A sede dos vermelhinhos vai ser erguida num terreno de 2,2 mil metros quadrados na avenida do Estado Dalmo Vieira, esquina com a rua 904. O pedaço de chão pertence ao grupo Imperatriz, que aceitou doar uma pequena fatia do lote de mais de 40 mil m² aos bombeiros. Como contrapartida, pediu que a prefa liberasse a construção de um prédio com 15 andares, quando o permitido na área são apenas oito.
Continua depois da publicidade
O projeto foi e voltou da casa do povo algumas vezes, passou por audiência pública, por análise do Ministério Público (MP), e acabou sendo aprovado no final de 2012, quando a prefa teve que elaborar um novo texto.
De acordo com o secretário de Articulação de Balneário Camboriú, Marcelo Achutti, uma nova matrícula do terreno está sendo elaborada pelo cartório de registro de imóveis para, só então, a empresa poder passar o terreno para o município. Quando a papelada estiver pronta a prefa vai poder doar oficialmente o local pros vermelhinhos.
Continua depois da publicidade
Existe todo um trâmite burocrático e legal que precisa ser respeitado, mas estamos cobrando pra que o cartório faça tudo o mais rápido possível, discursa Achutti. Ele acredita que em dois meses o terreno já vai estar nas mãos dos bombeiros.
A notícia soa como música nos ouvidos do coronel Povoas. Ele não vê a hora de transferir o quartel pra uma base que atenda às necessidades do município. Hoje, segundo ele, o atual quartel, em frente à Quarta avenida, está mais pra quebra-galho e não tem estrutura pra atender a demanda. Hoje, onde a sede está, é muito complicado. É pequena e obsoleta, por isso precisamos renovar a frota, mas não há espaço, resmunga. Segundo o coronel, o batalhão não tem condições de alojar mais de 20 soldados, por pura falta de espaço.
Mesmo se a licitação for lançada em janeiro, como espera o coronel, a nova sede da corporação só deve ficar pronta em dois anos. Mas vai ser uma obra que a cidade não vai se preocupar pelos próximos 30 anos, comemora. Nesta semana, a prefa renovou o contrato de aluguel da sede antiga por mais um ano. Pra manter os vermelhinhos no quartel mequetrefe, o município torra R$ 5.200 todo o mês
Nova sede no bairro São Judas
Outra novidade comemorada pelo comandante dos vermelhinhos é a construção de uma base avançada no bairro São Judas Tadeu. Pra atender os bairros da região sul, vamos levar o serviço do corpo de Bombeiros a uma população de cerca de 20 mil habitantes, comemora.
O terreno tem cerca de mil metros quadrados e fica na rua Maria Mansoto, bem perto do pronto-atendimento da Barra. Segundo Povoas, a unidade é simples e deve abrigar, no máximo, seis bombeiros. A prioridade é equipá-la com uma ambulância, mas no futuro também deve ter um caminhão de combate a incêndio e uma viatura de resgate. Hoje, o nosso tempo de resposta pras ocorrências daquela região é alto, porque a locomoção até lá é difícil, explica.
Continua depois da publicidade
Depois que os bombeiros entregarem a documentação exigida, a prefa vai encaminhar pra casa do povo o pedido de cessão de uso do terreno. Só depois que os vereadores aprovarem é que a construção da base avançada poderá ser iniciada. A expectativa é começar a obra no ano que vem, acredita.