Matérias | Especial


Itajaí

De mão em mão, o jornal mais lido é também o mais emprestado

Dos abobrões formadores de opinião aos trabalhadores mais humildes, todo mundo vai buscar no DIARINHO o assunto para as conversas do dia

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Se você leu o DIARINHO de ontem, talvez tenha ficado espantado com a notícia de que o jornal mais polêmico do sul do mundo é preferido de 70% dos leitores de jornais de Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes. Então, lá vai mais uma: cada exemplar do DIARINHO é lido, em média, por sete pessoas. “Esse poder de multiplicação é extraordinário. Em geral, as melhores médias costumam ser de três leitores para cada jornal. Mas aqui, na região, temos um veículo que tem a proporção de sete leitores por exemplar”, comenta o cientista político e social Sérgio Januário Saturnino, 44 anos, que coordenou a pesquisa ‘Audiência de jornais impressos e avaliação de conteúdo’, produzida pelo instituto de Pesquisas Sociais (IPS) da Univali.

Se o número é alto, então aí vai um pensamento pra deixar você ainda mais dicara: se cada exemplar é manuseado por sete pessoas, em média, então quantos leitores folheiam os 10 mil exemplares que são impressos todo o santo dia pelo DIARINHO? Se você é bom de conta de cabeça, então já sabe o resultado. Isso mesmo, é possível estimar que, pelo menos, 70 mil das mais de 250 mil pessoas que moram entre Navega, Balneário e Itajaí e são potenciais leitores de jornal passem o olho nas páginas do DIARINHO, de acordo com a pesquisa da Univali. E olha que nesta conta ainda ficam de fora os leitores da edição on-line.

Observe como isso acontece, que é bem interessante. Se tiver tempo, dê uma passada pela manhã no tradicional bar da Betty, que fica na rua Hercílio Luz, bem perto da igrejinha da Imaculada Conceição ...

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


Se o número é alto, então aí vai um pensamento pra deixar você ainda mais dicara: se cada exemplar é manuseado por sete pessoas, em média, então quantos leitores folheiam os 10 mil exemplares que são impressos todo o santo dia pelo DIARINHO? Se você é bom de conta de cabeça, então já sabe o resultado. Isso mesmo, é possível estimar que, pelo menos, 70 mil das mais de 250 mil pessoas que moram entre Navega, Balneário e Itajaí e são potenciais leitores de jornal passem o olho nas páginas do DIARINHO, de acordo com a pesquisa da Univali. E olha que nesta conta ainda ficam de fora os leitores da edição on-line.

Observe como isso acontece, que é bem interessante. Se tiver tempo, dê uma passada pela manhã no tradicional bar da Betty, que fica na rua Hercílio Luz, bem perto da igrejinha da Imaculada Conceição. Você vai ver, em uma ou duas mesas colocadas em plena calçada, algumas das mais conhecidas figuras da cidade botando em dia a fofoca matinal. E, claro, o DIARINHO vai estar rolando nas mãos desses advogados, sindicalistas, políticos, servidores públicos, jornalistas, professores, comerciantes e empresários. “Aqui, todo o mundo compra o DIARINHO. É novo, velho, rico, pobre”, diz Elisabet Pruner de Oliveira, a Betty, 53, dona da lanchonete.



As profissões e as matizes ideológicas e partidárias dos frequentadores do bar da Betty são diferentes. Mas o gosto pelo DIARINHO é comum. “Eles ficam aqui das 7h30 até as 10h da manhã com o jornal na mão”, conta a dona do bar. “Antes eles pegavam, olhavam e não queriam pagar. Aí eu disse ‘peraí, gente, me perdoe, mas se leu tem que pagar’. Poxa, jornal também é uma empresa”, lembra, Betty, dando uma alfinetada na esperteza da clientela seleta.

DIARINHO faz sucesso porque é democrático e regional


Para Ricardo Pedreira, diretor-executivo da associação Nacional dos Jornais (ANJ), o resultado da pesquisa da Univali, que aponta o DIARINHO como o veículo de comunicação impressa preferido por 70% dos leitores, mostra o tamanho da força do jornal na região. “A explicação dessa liderança, certamente, é a identificação do DIARINHO com a região onde circula, com os anseios e interesses dos seus cidadãos”, arrisca dizer. O segredo, para ele, está justamente no fato de ser o DIARINHO um jornal democrático e que abre espaço para os leitores.

A diretora de Redação do DIARINHO, Samara Toth Vieira, ao mesmo tempo em que comemora os números da pesquisa da Univali, concorda com a explicação de Pereira. “O DIARINHO nasceu como o primeiro diário de Itajaí, há 34 anos. O fato de ter sido o pioneiro, contudo, não significa necessariamente sucesso garantido. O que o consolidou foi o fato de ter aberto espaço em suas páginas para contar a história das cidades da região e de suas comunidades. Sempre pautado pelo interesse público e sem medo de comprar brigas para buscar sempre a verdade dos fatos”, diz Samara.

A chefona do DIARINHO também atribuiu a liderança à profissionalização pela qual o jornal tem passado nos últimos anos. “Nós entendemos que precisávamos manter a casa em ordem para sobreviver num mercado com uma concorrência cada vez maior. Montamos uma equipe que prima pelo bom jornalismo e, na parte administrativa, fomos atrás de um modelo de gestão que pudesse nos tornar uma empresa saudável financeiramente. Há muito ainda para ser feito, mas os números da pesquisa apontam que estamos no caminho certo,” afirma Samara.

DIARINHO pauta bate-papo da city


Sentar e puxar papo com essa turma espalhafatosa que todas as manhã está na calçada da Hercílio Luz, como cliente do bar da Betty, é ainda mais legal. Eles vão concordar e discordar entre si, ensaiar pequenas brigas, tirar sarro um do outro para, no final das contas, afiançar o resultado da pesquisa da Univali. “Criou-se uma cultura de ler o DIARINHO”, diz Sérgio Pimenta, auditor da Receita Federal. “O DIARINHO é um jornal ‘sem medo de ser feliz’, por isso todo o mundo o lê”, afirma Celso Bressiani, o Faustão, diretor da revista SuperTrans. “Antes de ir falar com o juiz, com o promotor, as pessoas vão falar com o DIARINHO”, solta o advogado José Domingos Bortolatto. “O DIARINHO fala o que o pessoal quer falar. Criou-se aquilo de ‘saiu no DIARINHO’ e todos comentam”, analisa o professor aposentado e blogueiro Paulo Mães. “Outro dia, fui mostrar a um conhecido umas fotos que tirei no campo do Marcílio, e ele me disse ‘não precisa não, amanhã vejo no DIARINHO’”, conta o radialista Célio Fóes, rindo do fato.

Da conversa com as figuras públicas que frequentam o bar da Betty, é possível reforçar o resultado da pesquisa da Univali de que cada exemplar do DIARINHO é lido por pelo menos sete pessoas. “Lá na Procuradoria, de sete a oito pessoas pegam o jornal. Todo o mundo quer dar uma olhada. Eu vejo a capa lá, venho e compro aqui na Betty pra poder ler”, conta o advogado Ivan Macagnam, procurador da prefeitura. E completa: “Às vezes, é o César que pega aqui e começa a espalhar o jornal pra gente”. Carlos César Pereira, o César do sindicato dos Motoristas de Itajaí e Região, confirma e emenda: “eu tenho assinatura on-line, mas não tem jeito, chego aqui na Betty e compro também. Já sou assinante do DIARINHO há uns 20 anos”. Por isso, boa parte do assunto dessa turma se pauta pelo que sai no jornal. A maioria desses frequentadores matinais do bar da Betty, inclusive, já foi notícia do DIARINHO.

Amanhã termina a série


A pesquisa de audiência de jornais foi feita pela Univali em Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes. A importância do jornal para o mercado publicitário e o que dizem os estudiosos sobre esse fenômeno de vendas estão entre os assuntos principais. Ah! E amanhã você vai conhecer a história de um grande empresário da região que só faz propaganda no DIARINHO porque, afirma, sabe que aqui tem retorno garantido.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






18.206.48.243

Últimas notícias

ITAJAÍ

Sinaleiras vão ser sincronizadas para destravar trânsito

Barra Velha 

Vídeo: Serviço “inusitado” de tapa-buraco chama a atenção em Barra Velha

Eletrizados acelerados

BYD Dolphin é o elétrico mais vendido do Brasil

Caiu

Santos perde para o Fortaleza e é rebaixado pela primeira vez na história

É campeão!

Palmeiras empata com o Cruzeiro e conquista o 12º brasileiro

ITAJAÍ

Câmara faz homenagem a Bolsonaro

Pacote de reforços

Marinheiro anuncia mais contratações

BALNEÁRIO

Festival exibe mais de 80 filmes gratuitos

Futebol Americano

Almirantes inicia venda de ingressos para a final da Liga Brasileira

SUSTO

Incêndio atinge cabine de pintura da Arxo de Piçarras



Colunistas

Coluna Esplanada

Dias contados?

JotaCê

Barraco com Paulão na Alesc

Via Streaming

Luísa Sonza ganha série documental na Netflix

Ideal Mente

Uma lição de Drummond sobre a saudade

Direito na mão

Professores podem aumentar o valor da aposentadoria

Show de Bola

Expectativa no Gigantão

Coluna Exitus na Política

Você não consegue se esconder de você

Empreender

Balneário Camboriú continua em destaque

Na Rede

Confira o que bombou nas redes do DIARINHO

Histórias que eu conto

Anos de música

Jackie Rosa

Cristofori do Brava Mall

Gente & Notícia

Casamento vip

Clique diário

Praia do Buraco

Coluna do Ton

Encontro no Canadá

Coluna Fato&Comentário

O Português de a dama

Coluna Existir e Resistir

Nasce o grupo Mariama

Foto do Dia

“Preziosa” à vista

Diário de Saúde

Obesidade, o que você precisa saber!

Mundo Corporativo

Seja o profissional que tanto sonha; dicas preciosas

Por dentro da Amfri

A AMFRI e os consórcios públicos



TV DIARINHO


Um protetor animal foi quem encontrou os peludinhos às margens da rua César Augusto Dalçóquio





Especiais

NA ESTRADA

Cristofori Piano Bar: música, alta gastronomia e ambiente intimista na Brava

superação

Meninas lutam para superar as marcas da Fundação Casa sem apoio do poder público

MEIO AMBIENTE

Queimadas na Amazônia: por que a floresta está queimando

AGÊNCIA PÚBLICA

Presidente de CPI das ONGs tentou licenciar exploração de ouro na Amazônia

Na estrada

Bora descobrir as melhores Black Fridays da região



Blogs

Blog do JC

Tem que aturar

Blog do Ton

CESCON apresenta o empreendimento Cozumel Palace nesta quarta-feira (6) em Itapema

Blog Doutor Multas

Desentupidora SP

Blog da Jackie

Nôvis por aqui

A bordo do esporte

SSL Gold Cup: Hungria é a campeã

Blog da Ale Francoise

Desparasitação natural

Gente & Notícia

10 anos do Music Park BC: Confira a programação especial da casa para a temporada de verão

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Deivide Tomassi

"O Papa quer que as pessoas estejam mais próximas de Cristo”

Diego Lopes Costa

"Mesmo que existam antecedentes criminais, isso não justifica assassinato, agressão e tortura. Você não vai combater um crime com outro crime”

Emerson Pereira

"A inovação promoverá mudança e aumento no faturamento e na capacidade de geração de riqueza”

Gustavo Conti

“Era de madeira, agora é pré-fabricado. Será um prédio muito mais seguro em todos os aspectos”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação