Itajaí

Comerciantes de Laranjeiras apelam para o prefeito

Donos de barraquinhas pediram para o Pirica convencer parque Unipraias a reabrir desembarque de passageiros virado para o calçadão

Depois do “não tô nem aí” do parque Unipraias, os comerciantes do calçadão da praia de Laranjeiras, em Balneário Camboriú, apelaram ao homem-pássaro, o prefeito Edson Piriquito (PMDB). Eles querem que o todo poderoso do Reino da Dinamarca convença a direção do parque a reabrir a antiga saída de passageiros do bondinho, que desembocava direto na rua dos comércios. O desembarque da turistada está rolando por outro lugar, e os empresários garantem que a mudança derrubou as vendas em 70%. Piriquito prometeu ter um plá com o pessoal do bondinhos.

Indignados com a situação, os comerciantes sijuntaram e deram um pulo até a prefa, sexta-feira. Durante a reunião com o prefeito, eles explicaram a treta e pediram uma mãozinha dele nas negociações ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Indignados com a situação, os comerciantes sijuntaram e deram um pulo até a prefa, sexta-feira. Durante a reunião com o prefeito, eles explicaram a treta e pediram uma mãozinha dele nas negociações com o Unipraias. Kátia Kock é proprietária junto com o marido do primeiro quiosque de artigos de praia que tem o calçadão. “Não queremos brigar ou prejudicar alguém. Queremos resolver isso de forma amigável e que ninguém saia prejudicado”, afirma.

Continua depois da publicidade

Só na lojinha dela, foram demitidos dois funcionários. Para a temporada, apenas o casal deve trampar, já que movimento está miado.

Se nada for feito até o final da temporada, prevê o empresário Lorivaldo Barbosa, 46, mais da metade dos quiosques deve fechar as portas. Ele tem uma loja de artesanato no calçadão de Laranjeiras há 14 anos e aponta que dois comércios estão com plaquinhas de “aluga-se” e um já teria sido negociado. “Se não abrirem a passagem novamente, não sei o que fazer, porque a gente depende do fluxo dessas pessoas”, comenta.

As fichas de Lorivaldo foram todas apostadas na conversa com o prefeito. “Tentamos negociar com o parque, mas não deu certo. Agora, conversamos com o prefeito e vamos ficar no aguardo. Creio que desta vez eles vão abrir a porta”, diz, esperançoso. Ele, assim como os outros comerciantes, não querem que o Unipraias mude definitivamente a saída do bondinho, mas que mantenha a portinha aberta para que os passageiros também circulem pelo calçadão. “É injusto que fechem a nossa entrada, que tem 40 lojas e 200 famílias que dependem delas, e beneficie só dois restaurantes”, completa.

“Se precisar, mando interditar a rua”, carcou o Piriquito sobre a nova saída do bondinho

Apesar de ser o parque Unipraias um empreendimento privado, o prefeito da Maravilha do Atlântico, Edson Piriquito, prometeu simeter na história. “A prefeitura não tem como intervir no privado, mas a partir do momento que atinge o social, como no caso dessas famílias, tenho o direito de interferir”, afirmou ontem ao DIARINHO, por telefone.

De acordo com o abobrão-mor de Balneário Camboriú, sexta-feira, depois da reunião com os comerciantes, ele encaminhou a proposta para os diretores do Unipraias. Pirica foi direto ao ponto e pediu que o portão fechado fosse reaberto. “Vamos tentar um acordo amigável, pois não queremos ir contra os empresários do parque. Mas também não podemos prejudicar mais de 200 famílias”, sisplicou. Caso o parque mantenha o beicinho, o homem-pássaro garante que vai tomar uma decisão mais drástica. “Se precisar, mando interditar a rua”, carcou ele.

Unipraias aceita conversar

Evódio João de Souza, diretor do parque Unipraias, afirmou ontem, pela manhã, à reportagem que ainda não recebeu a tal proposta da prefa. Contudo, o bagrão diz não se opor a uma conversa com os comerciantes, incluindo os empresários dos restaurantes, para debater o perrengue. “Esta mudança não depende de mim. Eu não recebo nada com isso; os mais interessados nisso tudo são os donos dos terrenos, que recebem o aluguel dos lojistas”, afirma.

Continua depois da publicidade

Semana passada, Evódio tinha dito que a mudança não era definitiva e estava disposto a manter a antiga portinha aberta, desde que os proprietários dos terrenos decidam por isso. O cara também jura que a mudança não rolou para beneficiar os empresários dos restaurantes. Segundo ele, a nova entrada foi feita para evitar as filas de turistas que rolam durante o verão, quando o movimento da atração aumenta.






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.173


TV DIARINHO


🛥️⚖️ BRIGA NA JUSTIÇA! | Um publicitário entrou na Justiça contra a Marina Itajaí após acusar que sua ...



Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Blogs

TRE rejeita cassar prefeito de Penha e inelegibilidade do deputado Ivan Naatz

Blog do JC

TRE rejeita cassar prefeito de Penha e inelegibilidade do deputado Ivan Naatz

🌱 Desinflamação: o segredo para viver mais e melhor!

Espaço Saúde

🌱 Desinflamação: o segredo para viver mais e melhor!

Alimentação no setembro amarelo

Blog da Ale Françoise

Alimentação no setembro amarelo

Fashion week aqui

Blog da Jackie

Fashion week aqui



Diz aí

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

Diz aí, João Rodrigues!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

AO VIVO

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

"A urna vai ser a presença"

Diz aí, JC!

"A urna vai ser a presença"

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

AO VIVO

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"

Diz aí, Jorge Gastaldi!

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.