Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Golaço do Tedesco


Golaço do Tedesco
Fotos: Divulgação

Segunda-feira histórica em BC: o grupo Tedesco, do saudoso e visionário Júlio Tedesco, faz mais um golaço em prol do turismo de Santa Catarina ao inaugurar o serviço de embarque e desembarque de passageiros em seu terminal Atracadouro Barra Sul. Agora, embarque não é só em Itajaí, é em BC também. Parabéns a todos!

Subiu a régua

Os linguarudos de plantão assopram nos sensíveis zovidos do socadinho escriba que o nível da régua subiu na Secretaria de Obras de Itajaí, comandada pelo taliano Tarcizio Zanelato, que tem sido visto circulando por toda city pexêra, inclusive no interior. O prefeito Robison Coelho (PL) tem cobrado intensamente que os pequenos problemas da cidade tenham uma rápida resolutividade.

Mostrar trabalho

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Subiu a régua

Os linguarudos de plantão assopram nos sensíveis zovidos do socadinho escriba que o nível da régua subiu na Secretaria de Obras de Itajaí, comandada pelo taliano Tarcizio Zanelato, que tem sido visto circulando por toda city pexêra, inclusive no interior. O prefeito Robison Coelho (PL) tem cobrado intensamente que os pequenos problemas da cidade tenham uma rápida resolutividade.

Mostrar trabalho

O que se sabe é que o abobrão da Obras tem dito que um ano se passou e é preciso mostrar serviço, por isso que a cobrança tem sido intensa pra cima de empresas terceirizadas, das equipes de trabalho e dos cargos comissionados pra que mostrem resultado.

Não tá contente

Aliás, os perdigueiros da coluna me dizem que o Zanelato não está nem um pouco contente com o trabalho que vem sendo desenvolvido nas praças. Esses locais públicos andavam abandonados. O problema maior é nas praças de quadras poliesportivas que deveriam estar sob a responsabilidade da Fundação de Esporte e Lazer (FMEL), mas no final quase 100% desemboca pra Obras cuidar e resolver.

Sobra pra Obras

O perrengue é que quando se tem que resolver problemas de outras pastas, se retira o pessoal que cuida de uma área. Foi o caso, purexemplo, do pessoal que faz a manutenção das bocas de lobo na city pexêra, que teve que ser deslocado pra fazer um quebra-quebra no ginásio Gabriel Collares.

Bufaram

Povo dessas empresas terceirizadas reclamou ao socadinho escriba, dizendo que o taliano da Obras não deu moleza e disse que era necessário, para que a cidade possa atender grandes eventos esportivos.

Única bolacha...

Se a secretária de Agricultura e Expansão Urbana, a Flávia Sehn Ação, já se achava a única bolacha do pacote, imaginem agora com a decisão do governador little Jorginho Mello (PL) de que o seu vice na eleição deste ano será o prefeito Adriano Silva (Novo) da capital da dança, Joinville.

Nem um

E isso que o Novo, que anda coalhado de cargos na estrutura da prefa pexêra, não tem um vereador pra chamar de seu. Não elegeu uma excelência excelentíssima na piramidal casa do povo pra dar sustentação ao governo Robison Coelho (PL).

Desagradado

E tal situação não é de hoje; tem desagradado dirigentes partidários que têm vereadores no legislativo e menos cargos que os abençoados do Novo. A sigla tem três integrantes alojados no primeiro escalão do governo, fora outros bons cargos.

Mangas de fora

E tem presidentes bufando, digo, reclamando do presidente do Novo pexêro, o Jorge Otero, que anda se achando o rei do mundo e botando as manguinhas de fora, querendo mandar, desmandar e decidir. Subiu pra cabeça!

Tá assanhada

Um dos cargos, apesar de não ter filiação (ou tem?) com o Novo, tem sido citada como integrante e, pra quem não sabe, tá assanhada pra se lançar pré-candidata a deputada estadual nas eleições de outubro, pela sigla. É a secretária de Desenvolvimento Econômico, Gabriela Kelm. A galega, segundo falam as fontes, estaria desejosa de se lançar no mar revolto das eleições.

Despontou

E isso fica pra lá de evidente, ao se constatar que dentre os postulantes que andaram passando pelo crivo de presidentes dos partidos acasalados, digo, aliados do governo, a Gabriela esteve presente nas “audiências” dos “candidatáveis”. E, pelo que se sabe, saiu-se muito bem...

Calebe

O Novo tinha (ou tem?) o nome do ex-secretário de Comunicação da prefa pexêra, o jornalista Calebe Moreno, nas suas hostes pra ser candidato a uma cadeira estofadinha na Leléia. Aparentemente, Calebe optou, e disse isso ao colunista, por coordenar o jornalismo da rádio Jovem Pan News de Itajaí, além de apresentar programas na emissora. Por enquanto não é candidato... Ou será que será?

PL de Piçarras enrolado

O PL de Balneário Piçarras lançou, recentemente, o ex-vereador Marco do Tampa como pré-candidato a deputado estadual, que era, até pouco tempo, emedebista roxo. Seria um ato de vingança contra a pré-candidatura da poderosa presidente do MDB, Andressa Pera?

Enrolando?

Mas o lançador, digo presidente do PL da city é assessor parlamentar do deputado estadual mais sorridente do sul do mundo, o sapatinho Carlos Humberto, e diz apoiar o governo do prefeito Thiago Baltt (MDB). Enrolando?

Rolo pra mais de metro

Ângelo Margute, que fala de boca cheia que é dono do PL na ex-capital do jet ski, armou um circo e convidou deputado estadual, federal e vereadores da região para a filiação do vice-prefeito de Piçarras, dr. Fabiano, no PL. Só que faltou combinar com os russos. Dr. Fabiano teria dito que não é nada disso.

Confiar?

A turma do PL de Piçarras já está de saco cheio com esse jeito de dizer o que não é, pra ter que desfazer o que não foi feito. Como se falar isso pro dono do PL local a pessoa fica na geladeira, a tchurma fala tudo o que pode quando o homi não tá por perto. Enrola de lá que eu enrolo de cá e depois a gente vê. Confiar no quê?

Tá com vontade! A secretária de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Gabriela Kelm, pode cair na disputa de uma cadeira na Leléia pelo Novo
Tá com vontade! A secretária de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Gabriela Kelm, pode cair na disputa de uma cadeira na Leléia pelo Novo

 

Julianas

E não é que apareceu uma foto da “Ju da Massagem”, aquela que teve seu nome citado no vídeo do diretor de Cultura da city da praia alagada, digo, o “influencer frustrado” Ed Junior, com a prefeitona dos bairros Juliana Pavan (PSD). A foto foi porque a Ju da Massagem foi candidata a vereadora pelo PDT, que fazia parte da coligação da Juliana na última eleição.

Allan do PDT

Não vi nenhuma manifestação do atual secretário de Cultura da Maravilha do Atlântico, Allan Schroeder, do PDT, em relação ao vídeo onde seu diretor-geral, Ed Júnior, insinua que a Ju da Massagem, filiada ao seu partido, foi até a capital federal para fazer massagem no vereador Guilherme Cardoso (PL). Ai qui dor!

Ciça do PDT

Não vi também nenhuma manifestação da vereadora Ciça Muller, da sua colega de partido que foi ridicularizada no vídeo do “metido a comediante”. A Ciça, no passado, ao ser criticada pelo JC por viajar pra visitar a sede do partido, em Brasólia, chamou o pançudo de machista, e agora se cala ao agredirem uma mulher e da sua sigla. Aliás, não vi nenhuma mulher defendendo a massagista.

Atrasadinhos

Os vereadores de Penha, Adriano Tibeco (PSDB) e Ferrão (União Brasil), foram até suas redes sociais para, agora, reclamar do contrato de concessão para obras de saneamento básico em Penha. Entre os tantos e sinceros lamúrios, reclamaram que o tratamento de esgoto pela concessionária Águas de Penha não ocorre.

Sisqueceu?

Apesar da boa desenvoltura nos vídeos, a dupla esqueceu de mencionar apenas um único detalhe: ambos eram secretários municipais do ex-prefeito Evandro dos Navegantes (PSD) no ano em que o contrato foi assinado pela gestão municipal: em 2015.

Rompimento

Tibeco estava como secretário de Educação e Ferrão era secretário de Agricultura e Pesca, ambos muito próximos do ex-prefeito e com voz ativa na gestão, que é a responsável pelo rompimento do contrato com a Casan e a perda direta e eminente da aplicação de mais de R$ 60 milhões em obras de saneamento no município. Parabéns!

Lá em Barra do Sul

Com a decisão de romper com a Casan, Evandro, Tibeco e Ferrão não só atrasaram o processo de saneamento de Penha em mais de uma década, mas viram os recursos da Casan irem para a pequena Balneário Barra do Sul – que recentemente inaugurou uma moderna Estação de Tratamento de Esgoto.

Penha e Piçarras

Em paralelo, viram – ou não querem ver – Balneário Piçarras com quase 50% de seu esgoto sendo tratado diariamente. À época, a ideia da Casan era construir uma grande Estação de Tratamento de Esgoto para atender Balneário Piçarras e Penha. Ou seja, Penha hoje teria 50% já tratado.

Leonino

Mas, os avanços do contrato feito pela gestão de Evandro, Tibeco e Ferrão, como diria um ex-gestor, era totalmente leonino. Com isso, os avanços em Penha foram mínimos, tanto que a concessionária Águas de Penha segue comprando água tratada da Casan de Balneário Piçarras.

Bacaninha

Enfim, o videozinho ficou bem bonito. Mas é carregado de mea-culpa pela dupla que agora defende a alta fiscalização, mas fechou as bagas dos zóios quando teve o real poder de definir o futuro da querida e amada Penha. Mais uma vez, parabéns!

Frase do dia:
“Quando estiver discutindo com um idiota, certifique-se de que ele não está fazendo a mesma coisa”
Maquiavel

Espia lá

Além da coluna Jotacê que o leitor acompanha há mais de duas décadas, tem o Blog do JC que pode ser lido no DIARINHO.net. E pode nos acompanhar nas redes sociais no Instagram: @jcdiarinho. E, se quiser dar um plá com o socadinho escriba, o zapfone é: (47) 98842-9084.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você é do time cardápio impresso ou digital?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

“Justiça não foi feita”, diz mãe que perdeu os filhos no desastre da Vale em Brumadinho

SETE ANOS

“Justiça não foi feita”, diz mãe que perdeu os filhos no desastre da Vale em Brumadinho

Ibama nega licença prévia e barra projeto de maior termelétrica do país, no interior de SP

PROJETO BARRADO

Ibama nega licença prévia e barra projeto de maior termelétrica do país, no interior de SP

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus



Colunistas

Itajaí em rosa e sol

Clique diário

Itajaí em rosa e sol

Primeiro caso de dengue do ano em Itajaí

Charge do Dia

Primeiro caso de dengue do ano em Itajaí

Cenário político praticamente definido em SC

Coluna Acontece SC

Cenário político praticamente definido em SC

Por que você estraga justamente aquilo que mais quer?

Ideal Mente

Por que você estraga justamente aquilo que mais quer?

Clã do PL

JotaCê

Clã do PL




Blogs

Regata Verão 2026 neste fim de semana do Pindá em Ilhabela (SP)

A bordo do esporte

Regata Verão 2026 neste fim de semana do Pindá em Ilhabela (SP)

Imunidade em foco: por que o verdadeiro problema não é o vírus, mas o organismo enfraquecido

Espaço Saúde

Imunidade em foco: por que o verdadeiro problema não é o vírus, mas o organismo enfraquecido

Subiu a régua

Blog do JC

Subiu a régua

Pinga — quando a palavra também escorre

VersoLuz

Pinga — quando a palavra também escorre



Podcasts

SC monitora 17 casos de gripe K no estado

SC monitora 17 casos de gripe K no estado

Publicado 27/01/2026 18:59





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.