Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Homenagens no Sinduscon


Homenagens no Sinduscon
(foto: divulgação)

O Sinduscon da Foz do Rio Itajaí realizou evento de confraternização homenageando empresas, com a presença dos prefeitos de Itajaí, Navegantes, Piçarras e Penha

 

Cada vez pior

Óia, vou te dizer que faz tempo que este pançudinho escriba escuta que a cada legislatura que passa a composição da piramidal pexêra fica pior. Quando todo mundo acredita que o nível de ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Cada vez pior

Óia, vou te dizer que faz tempo que este pançudinho escriba escuta que a cada legislatura que passa a composição da piramidal pexêra fica pior. Quando todo mundo acredita que o nível de nossos edis já seja de chorar em grego, os novos vereadores vão lá e conseguem fazer o impossível: que a gente sinta saudades da composição do mandato anterior.

 

Nem me arrisco

Não quero nem duvidar que na próxima eleição a coisa piore no legislativo, porque é capaz de a tchurma eleita fazer o impossível e, só pra provocar, entregar ainda menos pro eleitor itajaiense. Graças ao bom Senhor, um único pingo de maturidade política ainda restou, na pessoa do presidente do legislativo, o entisicado Fernando Pegorini (PL). Vai que nem isso nos sobre no futuro? Arreda, Senhor!

Vice inexpressivo

Pois é só descer uma cadeira na mesa diretora e olhar pro vice-presidente, o beato Beto Cunha (Republicanos), que a vontade de se mudar pra Conchinchina já começa a aparecer. Beto é vaidoso, cerimonioso e pouco produtivo. Quando foi presidente interino – por pouco mais de meia hora – se achou o dono do mundo, deu soco na mesa e piti a toda hora.

Ignorado

Além de só saber falar em valores cristãos, óia que quem muito fala tem pouco a mostrar, o beato é ignorado como liderança política dentro do próprio partido. Sonha em ser candidato a deputado federal, mas o prefeito, o partido e até dentro da própria igreja não consegue descolar mais que meia dúzia de cabeças em seu apoio. É um zero à esquerda, reconhecido apenas por sua própria inaptidão e inexpressividade.

Ideológicos

Ainda mais ideológicos que o beato, a dra. Pix, Liliane Fontenele (PL), e o boneco Falcon, Victor Nascimento (PL), estão na piramidal recebendo salários e bancando assessores só pra lacração conservadora. Não conseguem construir diálogo e pouco ou quase nada se importam com os problemas locais, a não ser que os “problemas locais” sejam indicações de cargos comissionados.

Nem o pó

E o que dizer do líder de governo, o Adão Bittencourt (PL), outro que é linha dura no Deus, pátria e família, mas um tremendo frouxo na defesa do governo? Fico só imaginando a minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB, por enquanto) na piramidal. Se continuar no governo, se irrita com a letargia do Adão no primeiro debate. Se for pra oposição, não sobra nem o pó do pastor-vereador.

Falando em oposição

E por falar em oposição, as duas legislaturas anteriores deram de relho nessa de agora. Não que o governo não mereça a confiança e tempos de paz para administrar a cidade, mas inegável que Rubens e Robison liderando a oposição quando eram vereadores e, no último mandato, o Fabinho Rezes e seus pontas de lança faziam a piramidal, no mínimo, ser protagonista nos debates.

 

Enquanto isso... (Charge do Dalmir Souza)
Enquanto isso... (Charge do Dalmir Souza)

 

 

E o MDB?

Além do MDB na oposição, papel que o partido não sabe fazer do Oiapoque ao Chuí, não sobrou nada de expressão. Até a cultural Hilda Deola (PDT) parece ter encorpado o gosto que o MDB tem por ser governo e ter cargos. Resta para Hildinha fazer o contraponto ideológico nacional, entre direita e esquerda. Confortável, né?

Sempre tem

Isso sem contar os siachões, que basta serem eleitos que já se acham o Donald Trump do mundo todo, não atendem mais eleitores, cabos eleitorais e, no caso do Xande do Celular (União Brasil), além de virar as costas para o partido e seus suplentes, parece que sequer cumpre horário no cargo efetivo de concurso... Ah, o poder, sempre o poder, né?

Têm futuro

Se não forem contaminados pelo baixo nível generalizado, o Pedrão da Celesc (PL) e o serelepe Cris Fischer (PRD) ainda podem render algo de bom na escuridão que assola a piramidal. Ainda precisam de experiência e traquejo, mas pelo menos não andam colocando os pés pelas mãos como os coleguinhas que até hoje não mostraram os motivos pelos quais foram eleitos! Vamos observar!

Constrangimento

Ainda comentando sobre a piramidal e as excelências, interessante citar que a vereadora cultural, Hilda, tem passado alguns constrangimentos pela omissão do seu partido ao longo dos últimos anos de gestão.

 

A Casa Biel foi homenageada com moção na piramidal, em proposição do vereador Sandro Serpa (PSDB), pelo trabalho no atendimento oncológico de crianças (foto: divulgação)
A Casa Biel foi homenageada com moção na piramidal, em proposição do vereador Sandro Serpa (PSDB), pelo trabalho no atendimento oncológico de crianças (foto: divulgação)

 

 

Oito anos e nada

Como dizer que os abençoados do PDT, seu partido, passou oito anos à frente da secretaria de Educação, durante os governos do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), sem construir uma escola sequer? O vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré, que sempre cai pra cima, sempre em silêncio, sem admitir que só ocuparam cargos sem trazer medidas concretas que beneficiaram a cidade.

50 milhões!

A vereadora tem conhecimento que somente um programa custou 50 milhões de reais (!). A Escola da Inteligência, sem resultado algum. Esse recurso que foi para o ralo, seria suficiente para custear cinco novas escolas na city pexêra. 

Mea-culpa

E o Sebastião Lucas? Porque em oito anos não fizeram essa remissão de dívidas, dando a chance da sociedade se restabelecer? Uma mea-culpa, dentro do momento de hipocrisia política que vivemos, seria fundamental para também apontar o dedo. No mínimo.

 

“Quando eu falava dessas cores mórbidas. Quando eu falava desses homens sórdidos. Quando eu falava desse temporal. Você não escutou" - (Paisagem na janela – Beto Guedes)

 

Biruta de porto

Os puxadinhos que fizeram ao longo dos últimos oito anos não são dignos de uma cidade do porte de Itajaí. Ainda sobre a remissão de dívidas que beneficia o Sebastião Lucas, quem veio na publicação do @jcdiarinho, no Instagram, foi o “biruta” do porto, Correio!

Dor de cotovelo

O Correio, que paga de sindicalista e empresário de transporte, ao invés de lutar para o sucesso de uma entidade que leva o nome de um portuário histórico levanta teorias! Dor de cotovelo, falso moralismo que se diz?

Pediu pra exonerar

O presidente do PSD pexêro e vereador da base do governo RR na piramidal casa do povo, Odivan Linhares, o Mamão, defendeu que a diretora-presidente do Instituto Itajaí Sustentável, Maria Heloísa Beatriz Cardozo Furtado Lenzi, seja mandada embora.

Foram pra cima

As falas do Mamão foram por conta do requerimento do vereador Victor Nascimento, o boneco Falcon (PL), relacionado ao atendimento do Inis a um cachorro baleado pela PM, em uma ocorrência. O requerimento suscitou outras situações envolvendo o Inis e as excelências excelentíssimas deitaram falação.

 

 

O secretário de Segurança de BC, comandante Araújo Gomes, participou do Diz aí! Assista na TV DIARINHO no YouTube e leia na edição impressa do finde (foto: divulgação)
O secretário de Segurança de BC, comandante Araújo Gomes, participou do Diz aí! Assista na TV DIARINHO no YouTube e leia na edição impressa do finde (foto: divulgação)

 

 

“Se eu fosse o prefeito...”

“Essa mulher veio de Balneário Camboriú. Ela não sabe se ela vai pra Praia Brava ou Fazenda”, debulhou o indignado Mamão, pra continuar na pauleira no lombo da bagrona: “Não tem capacidade nenhuma.” O chefão do PSD chegou a dizer que a gestora do Inis mentiu para os vereadores. “Se eu fosse o prefeito [ela] estaria na rua!”. Eitcha!

Sinduscon

O ano de 2025 se consolida como um dos melhores para a construção civil na Santa & Bela Catarina e o destaque vem da região da foz do rio Itajaí. Com crescimento acelerado, aumento na geração de empregos e forte expansão do mercado, o setor vive um momento positivo.

Mais empregam

Prova disso é que as quatro cidades da base territorial do Sinduscon: Itajaí (8º), Navegantes (17º), Penha (35º) e Balneário Piçarras (26º) figuram entre os 35 municípios que mais empregam no setor em todo o estado. E o Sinduscon da foz do rio Itajaí realizou sua confraternização anual para homenagear empresas, parceiros e associados que contribuíram para esse avanço, na terça-feira.

História da construção civil

O evento no Clube Atiradores reuniu empresários, autoridades e representantes das quatro citys da região. Além do balanço das ações de 2025, a noite foi marcada pelo reconhecimento público às empresas que fazem parte da história da construção civil local.

Reconhecimento

A cerimônia teve início com o reconhecimento das empresas patrocinadoras do Sinduscon em 2025. Caixa Econômica Federal, Eliane Revestimentos Cerâmicos e SSBOX foram homenageadas pela parceria contínua e pelo importante suporte ao desenvolvimento da construção civil na região da foz do rio Itajaí.

15 empresas

Na sequência, foram destacadas 15 empresas que completaram 15, 20, 25, 35 e 40 anos de fundação, celebrando trajetórias que ajudaram a moldar o setor ao longo das últimas décadas. O Sinduscon também homenageou empresas que atingiram 10, 15 e 20 anos de associação, ressaltando que são os associados que constroem a história e a força coletiva da categoria.

Papel importante

“Essas homenagens reforçam o papel importante da construção civil na economia regional ao longo desses anos. São empregos gerados, a cadeia produtiva em movimento e avanços que impactam diretamente o desenvolvimento das nossas cidades”, declarou o presidente Eduardo Agostini.

Prefeitos

Os prefeitos, de Itajaí, Robison Coelho (PL), de Navegantes, Liba Top, ops, Fronza (PSD), de Piçarras, Tiago Baltt (MDB) e de Penha, Luizinho Américo (PL), estiveram presentes e falaram da importância do setor para o desenvolvimento de toda a região.

Selo Ambiental

Durante o evento, o vice-presidente do Sinduscon, Gustavo Bernardi, apresentou o Selo Ambiental Sinduscon, um lançamento que reforça o compromisso do setor com práticas sustentáveis. O selo foi desenvolvido para reconhecer e incentivar projetos e obras que adotam soluções ambientalmente responsáveis, avaliando desde o planejamento até a rotina do canteiro.

Iniciativas responsáveis

“Criamos dois modelos: um para avaliar as soluções sustentáveis dos projetos e outro para analisar as ações adotadas durante a execução da obra. Nosso objetivo é incentivar iniciativas responsáveis e reforçar o compromisso da construção civil com o meio ambiente”, destacou Bernardi.

Irregular

O vereador rei do berreiro, Marcelo Achutti (MDB), denunciou na sessão desta semana na casa do povo da Dubai city a quinta rua fechada por ocupação irregular. O vereador já fez cinco denúncias somente neste mês. Uma rua no bairro dos Pioneiros, sendo usada como depósito de materiais. Outra na esquina da avenida Brasil com a rua 2050, para ampliar estacionamento privado.

Ocupação

Ainda foram objetos de denúncia do vereador Achutti a servidão Passagem nº 4466, no centro, que tem uso comunitário e qualquer alteração, supressão ou incorporação dependeria de autorização legislativa; e, agora na Interpraias, a rua da Tartaruga, que existe no papel há mais de 10 anos, segundo o vereador protetor das ruas, o Quero-Quero, ops, Marcelo.

Alerta

Por falta de aviso é que não foi. Aqui mesmo, neste espaço, este pançudo escriba tentou alertar o governo de plantão nos altos da Dinamarca que seria um erro a avenida das Gaivotas como única alternativa para o acesso à Martin Luther. Deu no que deu e o governo ainda corre o risco de algo pior acontecer no local, devido ao trânsito de carangas pesadas. Um caminhão-cegonha carregado ficou travado na subida, bloqueando meia pista da via.

Acordem! 

O guincho responsável pelo manejo do caminhão só chegou no outro dia, por volta das 10h desta quarta-feira. O trecho foi devidamente sinalizado e o caos devidamente instaurado no trânsito local. Repensem aquele trecho para não ficarem como cúmplices da omissão e do descaso com pedestres e motoristas que são obrigados a enfrentar a “lomba” do Ariribá.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que mais te irrita quando acaba a luz?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

MUNDO

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

CRISE CLIMÁTICA

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

COP30

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

CRIPTOMOEDAS

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers



Colunistas

Homenagens no Sinduscon

JotaCê

Homenagens no Sinduscon

“Perrengue Fashion”

Via Streaming

“Perrengue Fashion”

Ideal Mente

O medo do imprevisto: quando tentar controlar vira sofrimento

Além da cela

Coluna Esplanada

Além da cela

Luz que beija o mar

Clique diário

Luz que beija o mar




Blogs

Leitura da Bíblia

Blog do JC

Leitura da Bíblia

O Socorro Improvável - Poema

VersoLuz

O Socorro Improvável - Poema

🧠 Névoa Mental: quando o cansaço vira confusão e seu corpo pede atenção

Espaço Saúde

🧠 Névoa Mental: quando o cansaço vira confusão e seu corpo pede atenção

O caos no trânsito de Itajaí

Blog do Magru

O caos no trânsito de Itajaí






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.