JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Decisão da câmara de BC é histórica
Divulgação
Parabéns!!! A decisão da casa do povo de BC de diminuir o duodécimo é histórica e se for publicitada pode representar um movimento nacional pela redução país afora
Quem é quem
Os bastidores políticos fervilham e encaminhamentos estão sendo feitos pra que definições aconteçam no quem é quem nas eleições deste ano. Os mais afoitos alardeiam que seria na segunda-feira esse anúncio, tipo uma “pré” apresentação dos pré-candidatos. O que não vai acontecer, pra desânimo de quem esperava tal acontecimento.
Dupla de dois
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
Quem é quem
Os bastidores políticos fervilham e encaminhamentos estão sendo feitos pra que definições aconteçam no quem é quem nas eleições deste ano. Os mais afoitos alardeiam que seria na segunda-feira esse anúncio, tipo uma “pré” apresentação dos pré-candidatos. O que não vai acontecer, pra desânimo de quem esperava tal acontecimento.
Dupla de dois
Consta que seriam anunciados o vice-prefeito papai sabe-tudo Rubens Angioletti (PL) como pré-candidato a deputado federal e a vereadora e minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB, por enquanto), candidata a deputada estadual – com o aval do governo. O grande problema é que nem a galega sabe pra qual partido vai.
Perguntas
As definições ainda deixam inúmeras priguntas no ar. Será que os vereadores do PL vão apoiar os candidatos do governo? E quem já assumiu compromissos? Por que alguns podem escolher e outros não? Qual a régua?
Apoiam Campagnolo
Só pra citar algumas excelências excelentíssimas da piramidal que são do PL: o presidente entisicado Fernando Pegorini, o líder do governo e dublê de pastor, Adão Bittencourt e a minha musa das manifestações, a Liliane Fontenelle, a dra. Pix, apoiam a deputada estadual literata Ana Campagnolo.
Apoia Renan
Outro vereador do Partido Liberal, o Victor Nascimento, o boneco Falcon, não apoiará nenhum candidato do governo. Alguém consegue imaginar o boneco Falcon apoiando a Anna Carolina? Nunca! E também não apoia o Rubens, já que seu apoio a federal é devotado ao vereador de BC, o seu amigucho Jair Renan Bolsonaro (PL), que é pré-candidato a federal.
Júnior
O vereador que pode apoiar o papai sabe-tudo Angioletti é o Calinho Bombeiro (PL), mas que não apoia a Anna de jeito e maneira, pois tem compromisso com o deputado estadual Júnior Cardoso (PRD), que pode ir pro PL e gostou da maciez da cadeira na Leléia. Isso só pra citar alguns.
Aguinaldo, Mocelin e Cris
E tem ainda os pré-candidatos a deputado estadual das siglas acasaladas, digo, partidos que dão sustentação ao governo na piramidal casa do povo, caso do PP do taliano Zanelato com o Agoniado, ops, Aguinaldo dos Santos. E tem o PRD com o vereador serelepe, Cris Fischer, e ainda o Onir Mocelin que é do PL – e esse é pré-candidato, nem que chova pedra.
Deco, o poderoso
Enquanto as definições em parte acontecem, o que se comenta nos bastidores do paço é que o prefeito Robison Coelho tem deixado o seu chefe de gabinete, o poderoso Deco Sandri, assumir uma parte da gestão. Segundo os perdigueiros da coluna, o alcaide tem se afastado de assuntos menores do dia a dia.
Mandando ver
Deco tem cuidado de questões legais, contratuais e jurídicas. Com isso, o prefeito tem conseguido ficar mais livre pra fazer política. O Robison tem cuidado de manter a sua presença na rua (o que tem sustentado grande parte da popularidade do governo). E assume com mais tempo a articulação política.
Poder não se divide
Importante saber que o prefeito tem um braço direito (e esquerdo também?) pra tocar as demandas, e de sua extrema confiança. Contudo, não pode abrir demais a porta e desgarrar sobremaneira. Tem a máxima que preceitua: “Poder não se divide, se exerce”. Delegar demais pode complicar na hora de se reassumir uma parte das rédeas.
A prefeita de Lages, Carmen Zanotto, deixa o Cidadania e se filia ao Republicanos, onde será presidente estadual da sigla
Carmen no Republicanos
A prefeita de Lages, Carmen Zanotto, deixa o Cidadania na segunda-feira e vai para o Republicanos, onde chega assumindo a presidência da sigla. Com isso, o deputado federal Jorge Goetten deixa a presidência e passa a ser vice. A Carmem deve levar prefeitos e vices com ela, ficando apenas vereadores no Cidadania que respira por aparelhos, e que o último a sair não esqueça de apagar as luzes.
Furou o pneu do carro da prefeita!
E a prefeita da capital do pinhão, além dos problemas corriqueiros, tem que se preocupar com problemas no quintal da prefa. O vice-prefeito de Lages, Jair Júnior, foi denunciado por dano ao patrimônio público por furar um pneu da caranga da prefeita em abril de 2025, denúncia acatada pela dona Justa. Quem em sã consciência, sendo vice, fura com um prego o carro da prefeita?
Violência doméstica
Esse vice, hein? Ninguém merece. E pra provar que é complicado, em junho de 2025 Jair Júnior também se tornou réu por violência doméstica contra a ex-namorada. Ele foi preso na época dos fatos, mas solto após pagar fiança e responde em liberdade.
Pediu afastamento
Após a denúncia de violência doméstica, Jair pediu afastamento do cargo, deixou o Podemos e quase teve seu mandato cassado na casa do povo de Lages, onde Jair já foi vereador e chegou a protagonizar um ato polêmico quando teve a oportunidade de interrogar o ex-prefeito Raimundo Colombo (PSD) na CPI que investigava irregularidades na autarquia lageana de água & esgoto, a Semasa.
Ovo
O Jair questionou o ex-prefeito e ex-governador com cara de padreco, Raimundo Colombo, sobre o porquê do apelido de "ovo" na lista da Odebrecht, motivo que nada tinha a ver com o foco das investigações propostas na época pela CPI. E Colombo não tem e nunca teve nada que pudesse manchar a sua biografia política, com as denúncias sendo arquivadas na época.
Pirica
O aniversário do homem-pássaro Edson Piriquito (Republicanos) lotou o food park do psitacídeo. O ex-alcaide, em plena forma, parece disposto a enfrentar mais uma eleição para deputado estadual e fez uma demonstração de força, reunindo os três vereadores do MDB na city praiana: Marcelo Achutti, Jade Martins e Elizeu Pereira, a bancada da sigla na casa do povo.
Uma montoeira
O que mais chamou a atenção dos "urubuservadores", ops, observadores plantonistas do dia, foi o grande número de servidores comissionados da Dubai city Maravilha e da capital da pedrada, Camboriú, demonstrando o carisma e apreço que o Pirica mantém entre as lideranças políticas.
Goetten, Gern, Murilo e Montibeller
Também estiveram presentes o deputado federal Jorge Goetten (Republicanos); de Itajaí foram avistados, digo, vistos os ex-vereadores da city pexêra, o topetudo Osvaldo Gern (Republicanos) e o secretário de Gestão da prefa, Murilo Pereira (Republicanos). Marcaram presença, empresários, políticos e lideranças da região. O Altamir Montibeller foi visto levando o bolo do aniversariante.
Centro Olímpico de Treinamento
A prefa de Itajaí autorizou a elaboração do projeto executivo do futuro Centro Olímpico de Treinamento. Um complexo esportivo voltado ao treinamento das categorias de base e de alto rendimento para as modalidades esportivas olímpicas.
Futuro
A área destinada situa-se no entorno da pista de atletismo de Itajaí e prevê a construção de estruturas para a prática de diversas modalidades, como também um novo espaço para a Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL).
Notícia boa! Foi assinada pelo prefeito Robison Coelho (PL) a autorização para elaboração do projeto executivo do futuro Centro Olímpico de Treinamento de Itajaí
Todo mundo lá
A ordem de serviço foi apresentada em ato no gabinete do prefeito Robison Coelho, com a presença do vice-prefeito Rubens Angioletti, do secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, João Paulo Kowalsky, do diretor-executivo da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL), Daniel dos Passos, além de outros secretários, vereadores, otoridades, simpatizantes e puxas de plantão.
Projeto
Nesta etapa, a Administração Municipal investe R$ 704.715,11 na contratação do projeto executivo, documento técnico fundamental para garantir uma obra bem planejada, segura e eficiente. O prefeito Robison Coelho destacou que a contratação do projeto executivo marca o início concreto de uma proposta aguardada há anos pela cidade. “O Parque Olímpico é um projeto antigo em Itajaí e agora começa a sair do papel. Vamos concentrar as atividades de treinamento em uma estrutura completa, do jeito que o esporte de Itajaí merece”, afirmou.
Histórico
O Projeto de Emenda à Lei Orgânica da casa do povo da praia alagada, digo, alargada, protocolado pela mesa diretora, tem tudo para fazer história e servir de exemplo pros outros legislativos, judiciário e Ministério Público desse Brasilzão de meu Deus.
Custo
Pro leitor entender, o duodécimo é um valor em percentual que os executivos (municípios, estados e União) têm que repassar para as câmaras, assembleias legislativas e Congresso Nacional, além do poder judiciário e Ministério Público.
Custo 2
As leis orgânicas municipais e as constituições estaduais foram todas feitas no teto fixado pela Constituição, que até podia fazer sentido lá em 1988, mas hoje não, porque os poderes legislativo e judiciário, mesmo de cidades como BC ou Itajaí, viraram Babilônias.
Em Itajaí
Esse colunista se "alembra" bem da discussão que o ex-vereador, o futebolista Níkolas Reis (PSD) tentou fazer há uns anos aqui em Itajaí, protocolando projeto semelhante, que, infelizmente, não contou com a adesão de pares suficientes para levar o projeto a plenário.
Resistência
Naquele momento, a principal resistência era de alguns servidores efetivos da casa, gente que ganha, por vezes, mas que 30 mil reales um mês sim e outro também, e que coça a sacaria ou a periquita mais da metade do tempo, porque nem trampo tem pra todo mundo num ambiente que tem muito mais gente do que o necessário. Importante frisar que não generalizo, grande parte dos servidores se estrebucha no trampo.
Pressão popular
Alembro o leitor desse fato porque é importante uma pressão popular para que não aconteça o mesmo em BC. Esses 2% tirados da casa do povo, a longo prazo, podem trazer resultados importantes em saúde, educação ou infraestrutura, purexemplo, o que pro povo trabalhador é muito melhor do que engordar salário que já é gordo de servidor efetivo ou comissionado.
Além fronteira
Além disso, se a publicidade disso for bem-feitinha pode puxar um movimento nacional pela redução dos duodécimos, também para as babilônicas cortes superiores, tribunais de Justiça, assembleias legislativas, Congresso Nacional e câmaras municipais.
Melhorar a vida das pessoas
O povão num guenta mais pagar uma conta tão alta para políticos, juízes e pra burocracia estatal mais bem paga do universo inteiro. Se essa ação de BC – que a coluna elogia porque tem que ser elogiada – virar moda, vai sobrar muito mais dinheiro pros governos fazerem aquilo que, de fato, melhora a vida das pessoas, que é investimento social e em infraestrutura.
Frase do dia:
“A paz que você procura está no foda-se que você não diz”
Pai Atanásio
Reflexos positivos
Como último pitaco, portanto, esse pançudinho escriba sugere ao presidente Marco Véio Kurtz (Podemos) e a toda a casa do povo da city da praia alagada, digo, alargada, que explore publicitariamente eventual aprovação e cobre dos deputados (estaduais e federais) da Santa & Calorenta Catarina que façam o mesmo, para que o exemplo nosso aqui traga reflexos positivos no Brasil todo.
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.