Matérias | Geral


Itajaí

Planetário: presente para Itajaí durante e depois da regata

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]


E finalmente as portas da Vila da Aventura pelos Mares do Mundo se abriram...Tudo certo e arrumado para receber visitantes aventureiros e todos que quiserem conhecer o espaço organizado para abrigar regata Jacques Vabre, o festival de Música, a Marejada, a feira de Negócios e muito mais.


Desta vez, a equipe de redatores do Aprendiz de Marinheiro foi composta pelos estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Vitor Meirelles. O colégio já participou de uma outra edição do Aprendiz ...

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

OU

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


Desta vez, a equipe de redatores do Aprendiz de Marinheiro foi composta pelos estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Vitor Meirelles. O colégio já participou de uma outra edição do Aprendiz, em 2012, mas volta agora para comemorar a vinda da regata francesa e também comemorar com os leitores os 100 anos desta escola tão importante para Itajaí.



Uma escola que foi crescendo e mudando junto com a cidade. Que formou e continua formando gente que procura fazer desta cidade um lugar bom e bonito para viver, trabalhar, formar uma família, fincar raízes. Será que um dia algum estudante que, há cem anos, ocupou as salas de aula do Vitor Meirelles, imaginou que nossa cidade seria o centro das atenções no mundo das regatas? Acreditamos que não, mas com certeza teriam orgulho de ver este grande espetáculo.

Por falar em espetáculo, nossos redatores contam um pouco mais sobre uma das principais atrações da Vila da Aventura: o planetário, especialmente montado para ficar de vez em nossa cidade. Será um atrativo a mais durante a regata, mas que ficará para uso das escolas daqui e região.


A turma do Aprendiz teve a oportunidade de conhecer, em primeira mão, como são as apresentações e como é este espaço rico em conhecimento em aprendizagem. Quando for até a vila da regata, não deixe de visitar o planetário. Você sairá maravilhado com a tecnologia e as informações que disponibiliza.

E para quem ainda não se “antenou” nesta louca e destemida aventura, nossos redatores pesquisaram um pouco mais sobre como é viver e ficar dentro de um veleiro atravessando o Oceano Atlântico para chegar ao Brasil. Nesta edição, relatamos um pouco sobre os percalços que os velejadores passam durante a aventura. É barco que quebra, ondas gigantes que amedrontam, tempestades e muita ação. Tudo para desbravar os sete mares. As portas já estão abertas, à sua espera. Venha prestigiar, saborear, cantar e se encantar!


Uma escola que cresce com a cidade

André Martins e Gabriela Fernandes, 13 anos

8º ano


Neste ano, a escola de Ensino Médio “Victor Meirelles” completa o seu centenário. A escola foi criada no ano de 1910 e passou a se chamar Grupo Escolar “Victor Meirelles” em 12 de setembro de 1911, mas o prédio só foi inaugurado em 4 de dezembro de 1913. O espaço da escola era onde hoje é a casa da Cultura Dide Brandão, no centro de Itajaí.

É possível perceber que a escola cresceu junto com a cidade. Nas paredes da casa da Cultura ainda se pode ler as inscrições “secção feminina” e “secção masculina”, pois antes meninos e meninas não podiam estudar na mesma sala. Atualmente, não é mais assim. Garotos e garotas dividem os mesmos espaços dentro da escola e também na sociedade.

Um novo prédio

O prédio onde atualmente ficam as suas instalações foi inaugurado em 11 de setembro de 1981 e passou a se chamar Escola Básica “Victor Meirelles”, construído em convênio com o estado de Santa Catarina e a prefeitura de Itajaí. Mas somente em 28 de março de 2000 a passou a se chamar Escola de Ensino Médio “Victor Meirelles”.

Durante esses 100 anos aconteceram muitas mudanças no Victor Meirelles. Uma delas é o nome da escola, que já teve várias versões. Outra é o uniforme, que antes todos usavam e era obrigatório, mas hoje é opcional.


Antigamente, havia apenas as séries do Ensino Fundamental, mas a partir de 23 de março de 1987 a escola passou a utilizar no período diurno o Ensino Fundamental e no período noturno o Ensino Médio. Atualmente, a escola tem somente as séries do Ensino Médio, tanto à noite quanto durante o dia.

Crescer com a cidade

Alunos, professores e funcionários sentem orgulho em fazer parte de uma escola que cresce com a cidade. Assim como Itajaí, o Victor Meirelles se desenvolve a passos largos. Muitos profissionais importantes iniciaram a vida escolar por aqui e hoje trabalham e vivem em nossa cidade. Que os bons ventos tragam sempre boas novas aos que fazem nossa escola melhorar e aos que fazem de Itajaí uma cidade especial, aventureira e promissora.

Planetário digital: Conhecimento, emoção e lazer na Vila

Karoline Zermiani e Adassa Gabriela

Neste final de semana, Itajaí tem como atração a abertura do evento “Aventura pelos mares do mundo”, que envolve a Marejada, festival de Música, regata Jacques Vabre, feira de negócios e outros. Muitas novidades foram apresentadas ao público, dentre as quais destacamos o planetário, localizado bem em frente ao espaço da vila da regata.

O espaço tem forma de esfera, onde são projetadas imagens com as configurações do céu: a posição das estrelas, do sol, da lua, dos planetas e outros. Nosso país tem vários planetários, mas este é o único do Brasil que possui um projetor diferenciado dos convencionais.

Além de projetar constelações e fenômenos do céu, é possível também apreciar outras imagens como um mergulho no universo do corpo humano ou, ainda, o surgimento de uma floresta.

A equipe do Aprendiz de Marinheiro conversou com Francisco de Assis Dias, engenheiro eletricista e suporte técnico da Iperlab, empresa que instalou o planetário. Ele explicou que o espaço interno tem um diâmetro de oito metros.

“São 40 lugares, e a transmissão é em 180º na vertical e 360º na horizontal. Tem sistema de imagem full HD, que pode projetar uma viagem pelo espaço e planetas. Durante a regata, serão transmitidos dois filmes da área de astronomia: Palco Celeste e Filhos do Sol. Outros dois na área de biologia e meio ambiente: Água e a Mata e Banquete para os Sentidos” explica o Francisco Dias.

O software faz simulação dos planetas como se fosse em tempo real. Pode acelerar e voltar o tempo, 100 anos atrás, 100 pra frente. O Brasil tem mais de 30 planetários. O planetário pode ser fixo, como no caso de Itajaí, ou móvel, com domos infláveis.

De acordo com o presidente do comitê organizador da regata, engenheiro Amílcar Gazaniga, este modelo de planetário só é construído em concreto, uma tecnologia alemã, com o custo entre 7 a 9 bilhões de reais; o investimento, então, seria muito caro. “Os americanos desenvolveram uma tecnologia intermediária, feita com lã de vidro em aço, que foi importada do Peru para ser instalado aqui” informou Amílcar.

O planetário ficará na cidade para ser utilizado por escolas para auxiliar nas pesquisas e estudos.

Aprendizes participam do lançamento da Jacques Vabre

No dia 14 de novembro, 10 alunos do Victor Meirelles membros da equipe do Aprendiz de Marinheiro visitaram os toques finais da preparação para evento “Aventura pelos Mares do Mundo”, que começou dia 16 de novembro e vai até 1º de dezembro.

“Quando ficamos sabendo do convite para visitar os preparativos finais da regata e escrever sobre as atrações, ficamos ansiosos,” conta a estudante Valeria Veiga. “Quando chegamos ao local, acabamos participando de uma coletiva de imprensa onde estavam presentes os organizadores da regata em, de Itajaí, e também o organizador geral, o francês Thierry Vernhes.

De acordo com o francês, ele está muito satisfeito com a estrutura da vila e tem certeza de que será uma linda festa. Thierry já tinha vindo ao Brasil na época da Volvo Ocean Race e já estava de olho em como seria a organização em Itajaí. Gostou do que viu e sugeriu nossa cidade como anfitriã desta edição da regata.

Finalizações e acabamentos para a grande festa

Logo após a coletiva, fomos visitar o local para ver como estava ficando o espaço para receber todos os visitantes deste evento e os inúmeros barcos que irão chegar aos próximos dias. Visitamos o espaço gastronômico, onde as cozinhas já estavam montadas e devidamente higienizadas para servir os pratos.

Uma das áreas da Vila que vai levar um pouco mais de tempo para ser finalizada é a área de atração dos barcos. No píer construído para os barcos da Volvo Ocean Race, ficarão 10 embarcações. As demais ficarão numa área ao lado do centreventos, nas águas do Saco da Fazenda.

Um mundo desconhecido dentro de uma esfera

Entrevista realizada com os professores de Geografia do Victor Meirelles, Nilza Wagner e Cláudio Canceler.

Aprendiz de Marinheiro: Qual o benefício que o planetário irá trazer para a cidade de Itajaí ?

Claudio: Para os alunos será excelente, porque sabemos que a geografia é uma ciência, pois ela estuda o planeta, o mundo em que vivemos, e o convívio entre as pessoas.

Os alunos poderão ter uma aula diferenciada, e isso, com certeza, vale mais que um quadro com matéria. Eu, como professor, prefiro uma aula expositiva, mostrando exemplos, do que apenas copiando em uma sala fechada.

Aprendiz de Marinheiro: O planetário vai beneficiar os estudos em geografia e ciências?

Nilza: Vai ser muito benéfico, principalmente aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio, que trabalham o universo. Tudo o que eles vão explicar ali é conteúdo de primeiro ano, então vai ter muito bom.

Aprendiz de Marinheiro: Você já esteve em um planetário antes? Qual a sensação de estar lá dentro?

Nilza: É a sensação de que você está no espaço, em um nave espacial. Você está flutuando, é muito bom, bem diferente dessa coisa abstrata do livro ou da televisão. É a realidade mesmo, pois você está lá dentro daquele teto em formato de esfera.

Aprendiz de Marinheiro: Em sua opinião, a infraestrutura de Itajaí suporta essa grande quantidade de barcos e de pessoas?

Claudio: Sim, pois um evento desta envergadura exige um bom suporte, até por que se não eles não viriam. A Volvo Ocean Race, alguns anos atrás, no Rio de Janeiro, não tinha público, pois eles não valorizavam o evento. Aqui, na região Sul, é uma novidade, por isso vai ter muitos turistas e todo mundo quer conhecer. Itajaí suporta sim este público.

Aprendiz de Marinheiro: Quais os benefícios que o evento irá trazer para a nossa cidade ?

Claudio: Vai agregar na economia e ao turismo... Com isso, vai aumentar o movimento nos hotéis. Os pratos típicos serão apreciados por todos e irá valorizar muito a cidade. Com isso Itajaí vai entrar na rota de turismo internacional. Itajaí vai aparecer no mundo todo!

De mar em mar, a velejar…

Para você que ainda não sabe, Itajaí será o ponto de chegada de uma das maiores regatas transatlânticas do mundo: a Transat Jacques Vabre. Conhecida como Rota do Café, a regata já partiu da França, em Le Havre, no dia 5 de novembro. Mais de 45 embarcações estão percorrendo as mais de 5395 milhas náuticas até a chegada em Itajaí. O evento ainda vai contar com uma extensa programação cultural e de entretenimento. Muitas pessoas já confirmaram presença neste evento que será muito importante para nossa cidade.

O oceano ruge. É frio e úmido a bordo. “O vento soprava a 30 nós. Mas parecia que eram 40 nós, tamanha a força” narra Fabrice Amedeo, capitão do CLASS40 SNCF Geodis. Não deve ser nada fácil para os competidores enfrentar esse tipo de condição adversa que surge no caminho!

Tempestades e emergências em alto-mar

Mas até mesmo com o mar calmo, alguns veleiros foram obrigados a buscar um porto para fazer reparos de emergência e continuar a viagem de quase 10 mil quilômetros até Itajaí. Nos cinco dias de travessia, as equipes escolheram pequenos estaleiros em locais estratégicos, como Brest (França), ilha da Madeira (Portugal), La Coruña (Espanha), Lisboa (Portugal), Lorient (França), Peniche (Portugal) e Roscoff (França).

Como nem tudo funciona perfeitamente, um dos veleiros líderes da regata, na categoria Classe 40, o GDF SUEZ, perdeu um pouco de tempo na costa espanhola para trocar os cataventos. O veleiro 11th Hour Racing voltou a Brest, no litoral francês, com uma das velas danificadas. O barco espanhol Tales de Santander 2014 não escapou de um pit stop às pressas para solucionar um problema estrutural. A equipe estava no pelotão de frente da Classe 40 e pode ter a regata comprometida.

Mudança de planos e rumos

Na madrugada de segunda-feira, 11 de novembro, a equipe do BET 1128, que disputa a Transat Jacques Vabre também na Classe 40, foi obrigada a mudar o rumo por um problema na vela de proa.

Durante todo o dia 11 de novembro, a organização recebeu vários comunicados das equipes no meio do oceano. O que mais chamou a atenção de todos foi o Arkema, barco da classe Multi50. O trimarã capotou na costa portuguesa e está sendo rebocado. Por rádio via-satélite, o velejador Mayeul Riffet explicou que o acidente ocorreu de maneira muito rápida, não dando tempo para reação.

Mas isso não os desanima! Três pit stops já foram anunciados: Fantastica, Matouba e Solidariedade em Platoon. Vamos esperar com grande prazer em nossa cidade esses velejadores que não desistem, apesar de todos o obstáculos.

Equipe de redatores e apoiadores desta edição

Bruno Hirsch, 15 anos

André Martins, 14 anos

Gabriela Fernanda Crispim, 14 anos

Fernando André Rosa, 16 anos

Juana Luisa Santoni, 16 anos

Ana Karoline Ferreto Gardini, 16 anos

Yasmin Camila Kangerski, 16 anos

Jéssica Zimmermann, 16 anos

Adassa Gabriela, 15 anos

Karoline Zermiani, 15 anos

Valéria Veiga, 15 anos

Aline Brem, 15 anos




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Entre em contato com a redação ❯
WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.17.159.48

Últimas notícias

Samuel Heusi e Schmithausen têm trechos bloqueados

ITAJAÍ

Samuel Heusi e Schmithausen têm trechos bloqueados

Empresários de sucesso da região compartilham desafios no PIB Connect

PIB Education

Empresários de sucesso da região compartilham desafios no PIB Connect

Universidades estão oferecendo cursos online e gratuitos; veja oportunidades

OPORTUNIDADE

Universidades estão oferecendo cursos online e gratuitos; veja oportunidades

Pré-candidato levou surra na Festa dos Amigos

PENHA

Pré-candidato levou surra na Festa dos Amigos

Brusque visita o lanterna Guarani buscando sair do Z4

Série B

Brusque visita o lanterna Guarani buscando sair do Z4

Clóvis Jr. é confirmado candidato a prefeito de Itapema pelo PSD

ITAPEMA

Clóvis Jr. é confirmado candidato a prefeito de Itapema pelo PSD

Vôlei e basquete masculinos estreiam neste sábado nas Olimpíadas de Paris

Agora é pra valer!

Vôlei e basquete masculinos estreiam neste sábado nas Olimpíadas de Paris

Marcílio empresta o zagueiro Luan para o Caxias

Futebol

Marcílio empresta o zagueiro Luan para o Caxias

Denúncia questiona contratação de agentes de trânsito para a Guarda Municipal

ITAPEMA

Denúncia questiona contratação de agentes de trânsito para a Guarda Municipal

Programa contra diabetes de Itajaí diminuiu atendimento por falta de pessoal

SAÚDE

Programa contra diabetes de Itajaí diminuiu atendimento por falta de pessoal



Colunistas

Os noivos

Jackie Rosa

Os noivos

Dublê de vampiro é pura simpatia

JotaCê

Dublê de vampiro é pura simpatia

Atentados ao patrimônio histórico

Coluna Fato&Comentário

Atentados ao patrimônio histórico

Os desafios da presidente do TRE-SC nas eleições 2024

Coluna Acontece SC

Os desafios da presidente do TRE-SC nas eleições 2024

“Crescendo Juntas”

Via Streaming

“Crescendo Juntas”

Coluna Esplanada

Que Paes é esse?

Sobre os “monstros” em cada um de nós

Ideal Mente

Sobre os “monstros” em cada um de nós

Cauã no Estaleiro

Gente & Notícia

Cauã no Estaleiro

Os 5 melhores ativos para investir em inteligência artificial (IA)

Diário do Investidor

Os 5 melhores ativos para investir em inteligência artificial (IA)

Márcio Coelho apresentado

Show de Bola

Márcio Coelho apresentado

De parar o trânsito!

Foto do Dia

De parar o trânsito!

Coluna Exitus na Política

Musical e efeito para todos

Priscila Meireles em rede nacional, terreno gigante à leilão: os destaques do DIARINHO nas redes

Na Rede

Priscila Meireles em rede nacional, terreno gigante à leilão: os destaques do DIARINHO nas redes

Lençóis Maranhenses

Coluna do Ton

Lençóis Maranhenses

Direito na mão

Aposentadoria pelo pedágio de 50% e 100%: como funciona?

Tema: pedir aumento de salário, dicas para um assunto delicado

Mundo Corporativo

Tema: pedir aumento de salário, dicas para um assunto delicado

Histórias que eu conto

Colégio Catarinense 7 – final

Artigos

Nos 164 anos de Itajaí, as pontes são para o futuro



TV DIARINHO






Especiais

Programa de bônus especial para jogadores regulares no Pin Up Casino

CASSINO

Programa de bônus especial para jogadores regulares no Pin Up Casino

Steven Levitsky: “O atentado contra Trump vai ter menos impacto que a facada em Bolsonaro”

ESTADOS UNIDOS

Steven Levitsky: “O atentado contra Trump vai ter menos impacto que a facada em Bolsonaro”

Por que Balneário Camboriú é a preferida para férias em família?

turismo

Por que Balneário Camboriú é a preferida para férias em família?

 Barra é uma joia do outro lado do rio Camboriú

paraíso

Barra é uma joia do outro lado do rio Camboriú

BC está na rota do turismo que mais fatura no mundo

TODAS AS CORES

BC está na rota do turismo que mais fatura no mundo



Blogs

Maré Vermelha

Blog do JC

Maré Vermelha

 A cafonice do uniforme do Brasil

Blog da Jackie

A cafonice do uniforme do Brasil

Brasileiro de Oceano será decidido na sexta-feira; Pangea de Floripa favorito ao bi na RGS

A bordo do esporte

Brasileiro de Oceano será decidido na sexta-feira; Pangea de Floripa favorito ao bi na RGS

Como higienizar seu alimento!?

Blog da Ale Francoise

Como higienizar seu alimento!?

Arquiteta Jordana Battisti, de Balneário Camboriú, apresenta o Café Bistrô Chá da Alice na CASACOR/SC - Itapema

Blog do Ton

Arquiteta Jordana Battisti, de Balneário Camboriú, apresenta o Café Bistrô Chá da Alice na CASACOR/SC - Itapema

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

"O custo de Balneário Camboriú é muito alto, porque tem o metro quadrado mais caro do país. Os serviços públicos têm que ser referência”

André Meirinho (PP)

"O custo de Balneário Camboriú é muito alto, porque tem o metro quadrado mais caro do país. Os serviços públicos têm que ser referência”

"O PL continua sendo o nosso vice, mas eu preciso acertar esse detalhe com o governador”

Liba Fronza

"O PL continua sendo o nosso vice, mas eu preciso acertar esse detalhe com o governador”

"Hoje nós não temos um litro de esgoto tratado em Navegantes”

Rogério Tomaz Corrêa

"Hoje nós não temos um litro de esgoto tratado em Navegantes”

"Nós já éramos PL antes do Bolsonaro entrar no PL. Nós não somos aproveitadores que entramos agora”

Carlos Humberto

"Nós já éramos PL antes do Bolsonaro entrar no PL. Nós não somos aproveitadores que entramos agora”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação