Praticar esportes à beira-mar é sinônimo de saúde e disposição pra pessoas de todas as idades. Ontem, em pleno Natal, não foi diferente. Praticantes de vôlei, beach tênis, frescobol e outros esportes da moda, como o slackline [corda bamba de bacana], não levaram em conta o calor que ultrapassou os 32°. Essa turma dominou a faixa de areia na altura barra Sul, em Balneário Camboriú.
O nativo Paulo César Senk Júnior, 32 anos, administrador de empresas, comprou um conjunto de slackline pela net há dois meses e instalou o equipamento pra praticar com amigos e família. O objetivo ...
O nativo Paulo César Senk Júnior, 32 anos, administrador de empresas, comprou um conjunto de slackline pela net há dois meses e instalou o equipamento pra praticar com amigos e família. O objetivo é simples: se equilibrar. Se cair, o tombo é pequeno, cerca de um metro de altura na areia fofa da praia Central. Paulo comprou o equipamento profissa, que tem 30 metros de comprimento e 50 milímetros de largura por 680 pilas. O morador conta que aprender é facil: em três ou quatro dias é possível ficar em pé e dar os primeiros passos. Além do equilíbrio é um esporte muito saudável, que exige disciplina, movimenta os músculos e leva a gente a se desafiar, explica.
O beach tênis é outra febre. A Maravilha do Atlântico tem cinco quadras, duas delas na barra Sul onde o carioca Antônio Gonçalves, 43, o Toninho, recebe por volta de 50 pessoas nos findes. Aqui ninguém paga nada pra jogar, as quadras estão abertas das 8h às 17h30 e é bem fácil aprender, diz o representante comercial que também é organizador do esporte na cidade por meio do Maraca Beach Tênis entidade que criou e administra.
Em novembro, Toninho coordenou uma etapa internacional do esporte na praia mais desejada do sul do mundo, com 300 atletas do Brasil e do exterior, como França, Venezuela e Alemanha. Foram distribuídos prêmios em dinheiro. A equipe vencedora levou 10 mil dólares. Não sou professor desta modalidade, mas oriento os praticantes que vêm aqui, pessoas de 12 a 80 anos. É muito legal ver como o esporte está ganhando espaço, avalia Toninho.
O que rola na região
As fundações municipais de esportes (FMEs) de Navegantes, Itajaí e Balneário Camboriú fomentam a prática esportiva em suas praias. Além dos tradicionais campeonatos de futebol de areia, cada vez mais os gestores do esporte investem em modalidades típicas de verão. O superintendente da FME de Navega, Gérson Ademir Fagundes, fala dos cinco campeonatos programados pra janeiro e fevereiro: corrida rústica, marcha atlética, triátlon, mountain bike e beach soccer.
Sobre os esportes na areia da praia, Gérson explica que não há regras quanto aos horários, pelo pouco fluxo de pessoas na faixa, especialmente à noite e pela configuração da praia de Navegantes, que tem uma grande área de restinga e 12 quilômetros de extensão. Onde há espaço é muito comum a prática de esportes como bocha, malha, frescobol e vôlei, principalmente no centro, na Meia Praia e no Gravatá, diz o dirigente da FME dengo-dengo, que acredita no bom senso dos praticantes pra que os banhistas não sejam incomodados.
Itajaí
A programação de eventos pro verão peixeiro começou no último dia 22 e segue até 2 de março. Além do campeonato de futebol de areia, há muito esporte programado pro período, como a primeira etapa classificatória do campeonato de frescobol, que acontece no próximo fim de semana na praia Brava. Também vão rolar torneios de rugby, surfe, circuito de voleibol e muito mais na Brava, Atalaia e Cabeçudas. A programação completa pode ser conferida no site da FME de Itajaí, o www.fmel.itajai.sc.gov.br, onde tem todos os horários e eventos, indica o abobrão Fabrício Marinho.
Balneário Camboriú
O Verão Ativo começa na segunda semana de janeiro com profissionais de educação física coordenando a prática de modalidades de areia, como vôlei, futebol, basquete, handebol e beach tênis. Além da estrutura, a FME oferece coletes pra identificação das equipes, bolas, raquetes e outros equipamentos pras práticas esportivas que têm hora pra começar.
Isso porque desde 2007 tá em vigor a lei 4858 que determina que a prática de esportes com bola na praia Central só pode começar depois das 19h. E o Verão Ativo vai seguir a mesma regra. No pontal Norte também funciona a academia de ginástica das 7h às 12h e das 16h às 21h durante a temporada, também com acompanhamento de professores de educação física.