedir aumento de salário, dicas para um assunto delicado

Mundo Corporativo

Tema: pedir aumento de salário, dicas para um assunto delicado

Histórias que eu conto

Colégio Catarinense 7 – final

Artigos

Nos 164 anos de Itajaí, as pontes são para o futuro



TV DIARINHO






Especiais

Programa de bônus especial para jogadores regulares no Pin Up Casino

CASSINO

Programa de bônus especial para jogadores regulares no Pin Up Casino

Steven Levitsky: “O atentado contra Trump vai ter menos impacto que a facada em Bolsonaro”

ESTADOS UNIDOS

Steven Levitsky: “O atentado contra Trump vai ter menos impacto que a facada em Bolsonaro”

Por que Balneário Camboriú é a preferida para férias em família?

turismo

Por que Balneário Camboriú é a preferida para férias em família?

 Barra é uma joia do outro lado do rio Camboriú

paraíso

Barra é uma joia do outro lado do rio Camboriú

BC está na rota do turismo que mais fatura no mundo

TODAS AS CORES

BC está na rota do turismo que mais fatura no mundo



Blogs

Maré Vermelha

Blog do JC

Maré Vermelha

 A cafonice do uniforme do Brasil

Blog da Jackie

A cafonice do uniforme do Brasil

Brasileiro de Oceano será decidido na sexta-feira; Pangea de Floripa favorito ao bi na RGS

A bordo do esporte

Brasileiro de Oceano será decidido na sexta-feira; Pangea de Floripa favorito ao bi na RGS

Como higienizar seu alimento!?

Blog da Ale Francoise

Como higienizar seu alimento!?

Arquiteta Jordana Battisti, de Balneário Camboriú, apresenta o Café Bistrô Chá da Alice na CASACOR/SC - Itapema

Blog do Ton

Arquiteta Jordana Battisti, de Balneário Camboriú, apresenta o Café Bistrô Chá da Alice na CASACOR/SC - Itapema

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

"O custo de Balneário Camboriú é muito alto, porque tem o metro quadrado mais caro do país. Os serviços públicos têm que ser referência”

André Meirinho (PP)

"O custo de Balneário Camboriú é muito alto, porque tem o metro quadrado mais caro do país. Os serviços públicos têm que ser referência”

"O PL continua sendo o nosso vice, mas eu preciso acertar esse detalhe com o governador”

Liba Fronza

"O PL continua sendo o nosso vice, mas eu preciso acertar esse detalhe com o governador”

"Hoje nós não temos um litro de esgoto tratado em Navegantes”

Rogério Tomaz Corrêa

"Hoje nós não temos um litro de esgoto tratado em Navegantes”

"Nós já éramos PL antes do Bolsonaro entrar no PL. Nós não somos aproveitadores que entramos agora”

Carlos Humberto

"Nós já éramos PL antes do Bolsonaro entrar no PL. Nós não somos aproveitadores que entramos agora”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação