Itajaí

Vantagens pra economia esbarram em problemas ambientais

Danos decorrentes da obrona da nova bacia de evolução foram conhecidos ontem à noite, em uma audiência pública na city peixeira

Sacrificar o meio ambiente para o crescimento econômico da cidade. Em poucas palavras, essa é a síntese do que se pretende com a implantação da nova bacia de evolução no Saco da Fazenda, em Itajaí. Os impactos do novo empreendimento foram apresentados ontem à noite, na audiência pública da reestruturação do canal de acesso ao complexo portuário do rio Itajaí-açu. Agora, cabe aos técnicos da fundação do Meio Ambiente (Fatma) decidir se o sacrifício vale a pena.

Cerca de 200 pessoas participaram da apresentação do resumo do estudo de impacto ambiental para a implantação da nova bacia, que vai exigir o reposicionamento do molhe Norte, em Navega, a dragagem ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Cerca de 200 pessoas participaram da apresentação do resumo do estudo de impacto ambiental para a implantação da nova bacia, que vai exigir o reposicionamento do molhe Norte, em Navega, a dragagem do canal e a adequação da sinalização náutica. Com essas mudanças, a largura da bacia para manobra no Saco da Fazenda vai ter 530 metros. Assim, o porto de Itajaí seria o primeiro do Brasil capaz de receber embarcações com até 400 metros de comprimento. Atualmente, os novos navios são fabricados com até 366 metros.

Continua depois da publicidade

O estudo de impacto ambiental foi elaborado pela empresa Acquaplan e custou cerca de R$ 4 milhões. Como ponto positivo, o papéli destaca o fortalecimento da atividade portuária, a redução do índice de desemprego, aumento da renda per capita, do fluxo de capital e da segurança de navegação. Pra botar pressão, a associação Comercial e Industrial de Itajaí estava presente com cartazes, nos quais se liam apelos como “O futuro do nosso município depende da bacia de evolução” e “Bacia de evolução, nossa sobrevivência”.

Já nos aspectos negativos, a lista é gigantesca. Durante a fase de instalação da nova bacia, o estudo aponta para possível contaminação do solo, das águas subterrâneas e das águas do Itajaí-açu. Ainda ficou diagnosticada a perturbação dos organismos aquáticos, aumento da turbidez das águas e das vibrações do solo, degradação da paisagem e vias públicas, além de danos estruturais em edificações. Até mesmo os surfistas e frequentadores do molhe Norte, em Navega, poderão sofrer com o empreendimento, sem falar dos pescadores artesanais.

Durante a fase de operação da bacia, mais uma montoeira de perrengues devem rolar, como erosão no talude do canal e nas margens do rio, redução da produtividade biológica do Saco da Fazenda e aumento da incidência de ondas.

De acordo com a diretora de licenciamentos da Fatma, Ivana Becker, não há uma previsão para o órgão sinalizar uma posição sobre a obrona e liberar as licenças ambientais. Neste momento, os técnicos avaliam o estudo de impacto. No entanto, o morador de Itajaí, Orlando Borges, 65 anos, diz logo de cara que é contra. Pra ele, o Saco da Fazenda deveria ficar só pros pescadores. “Tem muita gente que só vive disso. Eu tô aqui, na beira do rio, há 50 anos e sei como os pescadores artesanais vão ser prejudicados”, comenta.

Já pro morador de Navega, Idelberto Luciano dos Santos, 42, tanto faz, desde que as 14 famílias que serão afetadas não fiquem desamparadas. Ele foi até a audiência pública pra tentar entender melhor como vão funcionar as obras.

Movimentação em alta

A movimentação aumentou, mas as atracações no porto peixeiro caíram nos 11 primeiros meses de 2013. O avanço na movimentação de contêineres foi de 8%, comparado com o mesmo período do ano passado. Apesar do saldo positivo, a superintendência do Porto teme o futuro do complexo Portuário de Itajaí e da atividade na região. A preocupação é justamente com a redução no número de escalas, já que os barcos estão cada vez maiores e o complexo não comporta esses barcões. Por isso, a defesa é a que a nova bacia de evolução vai resolver de uma vez por todas este problema.

Atualmente, só navios com até 304 metros conseguem entrar. “Caso essas obras não sejam realizadas, o complexo vai perder navios para outros portos, e as consequências são imprevisíveis para a economia de Itajaí, Navegantes e Santa Catarina”, reforça o superintendente do porto de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos.

Continua depois da publicidade



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.221


TV DIARINHO


🚧 TÚNEL AVANÇA | Depois de anos só no papel, o projeto do túnel entre Itajaí e Navegantes está em vias ...



Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Blogs

Peptídeos: o que são, para que servem e por que estão mudando a forma de cuidar da saúde

Espaço Saúde

Peptídeos: o que são, para que servem e por que estão mudando a forma de cuidar da saúde

Cardiograma — quando o poema pulsa

VersoLuz

Cardiograma — quando o poema pulsa

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club

Blog do Ton

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club

Sobrinho do governador de SC é nomeado secretário de Segurança

Blog do JC

Sobrinho do governador de SC é nomeado secretário de Segurança



Diz aí

“O hospital foi feito para atender 120 mil, 100 mil habitantes e hoje ele atende num raio de um milhão, um milhão e meio de pessoas”

Diz aí, Juliana!

“O hospital foi feito para atender 120 mil, 100 mil habitantes e hoje ele atende num raio de um milhão, um milhão e meio de pessoas”

"O que esses quatro vereadores a mais vão proporcionar para os habitantes de Itajaí?”

Diz aí, Bento!

"O que esses quatro vereadores a mais vão proporcionar para os habitantes de Itajaí?”

"Todo mundo sabe que Itajaí sofre uma crise hídrica"

Diz aí, Robison!

"Todo mundo sabe que Itajaí sofre uma crise hídrica"

"Fizemos contato com a defesa e estamos discutindo a apresentação [dela]”

Diz aí, delegado Roney

"Fizemos contato com a defesa e estamos discutindo a apresentação [dela]”

"Eu não concordo que o Jorginho está eleito"

Diz aí, Afrânio!

"Eu não concordo que o Jorginho está eleito"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.