Itajaí

2014 chegou. E agora?

É sempre emocionante assistir à mudança no calendário. Tolos iludidos que somos, acreditamos piamente que a noite de hoje será mágica. Não existe nenhum indício concreto, palpável ou cientificamente verificável que demonstre que a noite de hoje é (ou será) diferente das trezentas e tantas que a antecederam, mas nós colocaremos nossa roupinha branca, beberemos espumante em ridículas taças “flüte” à beira mar, pularemos sete ondinhas, beijaremos e abraçaremos entes queridos e estranhos e, já na madrugada alta, dormiremos bêbados e felizes, certos que amanhã tudo será diferente... e melhor!

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Continua depois da publicidade

Não pretendo desiludi-los. Depois de uma semana em que vivemos a emoção de receber presentes do Papai Noel, esperar que amanhã tudo esteja diferente faz todo o sentido.

Mas não custa dar uma espiada no que nos aguarda neste novo ano.

ELEIÇÕES

Ano eleitoral, apesar das diferenças, é tudo igual. Gente que a gente nunca teve o prazer de encontrar, quando nos encontra nos trata como se fossemos seus maiores amigos. E, de certa forma, somos mesmo.

O eleitor garante, ao eleito, excelente salário, inúmeros benefícios adicionais, possibilidade de empregar todos os parentes e ainda, dependendo do nível de canalhice de cada um, acesso a negociatas que fariam corar os Irmãos Metralha.

Continua depois da publicidade

E o que o eleito garante ao eleitor? Nada. Isto é um fato comprovado ao longo de muitas décadas de campanhas eleitorais: a grande maioria do que é prometido, não é cumprido. Muitas vezes prometem uma coisa e entregam outra. Deveriam obedecer às vontades do eleitor que representam (afinal, trata-se de uma democracia representativa, pois não?), mas facilmente mudam de patrão. E passam a representar quem lhes permite acesso a verbas públicas, esquecendo quem os elegeu.

Continua depois da publicidade

Mas o pior de tudo, em anos eleitorais, é aquele rame-rame chato: “votem com consciência, votem limpo!” Como se o eleitor pudesse adivinhar o canalha que se esconde atrás de sorrisos cheios de implantes de porcelana. Como se o pobre do eleitor fosse capaz de fazer o que a Justiça não conseguiu, que é identificar os bandidos que se candidatam para roubar mais, melhor e com imunidade parlamentar.

COPA DO MUNDO

Continua depois da publicidade

Não somos conhecidos pelo capricho com que planejamos e executamos nossas obras de infraestrutura. Também nunca fomos famosos pela qualidade de nossos estádios. Mas, se tem uma coisa que o mundo reconhece, é que a cartolagem do futebol brasileiro tem as mesmas qualidades da cartolagem da Fifa.

Não foi à toa que o cartola-mor, João Havelange, foi presidente da Fifa. Tinha know-how, tinha expertise, tinha suficiente estofo moral para implantar, em nível planetário, a... vá lá, “estrutura” que montou aqui.

E nem precisamos estudar muito a fundo a história da CBF. Basta olhar para a Federação Catarinense de Futebol, que fica aqui pertinho, para vermos o nível da coisa. Evidentemente, os ganhadores da Copa do Mundo no Brasil já estão definidos e escolhidos. Não não estou falando dos times, porque nesse jogo alto e pesado, futebol é apenas um detalhe. Os ganhadores serão, como nas copas anteriores, a Fifa e seus parceiros queridos (como a CBF).

E também farão parte da grande festa alguns poucos, que foram escolhidos pela bondosa deusa Fortuna (apelido do casamento entre a Fifa e o governo), para lucrar um pouquinho com as obras, reobras e reformas, com seus aditivos miraculosos e fiscalização soft.

E, daqui a dois anos, teremos as Olimpíadas, outro evento gerador de riqueza e poder (para quem estiver no lugar certo, na hora certa e com o nível de escrúpulos suficientemente baixo). A vida é bela.

CORRUPÇÃO

Nem precisava ter um capítulo só para este tema, porque tudo o que falamos até agora tem, como pano de fundo e também cobrindo o que precisa ser feito por baixo dos panos, essa nossa velha conhecida.

A corrupção faz parte da vida nacional. E não são corruptos apenas os que roubam grandes quantias usando para isso os cargos para os quais foram eleitos. Nem os que compram servidores e agentes públicos como se estivessem em supermercados de almas penadas, para favorecer seus negócios e seus... vá lá, “empreendimentos”.

Nós todos, que praticamos o esporte nacional de roubar um pouquinho, mantemos e alimentamos o clima extremamente favorável para a corrupção generalizada. O mesmo sujeito que fica indignado com o mensalão (mineiro, paulista, furtacor, petista, qualquer um), vive procurando uma forma de “levar vantagem”. Rouba sinal da TV a cabo, para em vaga proibida, saqueia caminhão tombado, bota fita adesiva na placa do carro, ultrapassa pelo acostamento, fura a fila, não para na faixa de pedestres quando está trafegando, mas para na faixa (sobre ela) quando resolve estacionar. E assim por diante. A lista é longa.

E não se vê o menor sinal de que isso vá mudar. Ao contrário: a palavra de ordem parece ser, cada vez mais, “locupletemo-nos todos!”.

CARESTIA

Bem poucas coisas são mais baratas no Brasil do que nos demais países. Tudo aqui é, comparativamente, mais caro. Pra ajudar e facilitar, no apagar das luzes de 2013, o governo, esse nosso inimigo interno, aumentou de 0,38% para 6,38% a alíquota do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para quem viaja e compra no exterior, igualando o custo dos saques à vista ao dos feitos em cartão de crédito. Impotente (e sem o menor interesse) de fazer baixar os preços aqui e sem poder impedir os brasileiros de irem atrás de preços mais baixos, o governo de sábios do Luladilmismo encontrou uma saída simples, rápida e fácil. Que ainda melhora o caixa, coisa muito importante em ano eleitoral.

O resto? Ora, vocês sabem melhor que eu. As idas aos postos de gasolina e supermercados falam por si só. O novo ano trará grandes emoções.

FELIZ ANO NOVO!

Ranzinzices à parte, gostaria que esta noite fosse mesmo mágica e que 2014, para todos vocês, queridos leitores e leitoras, nascesse amanhã realmente novo e feliz. Ah, e que o DIARINHO, que agora em janeiro completa 35 anos, continue cada vez melhor.



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.56

Podcast

Fogo atinge armazém de cerveja em Itapema

Fogo atinge armazém de cerveja em Itapema

Publicado 24/12/2025 19:29



TV DIARINHO


🕘MINUTO DIARINHO🕒 🚨 CHAMAS E FUMAÇA EM ITAPEMA Um armazém de cerveja pegou fogo e mobilizou os bombeiros ...



Especiais

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

PLANO CLIMA

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Controle parental

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola

NA PORTA DA ESCOLA

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola



Blogs

O que fizeram com Santa Catarina

Blog do JC

O que fizeram com Santa Catarina

Rendição ao Mar — quando a fotografia transborda em palavras

VersoLuz

Rendição ao Mar — quando a fotografia transborda em palavras

Boa Saúde em Foco: Avanços e Desafios — Dezembro de 2025

Espaço Saúde

Boa Saúde em Foco: Avanços e Desafios — Dezembro de 2025

Unimed Litoral é a melhor do Brasil

Blog do Magru

Unimed Litoral é a melhor do Brasil



Diz aí

"O que esses quatro vereadores a mais vão proporcionar para os habitantes de Itajaí?”

Diz aí, Bento!

"O que esses quatro vereadores a mais vão proporcionar para os habitantes de Itajaí?”

"Todo mundo sabe que Itajaí sofre uma crise hídrica"

Diz aí, Robison!

"Todo mundo sabe que Itajaí sofre uma crise hídrica"

"Fizemos contato com a defesa e estamos discutindo a apresentação [dela]”

Diz aí, delegado Roney

"Fizemos contato com a defesa e estamos discutindo a apresentação [dela]”

"Eu não concordo que o Jorginho está eleito"

Diz aí, Afrânio!

"Eu não concordo que o Jorginho está eleito"

"A cultura da impunidade é um fator que incentiva o comportamento criminoso"

Diz aí, Araújo!

"A cultura da impunidade é um fator que incentiva o comportamento criminoso"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.