Itajaí

Muito mais que surfe

Frescobol e slackline caem no gosto da galera que curte a Praia Brava no verão

Se em algumas praias o fute­bol e os esportes de rede (vôlei e futevôlei) são os mais pedidos no final da tarde, na Praia Brava o surfe e o frescobol são os mais praticados pela turma que quer se exercitar e fugir das tradicio­nais caminhadas e pedaladas do asfalto.

Era o que fazia, no final da tarde de ontem, o casal João Vi­tor Azevedo e Fernanda Zonta. Os dois mandavam a bolinha do frescobol de um lado pro outro na beira da praia enquanto o fi­lho Dante, ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Era o que fazia, no final da tarde de ontem, o casal João Vi­tor Azevedo e Fernanda Zonta. Os dois mandavam a bolinha do frescobol de um lado pro outro na beira da praia enquanto o fi­lho Dante, de apenas três anos, brincava com uma amiga.

Continua depois da publicidade

O casal é de Itapema, mas gos­ta de passar os fins de tarde na Brava. O relacionamento com a raquete é de longa data. “Desde o tênis de mesa, na escola”, diz João Vitor. “Ainda passei pelo tênis de campo e pelo squash”. Se no primeiro foi só praticante, no segundo chegou a competir como amador. Como esportista, chegou a nadar quando juvenil, pela Santa & Bela. Hoje, o espor­te é diversão. “Jogamos frescobol mais por exercício. A gente aque­ce um pouco e depois aceleramos o jogo. Também fazemos de um só atacar e o outro só defender”, explica.

Fernanda também tem intimi­dade com a raquete, de longa data. “Fui atleta de tênis dos oito aos 16 anos”, conta. Chegou a disputar competições nacionais, mas decidiu parar por causa dos estudos. Foi de casa que veio o gosto pelo esporte. “Minha tia­-avó foi tenista e minhas tias tam­bém jogavam”, recorda. O jovem Dante já tá sendo iniciado no es­porte. “Pra raquete ainda é novo, mas já corre”, comenta o pai.

Tem espaço pro slackline

Lá no finalzinho da Brava Sul, no meio das árvores que ficam perto da lagoa, uma turma se divertia num brinquedo novo: a fita de slackline. “Ganhei do meu irmão de presente de Natal, e es­tamos testando”, contou Marcelo Michelon, 32, que dividia a di­versão com Josiane, 25, Gustavo, oito, e Renê, 30.

Marcelo e Josiane já tinham praticado o slackline em outu­bro, num passeio em Maceió, e foi de lá que o irmão dele tirou a ideia do presente. A turma ain­da não sabia dar saltos ou ficar num pé só sobre a corda, mas já tinha pego a manha do equilíbrio e de passar de um lado pro outro. “É legal, porque é uma coisa de equilíbrio e também algo pra fa­zer no fim da tarde e não precisar ir embora da praia”. Até o final do verão, todo o mundo já deve tá fera no esporte. ]

Não tem mistério

Tanto o frescobol quanto o sla­ckline caem nas graças da guri­zada, porque as regras são pra lá de fáceis de entender. O slackline chegou no Brasil em 2010, no Rio de Janeiro, mas passou a virar febre nacional a partir de 2012. O esporte não chega a ter uma regra totalmente fixa, mas exis­tem algumas normas pra tornar a prática mais segura e divertida. O ponto de partida é prender as pontas da fita elástica em locais bem firmes, a 30 centímetros do chão. Em uma competição de sla­ckline, o que conta não é só atravessar de um lado para o outro. A turma que compete é avaliada em diversos aspectos, entre eles o equilíbrio, estilo, técnica, manobras e até no comprometimento dos participantes.

Se tem um esporte muito praticado na praia du­rante a temporada, esse espor­te é o frescobol. De regra fácil, a modalidade das raquetes de madeira nunca sai de moda nas areias do Brasil. Jogar é muito simples. Basta manter a bolinha no ar o maior tempo possível. No frescobol, os rivais são, na ver­dade, companheiros. Um precisa da ajudo do outro pra seguir jo­gando. Em competições, os juízes avaliam a velocidade, o ataque e a defesa de cada um dos com­petidores. Como se percebe, o frescobol é muito mais uma brincadeira do que uma competi­ção

Continua depois da publicidade






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.2


TV DIARINHO


🚧🚗 FIM DA TRANQUEIRA? Itajaí vai ganhar um novo acesso entre a BR 101 e a Praia Brava! A via terá ciclovia ...



Especiais

Vítimas de nudes com IA sofrem em limbo digital enquanto sites lucram: “Me senti abusada”

PERIGO DA IA

Vítimas de nudes com IA sofrem em limbo digital enquanto sites lucram: “Me senti abusada”

Cidades mineiras se preparam para exploração de enorme jazida de terras raras

EXPLORAÇÃO

Cidades mineiras se preparam para exploração de enorme jazida de terras raras

O primeiro indígena com obras de arte compradas pelo Museu de Arte do Rio Grande do Sul

ARTE INDÍGENA

O primeiro indígena com obras de arte compradas pelo Museu de Arte do Rio Grande do Sul

COP30 escancara crise de moradia, energia e água em Belém

CRISE NA MORADIA

COP30 escancara crise de moradia, energia e água em Belém

Entidades vão levar a Lula proposta de Comissão Indígena da Verdade de crimes da ditadura

CRIMES DA DITADURA

Entidades vão levar a Lula proposta de Comissão Indígena da Verdade de crimes da ditadura



Blogs

Derrubando árvores em defesa da vida

Blog do Magru

Derrubando árvores em defesa da vida

Pra desengasgar

Blog do JC

Pra desengasgar

Qual chá tomar?

Blog da Ale Françoise

Qual chá tomar?

✨ O poder da rotina na sua saúde ✨

Espaço Saúde

✨ O poder da rotina na sua saúde ✨



Diz aí

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

Diz aí, Bene!

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”

Diz aí, Thaisa!

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”

"Comprem em Camboriú porque vai valorizar. Camboriú é a bola da vez"

Diz aí, Pavan!

"Comprem em Camboriú porque vai valorizar. Camboriú é a bola da vez"

"Não pense que eu vou ficar os quatro anos fora da Câmara"

Diz aí, Anna Carolina!

"Não pense que eu vou ficar os quatro anos fora da Câmara"

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

Diz aí, João Rodrigues!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.