JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Brigadeiro quer ser governador
Brigadeiro é pré-candidato a governador
O outro lado da moeda...
Ainda gera bafafá a reclamação de alguns ex-funcionários do Hospital Regional Ruth Cardoso, na Dubai city, sobre a diferença salarial entre o que era pago pelo município e o que foi ofertado pelo governo da Santa & Bela, por meio da OSC Viva Rio. Mas é importante analisar todo o contexto para compreender as mudanças. E o JC foi escutar pra entender o outro lado da moeda.
Gestão profissional
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
O outro lado da moeda...
Ainda gera bafafá a reclamação de alguns ex-funcionários do Hospital Regional Ruth Cardoso, na Dubai city, sobre a diferença salarial entre o que era pago pelo município e o que foi ofertado pelo governo da Santa & Bela, por meio da OSC Viva Rio. Mas é importante analisar todo o contexto para compreender as mudanças. E o JC foi escutar pra entender o outro lado da moeda.
Gestão profissional
Quando houve a pactuação para que o estado assumisse a gestão do hospital e, na sequência, licitasse o serviço para uma “Organização da Sociedade Civil,” era meio que óbvio que o quadro de servidores seria alvo de auditoria, com redimensionamento e vocacionamento. O descontrole na gestão de RH do HRRC, desde sua abertura, não teria como ser mantido.
Prefa pagava mais que a Unimed
Quando os cargos do hospital Ruth Cardoso foram nivelados com as carreiras de saúde da prefa, ainda na gestão do homem-pássaro, Edson Piriquito (MDB), claro que coube ao poder público arcar com a diferença.
Não enfrentou
O muso das bochechas rosadas, o ex-prefeito Fabrício de Oliveira (ainda no PL), para variar – como em demais casos –, não enfrentou e não resolveu o problema. Porém, com a recente estadualização, a lei é cumprida: todas as carreiras do hospital estão recebendo com base nos pisos salariais de cada categoria, na mesma média que pagam os privados, como a própria Unimed Litoral.
Alguns exemplos
Na recepção do hospital atuavam analistas administrativos, cargo destinado a suporte de gestão em áreas estratégicas no fluxo de processos da prefeitura. E, por isso, têm plano de carreira e ganham mais. Porém, agora, a Viva Rio fez o que parece básico: atuam na recepção os recepcionistas, que vão receber conforme o piso da categoria. Simples!
Cartão-alimentação
Outra reclamação que se lê em alguns comentários seria sobre eventual mudança no vale-alimentação, o que em primeira análise parece não ser verdade. O que ocorre é outra coisa: além de receberem um bom vale-alimentação pela prefa, os antigos funcionários do Ruth ainda comiam no próprio restaurante do hospital. O tipo de situação que realmente jamais vai ocorrer na iniciativa privada.
Políticos têm posições distintas
O ex-prefeito Piriquito, como sempre, se posiciona jogando para a torcida, pois foi um dos responsáveis pelo modelo de gestão insustentável que se implantou e perdurou ao longo do tempo no Ruth Cardoso.
Profissionalizar
O homem-pássaro defende o indefensável, mesmo sabendo, no fundo, que com a gestão sob o comando do estado os processos iriam se profissionalizar e o Ruth Cardoso seria direcionado para melhor performance financeira e de resultados.
De outro lado…
Silêncio sepulcral do time do ex-prefeito das bochechas rosadas. Isto porque Fabrício de Oliveira é secretário de estado. Aliás, o que ele tem feito por BC e região? Bom, isso é conversa para outro momento.
Viúvas se calam
Agora, o que vemos é que o time das viúvas das novas ideias não questiona e nem critica o processo. Isso porque, primeiro, tentaram e não conseguiram fazer o mesmo quando estavam no poder. E, segundo: se saírem atirando na ânsia de atingir a prefeitona dos bairros, Juju Pavan (PSD), vão, na verdade, dar um tiro nas costas do governador little Jorginho Mello (PL).
Esperar para ver…
Como a transição da gestão entre município e estado se deu logo na véspera do ponto alto da temporada, o momento é de monitorar, fiscalizar e não torcer contra. Os investimentos que vão muito além do custeio total, principalmente na reforma e ampliação do Ruth Cardoso, provarão, ao longo do tempo, o êxito da medida.
Coletivas
Os alegres meninos e meninas da imprensa da city pexêra e região têm duas coletivas no paço da Vila Operária neste início de semana. Tem a coletiva que vai apresentar os festejos de réveillon, a partir das 9h desta segunda-feira. E, na terça-feira, também às 9h, a coletiva que vai fazer um balanço do primeiro ano do governo RR.
Republicanos de Brusque
A direção do Republicanos da capital do marreco assado, tecido e pronta-entrega retirou da presidência da sigla o vice-prefeito de Brusque, Deco Batista, que é pré-candidato a deputado estadual e voltou para o Partido Liberal.
Voltou
Quem voltou a ocupar a presidência da sigla foi o Cláudio Pereira, defenestrado do comando por Deco, que fez um canto de sereia nos ouvidos do presidente estadual, o deputado federal Jorge Goetten.
Abonada
O vice-prefeito Deco, que ocupa o cargo de secretário de Infraestrutura Estratégica em Brusque, teve sua ficha abonada em Brasólia pelo presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, em abril deste ano.
Meia-boca?
Passados poucos meses do comando de Deco no Republicanos, rumores de que sua gestão à frente do partido estava meia-boca, e reverberando seus movimentos pra uma candidatura a estadual ao arrepio da sigla, acabaram promovendo sua destituição do comando do partido e a volta de Cláudio Pereira.
Ficou cabreiro
Consta que Deco ficou puto dos cornos e saiu atirando contra Goetten, e fez com que mais de 40 nomes da executiva com cargos no governo causassem uma renúncia coletiva e se bandeassem com ele pra fora do Republicanos.
Levou uma tropa junto
Ao sair do Republicanos, o vice-prefeito de Brusque tratou de retornar ao PL, que é presidido pelo prefeito André Vechi, e promoveu um evento na última sexta-feira, onde se lançou pré-candidato a uma cadeira estofadinha na Leléia.
Com ou sem apoio
O grande problema de tudo isso é que o presidente da casa do povo de Brusque, Jean Carlo Dalmolin, é do Republicanos e não terá apoio da prefa, mas vai se lançar pré-candidato a deputado estadual. O que pode fazer com que a sigla se afaste de apoio ao governo. Vai depender da articulação do prefeito e presidente do PL, André Vechi, pra manter todos juntos. Ai, qui dor!
Se pegaram
Quem andou batendo boca em grupo de zapzap no finde foi o suplente de vereador Zé Alvercino (PDT) e o vice-prefeito papai sabe-tudo, Rubens Angioletti (PL). Tudo porque Angioletti teria postado vídeo em que enaltece uma ação da Codetran.
Meteu a língua
Foi o que bastou pro bocudo do Zé postar áudio lascando o porrete no Angioletti, porque quando ocupou a vereança fez um requerimento que acabou sendo atendido. O Zé, sem papas na língua, disse que por isso que o prefeito Robison é diferente do Rubens. Ui!
Acendendo vela pra dois?
Aliás, o Zé anda elétrico nos últimos tempos. Dias atrás, estava em reunião do Partido dos Trabalhadores pexêro, com o pré-candidato a deputado estadual e superintendente do Porto, o polido João Paulo. No finde, esteve com uma turma com a também candidata a deputada estadual (ou federal?) Anna Carolina.
Esquentou na terra do marreco! Republicanos retira da presidência o vice-prefeito de Brusque, Deco Batisti, e recoloca Cláudio Pereira (foto) no comando da sigla
Docinho na disputa
O lutador e polêmico Marcelo Brigadeiro, o docinho, anunciou que é pré-candidato a governador pelo Partido Missão. A sigla foi oficializada no último dia 4 de novembro e chegamos a 30, isso, mesmo, 30 legendas que podem apresentar candidatos no pleito do ano que vem.
Velho conhecido
O docinho, digo, Brigadeiro é velho conhecido na polêmica política. Aparece e desaparece de tempos em tempos. Foi apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e andava enrabichado com seus filhos na Santa & Bela, os enaltecendo como salvadores da pátria, quando acordou e resolveu romper e detonar todos da família Bolsonaro.
Não vai faltar emoção?
Brigadeiro também fez história na região e não apenas com suas lutas e a polêmica política, mas chegou a chamar esse temente ao Altíssimo de “rolhinha de poço” e que se um dia ficasse chateado com que escrevo, iria até a sede do jornal DIARINHO e tocava fogo. Ou seja, na eleição de 2026 teremos doce, só não sei se vai ser amargo...
Será que eu estava errado?
Na última coluna, este socadinho escriba desceu a lenha nas prefas da região por apostarem em tantos desfiles de Natal. Pois bem. Eis que, neste fim de semana, Itajaí estreou seus primeiros desfiles natalinos e reuniu uma verdadeira multidão na Hercílio Luz, em Itajaí, e uma pá de leitores “entisicou” este temente ao Altíssimo.
“Dingo bells”. Desfile de Natal leva milhares às ruas de Itajaí
Acotovelaram
Famílias inteiras, vindas de vários bairros da city pexêra, se acotovelaram para assistir às apresentações dos artistas locais. No domingo, o espetáculo ganhou ainda mais brilho com um showzaço da Orquestra Brasileira, acompanhado de projeções na fachada da Igreja Matriz.
Foi um sucesso
O sucesso de público e os comentários dos leitores fizeram este escriba rever o próprio posicionamento. Se o povo vai, é porque estava faltando algo diferente — algo que há anos não se via na cidade. Ponto para a minha ex-musa BBB, Dom Quichata Anna Carolina, que ao lado de Bete Laurindo reformulou o Natal, devolvendo vida, alegria e movimento ao centro, além de aquecer o comércio local.
Valorização da cultura local
O governo de direita, que muitos juravam que acabaria com a cultura, tem feito justamente o contrário: está valorizando quem é da casa. No desfile, são mais de 200 artistas de Itajaí envolvidos — todos daqui, alardeiam os áulicos governistas.
Vive a cidade
Figurinos, marcenaria, coreografia, costura, maquiagem e produção: tudo feito por mãos itajaienses. Sem contar as apresentações musicais, Terno de Reis e o programa “Aqui tem arte”, que ocupam o palco principal e também os bairros. Cultura feita por quem vive a cidade — e isso aparece no brilho do espetáculo.
Cuidado com quem faz o show
Outro ponto que merece destaque é a atenção à segurança e ao conforto dos artistas. O desfile conta com fisioterapeutas, enfermeira e até sistema de hidratação embutido nos figurinos, com bolsas térmicas escondidas nas fantasias mais pesadas. Como as peças são extremamente detalhadas — bordadas e montadas à mão — e o calor não perdoa, o cuidado foi redobrado em todas as alas.
Continua o bafafá! Ruth Cardoso, o outro lado da moeda...
Show de águas na Beira Rio
E não para por aí. Além da Hercílio Luz, o desfile também passará duas vezes pela Beira Rio e duas vezes pelo São Vicente. Na Beira Rio, a cidade ainda ganha uma novidade inédita: um “Show de águas”, com cores e efeitos especiais, de 19 de dezembro a 1º de janeiro. Promessa de mais um sucesso.
Padre Fábio de Melo
E nesta terça-feira, em frente à Igreja Matriz, quem sobe ao palco é o padre Fábio de Melo, num show que mistura música, fé e emoção — e que promete, mais uma vez, lotar o centro da cidade. Continuo achando que faltam opções, mas tenho que reconhecer que o desfile trouxe muita gente pras ruas.
Anna até o limite
Corre solto nos bastidores que o prefeito Robison Coelho tem trabalhado para segurar a minha ex-musa Anna Carolina até o limite legal, mantendo-a na prefa. E não é por acaso: o alcaide reconhece o trabalho da galega neste 2025.
Missão pesada
As pastas mostraram serviço ao longo do ano, no entendimento do governo, me sopram os perdigueiros, com eventos, agenda cheia e presença da cidade no calendário estadual. E vem aí uma missão pesada: fim de 2025 e início de 2026, com a temporada de verão batendo à porta.
Frase do dia:
“O sapato que serve em uma pessoa aperta em outra. Não existe receita para a vida que se aplique a todos os casos”
Carl Jung
Turismo, cultura e esporte
O prefeito sabe disso e quer contar com a competência de Anna até onde a lei permitir. A novidade é que, diferente de outros tempos, hoje Anna é governo, está dentro do executivo e comanda Turismo, Cultura e Esporte como superintendente.
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.