JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Hang contra os pichadores
(foto: Charge do Dalmir)
Enquanto isso, o véio da Havan, Luciano Hang, luta contra os pichadores...
Não é 16, é 11!
Sobre comentários que fiz sobre a entrevista do secretário de Turismo da Dubai, Evandro Neiva, numa rádio da região, nos quais ressaltei o tom grandiloquente do bagrão ao falar do Natal ...
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
Não é 16, é 11!
Sobre comentários que fiz sobre a entrevista do secretário de Turismo da Dubai, Evandro Neiva, numa rádio da região, nos quais ressaltei o tom grandiloquente do bagrão ao falar do Natal de BC, como se nunca tivesse havido decoração de Natal na cidade, a prefa mandou nota dizendo que não serão gastos R$ 16 milhões na decoração, serão R$ 11 milhões e que abrangem, também, desfiles inéditos. Tá registrado.
Contra vacinação
O pastor e dublê de vereador na piramidal casa do povo pexêra, Adão Bittencourt (PL), e sua colega de bancada, a Liliane Fontenelle, a dra. Pix (PL), fizeram coro na tribuna contra a obrigatoriedade da vacinação de crianças por conta da covid-19.
Toque de caixa
Segundo Adão e a dra. Pix, a imunização contra o pestilento vírus que matou milhares de pessoas no país e milhões no planeta, feita através de uma vacina desenvolvida com uma celeridade impressionante, anda trazendo problemas pra quem se vacinou, detonam as excelências excelentíssimas.
Negacionista
A dra. Pix chegou a dizer que iria ser tachada de “negacionista” por conta da sua defesa de que os pais não deveriam ser obrigados a vacinar seus pequerruchos. Não contente em ser contrária à obrigatoriedade da imunização, a parlamentar ainda criticou “membros do Ministério Público de não terem acordado e de conselheiros tutelares de estarem obrigando pais a vacinarem”.
Induzir
Apesar de a dra. Pix ressaltar que sua luta é contra a obrigatoriedade da vacinação da covid-19, e que não está falando de outras vacinas, a sua fala e a do líder do governo podem induzir pais a não levarem seus filhos pra que sejam imunizados contra uma série de doenças.
Confio na ciência
Além disso, sou e continuo defendendo a vacinação. Lógico que pra que um imunizante seja aprovado leva anos de estudos etc. e etc., contudo, a vacina contra a covid-19, feita “a toque de caixa”, foi o que livrou a humanidade dessa peste que ceifou milhões de pessoas. Acredito e confio na ciência.
Na hora!
Claro que um ou outro caso pode, apesar de vacinado, pegar covid-19 ou ter algum tipo de sequela. A título de exemplo, um dia, há alguns anos, cheguei na sede do DIARINHO e estavam imunizando os funcionários contra a gripe. Me perguntaram se queria me vacinar e na hora aceitei. Após a agulhada fiquei ruim, de cama, mas nem por isso sou contra a vacinação que protege e salva vidas.
Vereadores da piramidal, Adão Bittencourt (PL), e Liliane Fontenelle (PL), a dra. Pix, se posicionaram contra a obrigatoriedade da vacinação de crianças contra a covid-19 (foto: divulgação)
Caiu pra cima
O ex-tudo, digo, coronel, ops, prefeito de Camboriú, Leonel Pavan (PL), postou mensagem no Instagram @jcdiarinho de que não demitiu o bagrão do trânsito, mas que ele vai ser aproveitado em outro cargo do governo. Interessante que se surgir algum problema na cidade-mãe o secretário abençoado que derrapar “cai pra cima”.
Tristeza
Itajaí e região amanheceram na sexta-feira mais tristes com o falecimento do empresário Odemar Müller, o Milinha, que construiu ao longo dos anos a famosa Distribuidora Müller, entre outras empresas, e nos deixou aos 88 anos. Meus sentimentos aos familiares.
Insistência e resistência
O intisicado e bocudo deputado estadual Ivan Naatz (PL), num rasante por Brasólia nesta semana que se encerra para acompanhar projetos e recursos em andamento, aproveitou também para dar uma passadinha no gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux.
TPA
É que o magistrado é relator de uma Reclamação Constitucional ajuizada em maio último pelo parlamentar para tentar brecar de vez a famigerada Taxa de Paciência e Amargura, ops, Taxa de Proteção Ambiental, a famigerada TPA de Bombinhas, que volta a ser cobrada a partir deste sábado, dia 15 de novembro até o final da “prolongada” temporada de verão da capital do mergulho, em abril de 2026.
Decide
Trocando em miúdos, essa reclamação é para ver se o STF decide, de uma vez por todas, em torno da legalidade da taxa, uma vez que a Assembleia Legislativa já aprovou em 2020 uma emenda constitucional de autoria do deputado que inseriu na lei maior estadual a proibição em todo o estado de qualquer tipo de “pedágio urbano”.
Negou julgamento
Só que a prefa de Bombinhas continua cobrando, sob alegação de decisão favorável do STF lá atrás, e o Tribunal de Justiça de SC, no início deste ano, negou julgamento de mérito de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) impetrada por 14 deputados estaduais, permitindo a continuidade da cobrança.
Dito pelo não dito
Quer dizer, ficou o dito pelo não dito e o deputado que tentar agilizar uma decisão judicial definitiva, tirando dúvida ainda na comparação do caso da TPA de Bombinhas com o caso da tentativa de cobrar uma taxa idêntica no município de Governador Celso Ramos, essa sim, barrada recentemente pelo TJSC com base na mudança constitucional estadual.
“Mais importante que chegar ao topo é conhecer a base” - Pai Atanásio
Segurança jurídica
“Dois casos praticamente idênticos, mas com decisões diferentes. Isso fere a segurança jurídica e a confiança na Justiça”, comentou o deputado, acrescentando ainda que o Supremo reconheceu a importância de analisar a matéria e “agora teremos oportunidade de corrigir esse erro e garantir o respeito à nossa Constituição estadual”.
Novela sem fim
Em resumo, resta aguardar a decisão do ministro dos cabelos volumosos, digo, do STF, Luiz Fux. E que seja para breve para tentar acabar de vez com essa novela anual da TPA...
O esporte se arrasta
Itajaí está perdendo tempo e credibilidade enquanto o esporte simplesmente definha. A Fundação Municipal de Esporte e Lazer vive de discursos, anúncios e sorrisos para foto, sob o comando da minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB).
Só promessas
A gestão de Daniel Passos, que é subordinado da minha ex-BBB, Dom Quichata Anna Carolina, é muito fraca e se sustenta em promessas distantes da galega. A Anna fala do novo ginásio na Fazenda e da Vila Olímpica atrás da piramidal casa do povo como se fossem conquistas prontas, mas nada sai do papel. O que existe, de fato, é só papo e reuniões que não levam a lugar nenhum.
E o fundo?
Técnicos e Associações reclamam que, na gestão passada, o então diretor-executivo Airlon Jaques criou o Famespi, uma conquista importante que poderia ter mudado a realidade do esporte local. A atual administração de Daniel Passos não conseguiu fazer o fundo funcionar. O que era um avanço virou lembrança. Burocracia, desinteresse e total falta de gestão sepultaram uma boa ideia.
Falando nele
O ex-chefão da (A)Fundação de Esportes, Airlon Jaques, que andou botando o berreiro, agora anda quieto, focado em sua carreira de escritor. Lançou livros, escreve sobre o tema, mas evita criticar o esporte de Itajaí. Talvez pela proximidade com a galega Anna Carolina prefira a paisagem ao enfrentamento.
Um ano perdido
O único evento que teve um realce na área do esporte foi o do futebol de areia na praça da Beira Rio que movimentou um pouco. Enquanto isso, a ouvidoria ferve, atletas e técnicos reclamam e o chefão, Daniel Passos, é mais simpático do que eficiente.
Problemas se arrastam
Os linguarudos de plantão alardeiam que a Comel não voltou, as emendas estão emboladas, cortaram os busões, bolsas, inscrições e anuidades. As contratações de zeladores e faxineiras foram feitas nas coxas. Itajaí perdeu um ano inteiro por falta de comando.
Titanic
O comandante da FMEL está afundando o esporte de Itajaí! O negócio está tão ruim, que o gerente da FMEL, o Marcelo (Marcelinho) da Rosa, pediu o boné, digo, exoneração do cargo! Segundo os linguarudos, Marcelinho teria confidenciado que não conseguiu trabalhar com pessoas tão incompetentes! Sério?!
Não enchem uma Kombi
Além da parte técnica que não anda, a política vai ainda pior. A FMEL hoje é uma (a)fundação com uma porrada de diretores indicados que não enchem uma Kombi de votos e sem força política nenhuma, nem no esporte...
Na conta da BBB
Com esse time, Anna Carolina dificilmente conseguirá o extrato eleitoral que imagina para disputar a eleição de deputada estadual (ou federal?) no ano que vem. O problema é que quando a conta da inércia chegar, será no nome dela. E com tudo isso acontecendo, ninguém faz nada e quem paga a conta é o esporte de Itajaí!
Espia lá
Além destas mais do que estrebuchadas linhas que o leitor acompanha um dia sim e outro também há mais de duas décadas, tem o Blog do JC no DIARINHO.net. E o programa semanal, ao vivo, direto dos estúdios chiquetosos do jornal que todo mundo lê, até quem diz que não, o Desembucha JC (acompanhe no YouTube). A rede social do socadinho escriba é @jcdiarinho (Instagram) e se quiser bater um lero com o JC o zapfone é (47) 98842-9084. Bora lá!
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.