A programação peixeira começa ao meio-dia, quando a Vila será aberta. Logo na entrada cada pessoa vai ganhar um chocolate, diz o coordenador do comitê organizador do evento, Amílcar Gazaniga, que espera mais de 30 mil pessoas no penúltimo dia da festa. A programação começa com a apresentação da banda marcial de Tijucas ao meio-dia, largada da Regata dos 50 anos de Piçarras às 14h, premiação da competição às 18h, e entrega dos prêmios: um carro e duas viagens pra Europa, aos vencedores do sorteio entre os VIPs Solidários.
O clima de Natal tomará conta da festa a partir das 20h, quando começa a apresentação da banda Guarani, que leva o cortejo de Natal até o píer. Às 20h30 está programada a chegada do veleiro com o Papai Noel e a banda de Natal. Segundo Gazaniga, o Bom Velhinho sai do barco e vai percorrer as ruas da Vila, seguido por um cortejo de mais de 50 alegorias iluminadas.
À medida em que eles forem passando, as luzes da Vila serão apagadas, porque as roupas dos personagens, dos duendes, fadas e soldadinhos de chumbo são especiais, iluminadas, explica. Depois uma artista da cidade vai ler uma mensagem de Natal, e um show de fogos de artifício vai encerrar o festerê. Aí recomeçam os shows musicais, conta.
Os portões da Vila da Regata fecham às 22h e reabrem no domingo às 12h pro último dia do evento. De acordo com Gazaniga, a festa estava marcada pra terminar às 18h, mas com a previsão de chegada de mais oito barcos, o evento será mantido até às 22h.
Atração chinesa na Vila da Regata
Um clima oriental e olhinhos puxados vão tomar conta da Vila da Regata no domingo. Isso porque, em homenagem à família Schürmann, que iniciará a Expedição Oriente em fevereiro, um grupo chinês vai oferecer diversas atividades pro povão, tudo na faixa. A partir das 14h os visitantes poderão levar pra casa uma pintura chinesa em papel. Pode ser um desenho ou um ideograma, como o nome escrito naqueles símbolos chineses. Os orientais também vão preparar artefatos em bambu pra presentear o povão.
Às 16h tá marcado pra rolar a dança do leão chinês. Na apresentação típica, os participantes vestem uma fantasia colorida do animal e imitam os movimentos de um leão. As atrações rolam até às 17h. De acordo com o secretário de Turismo de Itajaí, Agnaldo Hilton do Santos, só foi possível trazer o grupo graças a uma parceria com o consulado chinês no Brasil. Segundo o abobrão, o cônsul deve pintar por Itajaí no domingo pra conferir a festa.
Na Maravilha do Atlântico ele chega de trenó motorizado
Em Balneário Camboriú a Vila Encantada de Natal vai ser aberta às 20h30 deste sábado, na praça Higino Pio. O Bom Velhinho chega nesse horário pra alegria da pirralhada. Antes de chegar na praça, o Papai Noel vai sair às 19h50 da Fábrica de Brinquedos, na Barra Sul, e vai percorrer a avenida Atlântica em um trenó motorizado.
Além de ter a casa do barbudinho e a garagem do trenó, a Vila Encantada conta com a casa dos gnomos, o presépio e a Árvore Falante, que dá dicas de como proteger o meio ambiente.
Todo o oba-oba faz parte da 5ª edição do projeto Brilhos de Natal, que foi tocado pela câmara de Dirigentes Logistas (CDL) com grana da prefa e da iniciativa privada.
Ao todo foram gastos cerca de R$ 1,2 milhão só com decoração de Natal. Os enfeites vão desde luzes espalhadas pelo município, Papai Noel gigante, a Fábrica de Brinquedos, Noéis surfistas no calçadão da Central e a Vila Encantada, que vai ser inaugurada no sábado.
O bagrão do Turismo, Ademar Schneider, diz que essa é a inauguração mais esperada. Ele estima que cerca de duas mil pessoas compareçam na praça pra ver o Bom Velhinho de perto.
Estamos incrementando e melhorando esse investimento a cada ano, porque isso provou que influencia na movimentação turística. Acaba deixando a cidade num clima especial e fomenta a vinda de pessoas pra cá, discursa.
O Papai Noel da Maravilha do Atlântico vai bater ponto na praça a partir das 20h todo santo dia, até 24 de dezembro, véspera de Natal.