O sorteio dos grupos da copa do Mundo de 2014 só acontece na sexta-feira, mas os dias que antecedem o evento que vai acontecer na Costa do Sauípe, na Bahia, também prometem ser quentes. Em pauta, além do sorteio, estão outros assuntos importantes, como o Itaquerão e os horários dos jogos.
Continua depois da publicidade
O futuro estádio do Corinthians, que vai abrigar o jogo de abertura da copa, teve um acidente na última quarta-feira. Por conta disso, a estimativa do Timão é que o estádio, que deveria ser concluído ...
O futuro estádio do Corinthians, que vai abrigar o jogo de abertura da copa, teve um acidente na última quarta-feira. Por conta disso, a estimativa do Timão é que o estádio, que deveria ser concluído no final deste mês, seja entregue no final de janeiro ou início de fevereiro. A Fifa, que diz não ter um plano B para a abertura, aceitará o atraso. O assunto Itaquerão já está sendo discutido pelos grandões da entidade.
Continua depois da publicidade
Ainda nesta semana, dirigentes da Fifa vão conversar também sobre os horários dos jogos. A entidade pode reconsiderar sua decisão de realizar alguns jogos da copa do Mundo no começo da tarde em cidades quentes, como já indicou o presidente Joseph Blatter.
Na sexta-feira, Rinaldo Martorelli, presidente da Fenapaf (federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol) e vice-presidente do FIFPro (Sindicato Mundial de Atletas), entregou à Fifa um documento elaborado pela entidade brasileira que mostra a preocupação com os horários dos jogos. O estudo traz um embasamento científico sobre a temperatura corporal dos atletas quando expostos a altas temperaturas. Esperamos uma posição para discutirmos o problema sem a necessidade de recorrer a uma ação judicial, coisa que ainda não descartamos, disse Martorelli na ocasião. A temperatura máxima em Manaus, por exemplo, na época do Mundial, chega a 31º C.
Continua depois da publicidade
Ainda nas reuniões da Fifa, será definida a divisão dos potes no sorteio das 24 seleções que não são cabeças de chave no torneio. A entidade já explicou que a distribuição será feita de acordo com critérios esportivos e geográficos (não pode haver dois africanos no mesmo grupo, por exemplo). O sorteio já tem os oito cabeças de chave definidos de acordo com o ranking da Fifa: Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica, Uruguai e Suíça, além do Brasil, que é o país sede.