Itajaí

PM tá de zolho nas fuças dos assaltantes

Setor usa filmagens de comércios e residências para identificar os assaltantes que atacam na city peixeira

Filmagens feitas por câmeras de segurança de comércios, casas e das ruas de Itajaí estão ajudando a polícia Militar a reconhecer e prender assaltantes. De janeiro a setembro deste ano, 40 bandidos foram reconhecidos através das bisbilhoteiras. A identificação foi feita pelo setor que tem nome de loja de departamento, mas, na verdade, é comandado pela polícia Militar peixeira. A intenção é identificar assaltantes que aprontam na cidade. A ação do Pós-crime, garante a PM, tem feito os roubos diminuírem.

O setor foi criado em fevereiro de 2012, funciona em uma sala do batalhão peixeiro e tem dois policiais exclusivos para realizar o trabalho. Desde a criação, já investigou mais de 400 ocorrências ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

O setor foi criado em fevereiro de 2012, funciona em uma sala do batalhão peixeiro e tem dois policiais exclusivos para realizar o trabalho. Desde a criação, já investigou mais de 400 ocorrências.

Continua depois da publicidade

Os bandidos Josias Klock, suspeito de praticar quatro assaltos a lojas em Itajaí, e Jonas da Silva, que atacou a casa do secretário de Obras, Tarcízio Zanelato, estão entre os criminosos identificados através do trabalho do setor do Pós-crim. A dupla, apesar de identificada, segue foragida.

O trabalho feito pelo cabo Dongeles Gonçalves e pelo soldado Jullian Sachuk começa após cada assalto a casa ou comércio registrado. “A gente só deixa de ir quando estamos empenhados em outra ação”, explica Gonçalves. Após o assalto, os dois conversam com a vítima, para ver se há alguma chance de reconhecer os assaltantes ou então verificar se existem imagens de câmeras de segurança pra ajudar na identificação dos criminosos.

Dos 185 assaltos registrados a casas e comércios peixeiros de janeiro até setembro deste ano, 40 criminosos foram reconhecidos ou presos pelo Pós-crime. O número pode parecer pequeno, comenta o cabo Gonçalves, mas antes do serviço nem mesmo cinco assaltantes eram identificados. Ainda segundo Gonçalves, antes de o trabalho começar a ser feito, era comum que as vítimas não registrassem o boletim de ocorrência por não acreditar que isso resultaria na prisão dos bandidos. “O comerciante ia à delegacia e virava estatística”, disse.

Mais de 10 mil fotos de suspeitos

Quando os bandidos agem de cara limpa e a vítima lembra das fuças do assaltante, ela é levada para o batalhão, onde os policiais apresentam uma série de fotos de quem possivelmente possa ter cometido o crime. O banco de dados do setor tem uma lista de pessoas já abordadas, presas e mais de 10 mil fotos de suspeitos. Neste banco de dados também são inseridas imagens de bandidos captadas das câmeras de segurança de comércios e casas atacadas.

Não há uma média de tempo para o reconhecimento ou conclusão de um assalto, mas já teve bandido indo parar em cana duas semanas após o crime. Muitas vezes, lembrou Sachuk, o assaltante não é preso pelo mesmo assalto, mas acaba reconhecido em outro roubo, e a ocorrência anterior acaba entrando pra ficha do cara.

“Todas as nossas ocorrências permanecem em aberto. A investigação não para”, explica Gonçalves.

Continua depois da publicidade

Todo o levantamento feito pela PM é encaminhado para a delegacia, e a papelada ajuda o delegado a instaurar o inquérito policial.

Existe ainda uma parceria do setor com a divisão de Investigação Criminal. O Pós-crime fornece informações do banco de dados enquanto a DIC investiga e instaura o inquérito policial. “No ano passado, fizemos algumas prisões com base nesses dados”, comentou o delegado responsável pela DIC, Celso Pereira de Andrade. Embora Santa Catarina tenha 293 municípios, apenas Itajaí, Joinville e Balneário Camboriú possuem o setor de Pós-crime.

Continua depois da publicidade

Setor auxilia em crimes comuns

O setor de examinar as bizolhudas foi criado para trabalhar com os casos de assaltos a comércios e residências da região, mas como o serviço se tornou conhecido entre o povão, é comum que a própria comunidade solicite o trampo. Foi o que aconteceu com uma funcionária da Havan. Na terça-feira passada, ela teve a Biz furtada do estacionamento, e as câmeras da loja flagraram a ação do bandido.

Depois de ver o vídeo, os PMs identificaram o criminoso através de uma tatuagem na perna esquerda. Jefferson Luiz Soares, 30 anos, confessou aos fardados que tinha surrupiado a moto e acabou preso. A Biz foi encontrada abandonada no molhe peixeiro. Na casa do criminoso, os policiais ainda recuperaram os objetos da funcionária que estavam dentro da Biz.

Continua depois da publicidade

PM diz que assaltos também diminuíram

A PM acredita que o trabalho do Pós-crime está ajudando a reduzir o número de assaltos na cidade. No relatório da PM com o número de roubos em Itajaí de janeiro a agosto de 2013, divulgado pelo DIARINHO em setembro, ocorreram 187 assaltos a comércios e baias neste ano. Uma média de 23 roubos por mês. Segundo Gonçalves, antes do trampo do Pós-crime, a média era de 44 ao mês.

Além disso, os PMs já sacaram que para não serem reconhecidos por crimes anteriores os assaltantes estão fazendo um intercâmbio. Quem é de Itajaí assalta em Balneário Camboriú, e quem é de Balneário assalta em Itajaí. Para evitar que isso facilite a ação dos bandidos, a PM troca informações com os órgãos de segurança de outras cidades.

De acordo com o cabo Gonçalves, quem tiver imagem de crimes onde seja possível identificar a cara do bandido, pode entrar em contato com a PM peixeira. A prioridade do setor são os assaltos, mas quando houver um tempinho qualquer crime será investigado. “Não dá pra abraçar o mundo”, confessa o cabo. O telefone pra contato do Pós-crime é o (47) 9975-0499.



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.52


TV DIARINHO


🚨 INCÊNDIO NA MADRUGADA EM CORDEIROS | Um incêndio destruiu dois carros dentro de uma borracharia na ...



Especiais

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Doutrina “Donroe”

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

TENSÃO NA AMÉRICA LATINA

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

Petróleo e poder

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões



Blogs

Falha Poética nº 2 — quando a mente vai e o corpo fica

VersoLuz

Falha Poética nº 2 — quando a mente vai e o corpo fica

Figueirão

Blog do JC

Figueirão

L'Étape abre temporada 2026 em Cunha

A bordo do esporte

L'Étape abre temporada 2026 em Cunha

Luz azul, excesso de telas e saúde: o impacto silencioso no seu organismo

Espaço Saúde

Luz azul, excesso de telas e saúde: o impacto silencioso no seu organismo



Diz aí

“O hospital foi feito para atender 120 mil, 100 mil habitantes e hoje ele atende num raio de um milhão, um milhão e meio de pessoas”

Diz aí, Juliana!

“O hospital foi feito para atender 120 mil, 100 mil habitantes e hoje ele atende num raio de um milhão, um milhão e meio de pessoas”

"O que esses quatro vereadores a mais vão proporcionar para os habitantes de Itajaí?”

Diz aí, Bento!

"O que esses quatro vereadores a mais vão proporcionar para os habitantes de Itajaí?”

"Todo mundo sabe que Itajaí sofre uma crise hídrica"

Diz aí, Robison!

"Todo mundo sabe que Itajaí sofre uma crise hídrica"

"Fizemos contato com a defesa e estamos discutindo a apresentação [dela]”

Diz aí, delegado Roney

"Fizemos contato com a defesa e estamos discutindo a apresentação [dela]”

"Eu não concordo que o Jorginho está eleito"

Diz aí, Afrânio!

"Eu não concordo que o Jorginho está eleito"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.