Uma escola sustentável e comprometida com o meio ambiente. Foi com esse perfil que escolas peixeiras venceram o concurso Escola + Sustentável. Os ganhadores foram conhecidos na tarde de ontem no evento Aventura pelos Mares do Mundo.
Com o objetivo de motivar a implantação de práticas sustentáveis no ambiente escolar, o concurso contou com a participação de 47 colégios, divididos nas categorias escola municipal, estadual e particular ...
Com o objetivo de motivar a implantação de práticas sustentáveis no ambiente escolar, o concurso contou com a participação de 47 colégios, divididos nas categorias escola municipal, estadual e particular. Venceram a competição e levaram pra casa um notebook e um data show as escolas que mais promoveram o engajamento da comunidade e que foram mais eficientes na promoção de ações sustentáveis.
Em primeiro lugar na categoria particular ficou o colégio Unificado, seguido do Salesiano e Fayal. Na estadual, levou o prêmio a escola Paulo Bauer, com o projeto Germinando Ideias. Em segundo, ficou a escola Elizabeth Konder Reis. Já entre as municipais ganhou o colégio Martinho Gervasi, com o projeto Comunidades sustentáveis igual a escolas sustentáveis. Em segundo ficou a escola Prof. Judith Duarte de Oliveira, seguida do centro Jacy Dias Ramos.
Mesmo com a alta competitividade na categoria municipal, os vencedores estavam confiantes. Acho que nós merecemos ganhar, porque trabalhamos desde 2005 com projetos sustentáveis, desenvolvidos por alunos que tentam mobilizar a comunidade e sensibilizar o poder público em relação ao assunto, afirma Eliane Steuck, diretora da escola vencedora.
A premiação também animou os participantes dos grupos. Acho que o projeto é importante como um todo. Não fizemos as ações só para ganhar o prêmio, mas sim para sermos mais sustentáveis. O trabalho continua, afirma Francisco Amorin, 17 anos, integrante da equipe vencedora na categoria estadual.
Durante a premiação, o velejador irlandês Damian Foxall, segundo lugar na classe MOD70 da regata Transat Jacques Vabre, contou ao público suas aventuras pelos mares e mostrou os projetos ecológicos de que faz parte em diferentes países.
Vila da Sustentabilidade
O concurso faz parte do plano de sustentabilidade do evento Aventura pelos Mares do Mundo e começou em julho deste ano, com o lançamento do concurso e a participação dos organizadores no mutirão Limpando o mundo.
Localizada no segundo piso do Centreventos, a Vila da Sustentabilidade é uma verdadeira aula sobre o meio ambiente. O espaço foi construído com materiais recicláveis e utiliza energia eólica, fornecida por um gerador instalado na lateral do pavilhão. Oficinas de educação ambiental também são oferecidas por parceiros do evento. Os organizadores calculam que cerca de 1,3 mil crianças passaram por dia no espaço.
A sustentabilidade também se espalha por todo o evento. Lixeiras para a coleta seletiva foram espalhadas por toda a Vila da Regata. Além disso, os resíduos do evento estão sendo separados e reciclados em uma central de reciclagem montada nos fundos do pavilhão. No final da festa, todo o material recuperado será doado a uma cooperativa.