Itajaí

Rede articula candidatura própria ao governo do estado pra sustentar Campos e Marina em SC

“Não posso acreditar que de uma hora pra outra os Bornhausen viraram socialistas”, ressalta porta-voz da Rede/SC

Um dos fatos mais marcantes da política brasileira no ano de 2013 tá fazendo um nó na cabeça de muita gente na Santa & Bela. Isso ficou claro no último encontro estadual da rede Sustentabilidade que rolou no sábado (14), na Capital Manezinha, pra discutir as eleições do ano que vem e a aliança nacional com o partido Socialista Brasileiro (PSB).

Os fãs de Marina Silva organizaram um seminário que contou com um plá dos professores da UFSC João de Deus Medeiros e Rogério Portanova e ainda do ambientalista Wigold Schaffer. Depois de um debate ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Os fãs de Marina Silva organizaram um seminário que contou com um plá dos professores da UFSC João de Deus Medeiros e Rogério Portanova e ainda do ambientalista Wigold Schaffer. Depois de um debate sobre as eleições presidenciais, a rede catarinense decidiu formar uma chapa própria para o governo estadual ou aderir à outra chapa que sustente Eduardo Campos (governador de Pernambuco) e Marina Silva no estado. A informação veio através de nota divulgada pelos porta-vozes da Rede-SC, Lucas Cardoso da Silva e Miriam Prochnow na tarde de ontem.

Continua depois da publicidade

Se não houver mudança no cenário político, a informação descarta qualquer aliança com o PSD do governador Raimundo Colombo, que deve apoiar a reeleição da presidenta Dilma, e também qualquer aproximação com PSDB (de Aécio Neves) na Santa & Bela.

Segundo porta-vozes da rede barriga verde, cerca de 70% dos redistas do estado não concordaram com a decisão da executiva nacional de abandonar o foco na formalização do partido pra pensar nas eleições e no pedincho de votos para os socialistas, deixando só pra 2015 o sonho de criar de fato a nova sigla.

O que mais chama atenção no fórum de discussão dos redistas é o vocabulário [“agenda programática” pra cá, “construção coletiva” pra lá...] sempre com a afirmação de que o objetivo é buscar uma nova forma de fazer política, discurso que em Santa Catarina ficou muito fragilizado em função da união com a família Bornhausen, legítima representante do coronelismo político no estado e que neste ano virou “socialista”.

O porta-voz da rede Sustentabilidade em Itajaí, o técnico agrícola Heli Schlickmann, 49, participou do encontro estadual e confirma que a maioria dos redistas é contra a aliança com o PSB. Na city peixeira, a situação é ainda mais complicada, uma vez que o PSB faz parte da base do prefeito Jandir Bellini (PP) e a tchurma sustentável é da oposição.

Schlickmann considera que Santa Catarina foi o estado que teve o maior desconforto em relação ao ajuntamento de Marina Silva com o governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB). “Não podemos jogar tudo por terra só porque foi feita uma aliança em cima da hora pra viabilizar uma candidatura”, carca o porta-voz peixeiro que aposta na candidatura própria do PSB/Rede pra minimizar o desconforto.

A família socialista e sua trajetória

A ida para o PSB é uma decisão no mínimo curiosa para a família Bornhausen. O banqueiro, comerciante, industrial, ex-senador (1959-1967) e ex-governador (1951-1956) Irineu Bornhausen era da antiga União Democrática Nacional (UDN), que na ditadura militar, em 64, teve a maioria de membros migrando para a Aliança Renovadora Nacional (Arena), baluarte dos anos de chumbo.

A herança política da UDN foi depois representada pelo partido da Frente Liberal (PFL) e depois pelos Democratas (DEM), caminho tradicionalmente seguido por filhos (o ex-senador Jorge) e netos (Paulinho, deputado federal licenciado e secretário do governador Colombo) dos antigos udenistas. Mesmo caso que rolou com a família do “coronel baiano” Antônio Carlos Magalhães, o ACM, também conhecido como Toninho Malvadeza.

Continua depois da publicidade

Saindo do DEM, Jorge e Paulinho ingressaram no PSD, partido que ajudaram a fundar e que, em agosto deste ano, acabaram caindo fora com a aproximação entre o governador Raimundo Colombo e o partido dos Trabalhadores (PT) – arquirrival da família que, depois de séculos defendendo o liberalismo, resolveu se filiar ao partido Socialista Brasileiro.

O porta-voz da executiva peixeira afirma que na região do vale do Itajaí não existe nenhum diálogo da rede com o ex-senador Jorge Bornhausen ou mesmo com seu filhote, o deputado Paulinho. “O que nós pregamos é totalmente o contrário desse grupo. Não posso acreditar que, de uma hora pra outra, os Bornhausen viraram socialistas. Isso é duvidar da inteligência das pessoas”, ressalta Schlickmann.

Outra liderança da rede na região que não engoliu a história da aliança com o PSB e com a família Bornhausen é o advogado peixeiro João Martins, que faz parte da executiva estadual. O pai da vereadora Anna Carolina Martins (PRB) não quis nem participar do último encontro em Floripa por não concordar com a decisão de brecar o processo de formalização do partido até 2015. “Eu não vou puxar votos para os candidatos do PSB. Quando eu vejo eles chamando o Bornhausen de socialista, já se percebe de cara que tem algo errado”, alfineta o dotô, que considera que isso será uma mancha na história da ex-senadora Marina Silva e do próprio partido rede Sustentatibilidade, que ainda nem nasceu.

Continua depois da publicidade






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.173


TV DIARINHO


🚨📦 OPERAÇÃO POLICIAL! Mandados foram cumpridos no bairro Pantanal, em Floripa, contra facção que fornecia ...



Especiais

O que a TV Justiça não mostrou: momentos marcantes de um julgamento histórico

JULGAMENTO DO GOLPE

O que a TV Justiça não mostrou: momentos marcantes de um julgamento histórico

Onda bolsonarista é tentativa de inspirar novo 8 de janeiro, diz especialista

“Nepal já”

Onda bolsonarista é tentativa de inspirar novo 8 de janeiro, diz especialista

As 3 alternativas que poderiam livrar o ex-presidente da prisão

E agora, Bolsonaro?

As 3 alternativas que poderiam livrar o ex-presidente da prisão

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina



Blogs

As estratégias para hidratação do L’Étape Brasil by Tour de France

A bordo do esporte

As estratégias para hidratação do L’Étape Brasil by Tour de France

Balanço positivo

Blog do JC

Balanço positivo



Diz aí

Anna Carolina é a entrevistada da semana no Diz aí!

AO VIVO

Anna Carolina é a entrevistada da semana no Diz aí!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

Diz aí, João Rodrigues!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

AO VIVO

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

"A urna vai ser a presença"

Diz aí, JC!

"A urna vai ser a presença"

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

AO VIVO

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.