Das 32 seleções que vão disputar a copa do Mundo de 2014, 24 já estão definidas, e as outras oito saem essa semana. Como o sorteio dos grupos rola no dia 6 de dezembro, na Costa do Sauípe, Bahia, as seleções começam a fechar suas opções de cidade para servir de base durante o mundial.
Alemanha, Itália, Rússia, Japão, Coreia do Sul, Bósnia, Chile e Colômbia estão na briga para ficar num dos quatro CTS (centro de treinamento de Seleções) da Santa & Bela. Mais seleções podem ...
Alemanha, Itália, Rússia, Japão, Coreia do Sul, Bósnia, Chile e Colômbia estão na briga para ficar num dos quatro CTS (centro de treinamento de Seleções) da Santa & Bela. Mais seleções podem entrar na briga depois da rodada final da repescagem. Os coreanos estavam praticamente fechados com o Il Campanário Vilaggio Resort, em Jurerê, mas o hotel caiu fora porque não conseguiu licença da Fatma para desmatar o local onde ia ser construído o campo.
O jornal Estado de São Paulo fez uma reportagem especial na edição de domingo sobre a briga das cidades para receber uma seleção durante o Mundial. Nela estão 21 seleções já classificadas e suas prováveis escolhas de hospedagem. Mesmo que nenhuma opção catarina tenha sido citada, nada disso preocupa o setor de captação de eventos da secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL).
O representante do Governo catarina pro assunto, Eduardo Loch, chamou de incompleta a reportagem do Estadão. Essa matéria comprova que estamos fazendo o trabalho certo, porque não estamos passando informações para a mídia nacional. Ele ainda fez questão de frisar que as seleções só vão confirmar suas escolhas depois do sorteio. As exceções são quatro equipes que já fizeram suas escolhas: Brasil na Granja Comary (Teresópolis), Argentina em Vespasiano/MG, Bélgica em Mogi das Cruzes/SP e Suíça no Guarujá/SP. Vai depender do grupo que caírem. Vale lembrar, também, que nenhuma seleção vai ficar em dois locais e nenhum local vai receber duas seleções, reforça.
Na conta do governo do estado, já foram realizadas 21 visitas técnicas feitas por seleções em terras catarinas e mais uma estava sendo agendada quando a reportagem ligou, mas o nome do país não foi revelado. Estamos buscado uma seleção com ajuda das prefeituras e de parceiros da iniciativa privada, adianta Eduardo, que voltou a cravar que, pelo menos, uma fica por aqui. As chances serão maiores pras seleções que caírem em grupos que joguem em Porto Alegre e Curitiba. Ele cita como as mais fortes a seleção B4 (Porto Alegre, Curitiba e Cuiabá) e E4 (Curitiba, Porto Alegre e Manaus).
Se Eduardo não pode citar as seleções que protocolaram a Santa & Bela como uma de suas três opções, ele adianta que França e Suécia, se conseguirem uma vaga, devem brigar pra ficar por aqui. Pra isso, os hotéis, CTs e o Governo do Estado vão torcer, e muito, pra dupla nas partidas de hoje na repescagem. A França precisa bater a Ucrânia por três gols de diferença, ou fazer 2 a 0 e levar pra prorrogação. A situação da Suécia é um pouco menos complicada. Eles precisam devolver o 1 a 0 que tomaram de Portugal para levar à prorrogação ou meter duas bagas sem tomar gols.
Sem escolha de fora
Algumas cidades que ficaram de fora do catálogo oficial da Fifa de CTS começaram negociações com algumas seleções pra hospedá-las durante a copa do Mundo. Na city peixeira, o secretário de Turismo, Agnaldo dos Santos, disse na semana passada ter sido sondado por telefone por representante da seleção do Equador. Mas Eduardo Loch não acredita que alguém de fora receber alguma seleção.
A Fifa deixou claro que isso não vai ocorrer. As seleções tem autonomia pra escolherem onde vão ficar, mas dentro das opções listadas no catálogo, diz. Um dos motivos pra pressão da Fifa seria medo de algum CT reformado só para entrar no catálogo peça indenização caso perca a briga para alguém de fora.
Sede do congresso técnico da copa do Mundo em fevereiro e um dos favoritos a receber alguém na Santa & Bela, o Costão do Santinho, na Capital Manezinha, segue construindo seu campo de futebol com padrões da Fifa. A previsão da direção é inaugurar o campo ainda neste ano.