Matérias | Especial


Itajaí

De mão em mão, o jornal mais lido é também o mais emprestado

Dos abobrões formadores de opinião aos trabalhadores mais humildes, todo mundo vai buscar no DIARINHO o assunto para as conversas do dia

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]


Se você leu o DIARINHO de ontem, talvez tenha ficado espantado com a notícia de que o jornal mais polêmico do sul do mundo é preferido de 70% dos leitores de jornais de Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes. Então, lá vai mais uma: cada exemplar do DIARINHO é lido, em média, por sete pessoas. “Esse poder de multiplicação é extraordinário. Em geral, as melhores médias costumam ser de três leitores para cada jornal. Mas aqui, na região, temos um veículo que tem a proporção de sete leitores por exemplar”, comenta o cientista político e social Sérgio Januário Saturnino, 44 anos, que coordenou a pesquisa ‘Audiência de jornais impressos e avaliação de conteúdo’, produzida pelo instituto de Pesquisas Sociais (IPS) da Univali.


Se o número é alto, então aí vai um pensamento pra deixar você ainda mais dicara: se cada exemplar é manuseado por sete pessoas, em média, então quantos leitores folheiam os 10 mil exemplares que ...

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

OU

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


Se o número é alto, então aí vai um pensamento pra deixar você ainda mais dicara: se cada exemplar é manuseado por sete pessoas, em média, então quantos leitores folheiam os 10 mil exemplares que são impressos todo o santo dia pelo DIARINHO? Se você é bom de conta de cabeça, então já sabe o resultado. Isso mesmo, é possível estimar que, pelo menos, 70 mil das mais de 250 mil pessoas que moram entre Navega, Balneário e Itajaí e são potenciais leitores de jornal passem o olho nas páginas do DIARINHO, de acordo com a pesquisa da Univali. E olha que nesta conta ainda ficam de fora os leitores da edição on-line.



Observe como isso acontece, que é bem interessante. Se tiver tempo, dê uma passada pela manhã no tradicional bar da Betty, que fica na rua Hercílio Luz, bem perto da igrejinha da Imaculada Conceição. Você vai ver, em uma ou duas mesas colocadas em plena calçada, algumas das mais conhecidas figuras da cidade botando em dia a fofoca matinal. E, claro, o DIARINHO vai estar rolando nas mãos desses advogados, sindicalistas, políticos, servidores públicos, jornalistas, professores, comerciantes e empresários. “Aqui, todo o mundo compra o DIARINHO. É novo, velho, rico, pobre”, diz Elisabet Pruner de Oliveira, a Betty, 53, dona da lanchonete.

As profissões e as matizes ideológicas e partidárias dos frequentadores do bar da Betty são diferentes. Mas o gosto pelo DIARINHO é comum. “Eles ficam aqui das 7h30 até as 10h da manhã com o jornal na mão”, conta a dona do bar. “Antes eles pegavam, olhavam e não queriam pagar. Aí eu disse ‘peraí, gente, me perdoe, mas se leu tem que pagar’. Poxa, jornal também é uma empresa”, lembra, Betty, dando uma alfinetada na esperteza da clientela seleta.


DIARINHO faz sucesso porque é democrático e regional


Para Ricardo Pedreira, diretor-executivo da associação Nacional dos Jornais (ANJ), o resultado da pesquisa da Univali, que aponta o DIARINHO como o veículo de comunicação impressa preferido por 70% dos leitores, mostra o tamanho da força do jornal na região. “A explicação dessa liderança, certamente, é a identificação do DIARINHO com a região onde circula, com os anseios e interesses dos seus cidadãos”, arrisca dizer. O segredo, para ele, está justamente no fato de ser o DIARINHO um jornal democrático e que abre espaço para os leitores.

A diretora de Redação do DIARINHO, Samara Toth Vieira, ao mesmo tempo em que comemora os números da pesquisa da Univali, concorda com a explicação de Pereira. “O DIARINHO nasceu como o primeiro diário de Itajaí, há 34 anos. O fato de ter sido o pioneiro, contudo, não significa necessariamente sucesso garantido. O que o consolidou foi o fato de ter aberto espaço em suas páginas para contar a história das cidades da região e de suas comunidades. Sempre pautado pelo interesse público e sem medo de comprar brigas para buscar sempre a verdade dos fatos”, diz Samara.

A chefona do DIARINHO também atribuiu a liderança à profissionalização pela qual o jornal tem passado nos últimos anos. “Nós entendemos que precisávamos manter a casa em ordem para sobreviver num mercado com uma concorrência cada vez maior. Montamos uma equipe que prima pelo bom jornalismo e, na parte administrativa, fomos atrás de um modelo de gestão que pudesse nos tornar uma empresa saudável financeiramente. Há muito ainda para ser feito, mas os números da pesquisa apontam que estamos no caminho certo,” afirma Samara.

DIARINHO pauta bate-papo da city


Sentar e puxar papo com essa turma espalhafatosa que todas as manhã está na calçada da Hercílio Luz, como cliente do bar da Betty, é ainda mais legal. Eles vão concordar e discordar entre si, ensaiar pequenas brigas, tirar sarro um do outro para, no final das contas, afiançar o resultado da pesquisa da Univali. “Criou-se uma cultura de ler o DIARINHO”, diz Sérgio Pimenta, auditor da Receita Federal. “O DIARINHO é um jornal ‘sem medo de ser feliz’, por isso todo o mundo o lê”, afirma Celso Bressiani, o Faustão, diretor da revista SuperTrans. “Antes de ir falar com o juiz, com o promotor, as pessoas vão falar com o DIARINHO”, solta o advogado José Domingos Bortolatto. “O DIARINHO fala o que o pessoal quer falar. Criou-se aquilo de ‘saiu no DIARINHO’ e todos comentam”, analisa o professor aposentado e blogueiro Paulo Mães. “Outro dia, fui mostrar a um conhecido umas fotos que tirei no campo do Marcílio, e ele me disse ‘não precisa não, amanhã vejo no DIARINHO’”, conta o radialista Célio Fóes, rindo do fato.

Da conversa com as figuras públicas que frequentam o bar da Betty, é possível reforçar o resultado da pesquisa da Univali de que cada exemplar do DIARINHO é lido por pelo menos sete pessoas. “Lá na Procuradoria, de sete a oito pessoas pegam o jornal. Todo o mundo quer dar uma olhada. Eu vejo a capa lá, venho e compro aqui na Betty pra poder ler”, conta o advogado Ivan Macagnam, procurador da prefeitura. E completa: “Às vezes, é o César que pega aqui e começa a espalhar o jornal pra gente”. Carlos César Pereira, o César do sindicato dos Motoristas de Itajaí e Região, confirma e emenda: “eu tenho assinatura on-line, mas não tem jeito, chego aqui na Betty e compro também. Já sou assinante do DIARINHO há uns 20 anos”. Por isso, boa parte do assunto dessa turma se pauta pelo que sai no jornal. A maioria desses frequentadores matinais do bar da Betty, inclusive, já foi notícia do DIARINHO.

Amanhã termina a série

A pesquisa de audiência de jornais foi feita pela Univali em Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes. A importância do jornal para o mercado publicitário e o que dizem os estudiosos sobre esse fenômeno de vendas estão entre os assuntos principais. Ah! E amanhã você vai conhecer a história de um grande empresário da região que só faz propaganda no DIARINHO porque, afirma, sabe que aqui tem retorno garantido.





Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.238.82.77

Últimas notícias

Coligações do PL e PSD entram com ações uma contra a outra

RETA FINAL

Coligações do PL e PSD entram com ações uma contra a outra

Dupla é presa ao tentar furtar caminhonete na Brava

ITAJAÍ 

Dupla é presa ao tentar furtar caminhonete na Brava

Golpistas dão golpe da casa por R$ 80 mil

ITAJAÍ

Golpistas dão golpe da casa por R$ 80 mil

Traficante que vendia cocaína em bar é preso

Itajaí 

Traficante que vendia cocaína em bar é preso

Cachorro é enterrado vivo em Itajaí

TRISTEZA

Cachorro é enterrado vivo em Itajaí

Ciclista morre em acidente na marginal da BR 101

TRAGÉDIA

Ciclista morre em acidente na marginal da BR 101

Três metros de restinga da Praia Central foram vandalizados 

ORLA

Três metros de restinga da Praia Central foram vandalizados 

Furto de fiação deixa creche e escola de Camboriú no escuro 

EDUCAÇÃO

Furto de fiação deixa creche e escola de Camboriú no escuro 

Justiça eleitoral “cancela” vídeo que fala que deputado Ivan Naatz vai mandar dinheiro pra Penha

Eleição 2024

Justiça eleitoral “cancela” vídeo que fala que deputado Ivan Naatz vai mandar dinheiro pra Penha

Briga termina em assassinato no São Vicente

ITAJAÍ

Briga termina em assassinato no São Vicente



Colunistas

Domingo é hora da verdade

JotaCê

Domingo é hora da verdade

Festança (merecida) do clã Pereira

Jackie Rosa

Festança (merecida) do clã Pereira

Charge do dia

Charge do Dia

Charge do dia

Qual a melhor forma de comprar um imóvel?

Diário do Investidor

Qual a melhor forma de comprar um imóvel?

Primeira eleição municipal em Itajaí: quando, onde e como

Coluna Fato&Comentário

Primeira eleição municipal em Itajaí: quando, onde e como

Jantar do Pix

Coluna Esplanada

Jantar do Pix

Disputa “direita x direita” marca eleição em SC

Coluna Acontece SC

Disputa “direita x direita” marca eleição em SC

Depressão e preconceito: como combater a discriminação

Ideal Mente

Depressão e preconceito: como combater a discriminação

Família Weg celebra a vida da matriarca

Gente & Notícia

Família Weg celebra a vida da matriarca

Empate amargo

Show de Bola

Empate amargo

Como usar o tempo rural, serviço militar  e guarda-mirim a seu favor

Direito na mão

Como usar o tempo rural, serviço militar e guarda-mirim a seu favor

Coluna Exitus na Política

Eleitor responsável

Destaques da semana: execução à luz do dia, Jair Renan com discurso de ódio e mais

Na Rede

Destaques da semana: execução à luz do dia, Jair Renan com discurso de ódio e mais

Noivas

Coluna do Ton

Noivas

Foto do dia

Foto do Dia

Foto do dia

O outro lado do marketing nas organizações pouco falado

Mundo Corporativo

O outro lado do marketing nas organizações pouco falado

Morro da Cruz

Clique diário

Morro da Cruz

Peles que brilham

Coluna Existir e Resistir

Peles que brilham

Ciclo de estudos: dialogar para prevenir

Artigos

Ciclo de estudos: dialogar para prevenir



TV DIARINHO


VIOLÊNCIA POLÍTICA | Um cabo eleitoral do PL foi agredido na noite de sexta-feira e acusa a coligação ...





Especiais

O que você mais gosta na sua escola?

Sob o olhar dos alunos

O que você mais gosta na sua escola?

Lista completa das escolas particulares

GUIA DAS ESCOLAS

Lista completa das escolas particulares

Ideb: escolas na busca por retomar níveis de aprendizagem da pré-pandemia

Qualidade de ensino

Ideb: escolas na busca por retomar níveis de aprendizagem da pré-pandemia

Plataformas digitais garantem rotina de estudos online no Colégio Integral

Foco da universidade

Plataformas digitais garantem rotina de estudos online no Colégio Integral

Colégio Uniavan transforma o ensino com metodologia inovadora

Balneário Camboriú Colégio Uniavan transforma o ensino com metodologia inovadora Iniciativa prepar

Colégio Uniavan transforma o ensino com metodologia inovadora



Blogs

A hora do voto

Blog do JC

A hora do voto

Mr. Olympia Brasil Expo: Transformando o esporte em negócios

A bordo do esporte

Mr. Olympia Brasil Expo: Transformando o esporte em negócios

Exposição Mais Saúde Com Arte entra em cartaz em Balneário Camboriú

Blog do Ton

Exposição Mais Saúde Com Arte entra em cartaz em Balneário Camboriú

Santa Catarina terá exposição inédita da Família Schurmann

Gente & Notícia

Santa Catarina terá exposição inédita da Família Schurmann

Detox capilar

Blog da Jackie

Detox capilar

A conexão com a inflamação e o envelhecimento!

Blog da Ale Francoise

A conexão com a inflamação e o envelhecimento!

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Sabatina com os candidatos a prefeito de Itajaí

ENTREVISTÃO ELEIÇÕES 2024

Sabatina com os candidatos a prefeito de Itajaí

Sabatina com os candidatos a prefeito de Balneário Camboriú

ENTREVISTÃO ELEIÇÕES 2024

Sabatina com os candidatos a prefeito de Balneário Camboriú

Entrevistão com os candidatos a prefeitura de Navegantes

ELEIÇÕES 2024

Entrevistão com os candidatos a prefeitura de Navegantes

Entrevistão com os quatro candidatos a prefeito de Penha

ELEIÇÕES 2024

Entrevistão com os quatro candidatos a prefeito de Penha



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação