Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

A tchurma do Quero-quero na Gororoba


A tchurma do Quero-quero na Gororoba
(foto: divulgação)

Todo mundo na Gororoba! O vereador Marcelo Achutti, o Quero-Quero (MDB) de BC, e seus assessores Fernando, Raimundo, Claudinei e Renier

 

Entre o pão, o banho e a realidade

O fechamento temporário do Centro Pop pela secretaria de Assistência Social da city pexêra deu muito pano pra manga. O discurso dos críticos é simples: “Por que negar pão e banho? ”. Parece ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Entre o pão, o banho e a realidade

O fechamento temporário do Centro Pop pela secretaria de Assistência Social da city pexêra deu muito pano pra manga. O discurso dos críticos é simples: “Por que negar pão e banho? ”. Parece até cruel quando se olha só por esse ângulo.

 

Caótico

Mas é bom lembrar o outro lado da moeda: quando o atual governo do paço da Vila Operária assumiu no início do ano, encontrou um quadro caótico — centenas de pessoas vivendo nas ruas e um modelo de atendimento centralizado que gerava sérios transtornos para os moradores e comerciantes vizinhos do antigo endereço, lá na Barra do Rio.

Função

O que houve não foi um desligamento, mas uma mudança de local e de função: agora, o Centro Pop segue funcionando para atendimentos administrativos, como encaminhamentos, psicólogo, assistente social e inclusão em programas sociais.

Acolher

Paralelamente, pelo que chega ao socadinho, é que já se busca, de forma legal, o imóvel que deverá abrigar a Casa de Passagem descentralizada, que oferecerá acolhimento, alimentação, higiene e pernoite. Vamos acompanhar.

 

O suplente de vereador, Zé Alvercino, e seus amigos Willian, André e Armando na Gororoba (foto: divulgação)
O suplente de vereador, Zé Alvercino, e seus amigos Willian, André e Armando na Gororoba (foto: divulgação)

 

 

Não é simples

A decisão não é simples nem popular, mas faz parte de um novo modelo que pretende garantir dignidade a quem vive nas ruas sem ignorar o direito de quem convive diariamente ao lado dessa realidade.

PT/SC tece coalizão com centro

O presidente nacional do Sebrae e liderança estadual do PT, Décio Lima, em entrevista ao quadro Pinga-fogo, com o jornalista Ivan Rupp, abriu uma informação importante: o PT de Santa Catarina constrói uma coalizão para disputar o governo do estado em 2026 e conversa, inclusive, com partidos de centro.

Foi assim com Alckmin

Décio usou como exemplo a aliança do presidente Lula com o picolé de chuchu Geraldo Alckmin (PSB), que era crítico do PT, mas acabou se aliando em 2022, construindo uma coligação vencedora. Para Décio, a fé na democracia é o cimento que pode consolidar uma aglutinação inédita em nosso estado: de políticos de centro com a esquerda.

 

A vice-presidente da Câmara de BC, a bela dos olhos verdes Jade Martins (MDB), apoia o JC presidente (foto: Ariel Silva)
A vice-presidente da Câmara de BC, a bela dos olhos verdes Jade Martins (MDB), apoia o JC presidente (foto: Ariel Silva)

 

 

Nomes aos bois

Décio só não adiantou os nomes das lideranças políticas com quem conversa, então estão abertas as conjecturas. De qualquer forma, a informação dada por Décio é relevante e aponta para um possível corre-corre grande para as eleições do ano que vem, com trocas de partidos e muitas surpresas. Quem viver verá, então é só esperar.

Conta tá paga

Povo do entorno do secretário de Desenvolvimento Social de Itajaí, o Léo Severino, garante que a conta do bagrão com a galega, minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), já está paga faz tempo.

Apoiou

Isso porque, antes do Léo Severino receber o apoio da galega e do seu pai na eleição para o Conselho Tutelar, o secretário já apoiou algumas campanhas da minha ex-musa a prefeita e a deputada estadual. Será que se lembram?

 

A presidente estadual do Podemos e pré-candidata a deputada federal, Paulinha, participa do Desembucha JC (foto: divulgação)
A presidente estadual do Podemos e pré-candidata a deputada federal, Paulinha, participa do Desembucha JC (foto: divulgação)

 

 

Homem do prefeito

Além disso, o Léo Severino é homem de confiança do prefeito Robison Coelho (PL) e quando decidiu, de última hora, ser candidato a vereador pelo PSDB dos emplumados foi para atender a um pedido do prefeito.

Recorreu

Os perdigueiros garantem que Léo só ficou no ninho tucano porque Robison pediu e, quando a galega viu que a nominata era fraquinha pra se eleger sozinha, recorreu ao alcaide para forçar a candidatura do hoje secretário.

Porrada de graça

Depois das pauladas que Léo recebeu do pai da galega no jornal Sem Censura, o secretário chegou a entregar o cargo ao prefeito, já que o PSDB acha que seu espaço pertence à sigla, mas Robison teria bancado a permanência do seu pupilo. No fim, o rapaz foi pra uma eleição de última hora, ajudou o partido a chegar na legenda, abriu mão de assumir a piramidal e ainda toma porrada de graça.

 

 

O secretário de Relações Institucionais de Brusque, Rodrigo Cesari, vai estar na Gororoba (foto: divulgação)
O secretário de Relações Institucionais de Brusque, Rodrigo Cesari, vai estar na Gororoba (foto: divulgação)

 

 

Assediado

O bom trabalho que tem desenvolvido no comando da pasta e a desenvoltura no discurso tem feito com que Léo seja assediado por muitos pré-candidatos a deputado. Ele está mais do que certo em aguardar uma definição da máquina governista para trilhar o seu caminho. Errado estão a Anna e o João, que sempre acham que todo mundo é obrigado a apoiá-los na força do ódio e da porrada.

Calebre ou Campagnolo?

Além do assédio carinhoso que anda recebendo do PSDB, da Anna Carolina e seu ‘Anno Carolino’, o abduzido Marquinhos Meurer também teria entrado na parada brigando pelo passe do Léo Severino para apoiar sua chefa, Ana Campagnolo (PL), na reeleição à Leléia. Outro que se assanha com o apoio é o secretário de Comunicação da prefa Calebre, ops, Calebe Moreno.

E o sogro?

Muitos questionam o fato do sogro do Calebe, o ex-vice-prefeito de Camboriú e atual deputado estadual Júnior Cardoso (PRD) ser candidato à reeleição. Ao não desmentir a pretensão da candidatura, tem ficado claro que um fundinho de verdade as fofocas de bastidores têm, quando dão conta que Calebe e a sua cara-metade não estão mais juntos. Ah, o poder, sempre o poder!

 

O vice-presidente da Câmara de Camboriú, Victor Piccoli (PDT), estará na Gororoba (foto: Ariel Silva)
O vice-presidente da Câmara de Camboriú, Victor Piccoli (PDT), estará na Gororoba (foto: Ariel Silva)

 

 

Haverá sinais

Se o prefeito bancar Léo no apoio ao Calebre, ops, Cabele Moreno, que deve mesmo disputar uma vaga na Leléia pelo partido Novo, ficará claro o sinal de que o secretário de Comunicação é a aposta do prefeito e seu chefe de gabinete Deco Sandri para a sucessão. Já se direcionar o apoio para Ana Campagnolo, o sinal é o bom e velho aceno para o bolsonarismo. Nos dois cenários, a Dom Quichata sobra.

Gororoba do JC

É no próximo sábado, na sociedade Fazenda, a eleição do pançudinho escriba presidente do Brasil, durante a 17ª Gororoba do JC. E, se você piscar o olho, vai ficar de fora do maior ponto de encontro da política catarinense. Informações no zapfone (47) 98842-9084.

Fanchone

Deu um furdunço danado a informação de que um político influente da city pexêra não esperou nem esfriar uma separação e saiu com a mulher do seu assessor. Sim, do assessor! Se contar quem é a figura, impoluta e acima de qualquer suspeita, tem gente que vai ficar de cara.

 

O ex-prefeito pop star de BC, Fabrício Oliveira (PL), foi condenado a pagar indenização de R$ 20 mil ao Glauco Piai, por tê-lo acusado de ser operador financeiro dos Pavans. A dona Justa também mandou FO tirar das redes sociais postagens com esse teor (foto: divulgação)
O ex-prefeito pop star de BC, Fabrício Oliveira (PL), foi condenado a pagar indenização de R$ 20 mil ao Glauco Piai, por tê-lo acusado de ser operador financeiro dos Pavans. A dona Justa também mandou FO tirar das redes sociais postagens com esse teor (foto: divulgação)

 

 

 

Artilharia pesada

O bocudo do presidente da intersindical dos trabalhadores portuários e suplente de vereador do Republicanos de Itajaí, o Correio Jr., tem lançado sua artilharia pesada contra sabe-se lá quais políticos. O homem tá indignado com a chegada de mais uma temporada de cruzeiros em Itajaí. Na cabeça do Correio, só o emprego dos trabalhadores portuários importa e os cruzeiros enchem o bolso de uns poucos.

Birra ou barganha pessoal?

Perguntando até quando Itajaí será terra da corrupção, mas sem falar quem são os corruptos, Correio deixa o povo em dúvidas se está só fazendo birra ou barganha pessoal. E o mais estranho é que o birrento tem portas abertas e vive se encostando tanto no prefeito Robison Coelho (PL) como no presidente Lula (PT) e no polido superintendente do porto, João Paulo Tavares Bastos Inácio da Silva Gama (PT).

Mundo dos sonhos

No mundo dos sonhos, o Porto de Itajaí deveria ter seus cais próprio para cargas e um píer exclusivo para navios de cruzeiros, sem atrapalhar o movimento dos contêineres e da carga geral. Mas o mundo dos sonhos ainda não chegou a Itajaí e virar as costas para o potencial do turismo de cruzeiros é ignorar que outros milhares de trabalhadores vivam do dinheiro que os turistas deixam aqui.

 

O bonzinho, ex-vereador e pastor do Mevam, Edson Lapa, e seu leal escudeiro, o jornalista Patrick Schneider, apoiam o socadinho escriba e estarão na Gororoba (foto: divulgação)
O bonzinho, ex-vereador e pastor do Mevam, Edson Lapa, e seu leal escudeiro, o jornalista Patrick Schneider, apoiam o socadinho escriba e estarão na Gororoba (foto: divulgação)

 

 

Mesmo caminho

Assim como o dinheiro grosso do turismo de cruzeiros vai para operadores de fora, sobrando aos empregados no setor a renda mensal para sustento das famílias, o dinheiro bruto das operações no Porto de Itajaí também vai para fora, sobrando pros trabalhadores portuários a renda local. Não tem diferença nenhuma, o caminho é o mesmo, a não ser que algum dinheiro seja canalizado pra bancar ou amenizar o mimimi de uns e outros, né?

Economia diversificada

A crise do porto nos últimos anos mostrou que Itajaí só se manteve de pé porque conseguiu diversificar sua economia para além da atividade portuária. É claro que o porto segue sendo nossa grande força motriz, mas nunca nenhum radicalismo levou a cidade a lugar algum. Diálogo, consenso e união são muito melhores para construir algo do que as ameaças do Correio Jr.

Virou especialista

Aliás, o jeito de Correio construir as relações demonstra que ele virou especialista em abrir o berreiro e depois se curvar a uma solução que, repetidamente, esperneou e pilhou os seus pares de que jamais aceitaria. Entre um berreiro e outro, uma viagem internacional para “aprender” em prol dos trabalhadores portuários, com tudo pago pelo sindicato, é claro. Acorda tchurma!

 

O prefeito de Itajaí, Robison Coelho (PL), tomou uma decisão relacionada ao Centro Pop que não é simples, nem popular (foto: divulgação)
O prefeito de Itajaí, Robison Coelho (PL), tomou uma decisão relacionada ao Centro Pop que não é simples, nem popular (foto: divulgação)

 

 

Túnel subaquático vai sair

Só que não o nosso, o de Santos-Guarujá. Duas empresas apresentaram proposta nesta segunda-feira para a construção do túnel subaquático ligando a cidade de Santos ao Guarujá, no valor de R$ 7 bilhões, metade bancado pelo governo federal, metade pelo governo do estado paulista, e uma parte menor pela inciativa privada. O leilão será nesta sexta-feira.

Inauguração em 2029

A previsão da inauguração do túnel subaquático paulista, que terá 1,5 km, três vezes o tamanho que está sendo planejado o túnel Itajaí-Navegantes, é para 2029. O edital para a licitação da obra foi lançado em fevereiro deste ano, portanto, a coisa está indo a jato. Enquanto isso, “porraqui”, espero que logo logo também possamos anunciar o buraco de tatu, digo, nosso túnel.

Grande vitória de Moro

Muito provavelmente graças ao efeito Sérgio Moro e à operação “Lava Jato”, nenhuma empresa nacional apresentou proposta para fazer o túnel paulista. A operação terra arrasada promovida na “Lava Jato” e elevada à milésima potência pela grande mídia nacional, acabou – ou pelo menos desmotivou as grandes empreiteiras brasileiras de participar.

Portugas e espanhóis

As duas empresas que apresentaram propostas foram uma portuguesa e outra espanhola. Antes da “Lava Jato”, as empreiteiras brasileiras tinham obras gigantes pelo mundo todo, depois da operação – que promoveu o desmonte das superempreiteiras verde-amarelas – o Brasil foi invadido por empreiteiras estrangeiras. Então, parabéns a todos os envolvidos.

Desestruturadas

Segundo corre, a operação “Lava Jato” desestruturou grandes equipes de engenharia e gerou um legado de desorganização no setor, afetando a capacidade das empresas brasileiras de competirem por novos projetos. Os adeptos da teoria da conspiração acreditam ter sido este um dos motivos de os Estados Unidos terem “patrocinado” a investigação que destruiu também a política nacional. Enfim...

Cassação de Seif volta à tona

Matérias em diversos jornais da Santa & Bela Catarina neste começo de semana atentam para o julgamento que pode cassar o mandato do senador Jorge Seif, o zero meia (PL) que, corre nos bastidores, pode ser marcado para este mês de setembro. A única coisa que não entendo é o porquê da demora, já que esse processo se arrasta há anos. Tem coisa que não dá pra entender. Ou dá?

Raimundo

Uma possível cassação de Seif irá guindar o ex-governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), ao Senado, o que, vamos combinar, seria uma boa, já que Seif até aqui, sejamos sinceros, não disse a que veio. Aliás, ele nem é daqui, é carioca. E agora vem outro carioca aí, Carlos Bolsonaro, querendo ser senador por SC. E viva o bolsonarismo!


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você acha da privatização da Marejada?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Como a trama de Jair e Eduardo com os EUA levou ao indiciamento da PF

Lei Magnitsky

Como a trama de Jair e Eduardo com os EUA levou ao indiciamento da PF

Bolsonaristas fazem campanha online contra PL de proteção infantil nas redes

PL 2628

Bolsonaristas fazem campanha online contra PL de proteção infantil nas redes

Executar suspeitos com ‘tiro nas costas’ é ‘legítima defesa preventiva’, diz MPF

Varginha

Executar suspeitos com ‘tiro nas costas’ é ‘legítima defesa preventiva’, diz MPF

Companheiros são maioria entre agressores de mulheres indígenas no MA

“Macho para quem?”

Companheiros são maioria entre agressores de mulheres indígenas no MA

Nova via de Belém que não nasceu com COP30

Avenida Liberdade

Nova via de Belém que não nasceu com COP30



Colunistas

Martelo da justiça

Charge do Dia

Martelo da justiça

Ninguém quer os Bolsonaro

Coluna Esplanada

Ninguém quer os Bolsonaro

Governo sofre derrota na Alesc

Coluna Acontece SC

Governo sofre derrota na Alesc

A tchurma do Quero-quero na Gororoba

JotaCê

A tchurma do Quero-quero na Gororoba

“Meu Amigo Enzo”

Via Streaming

“Meu Amigo Enzo”




Blogs

Intestino

Blog da Ale Françoise

Intestino

O ex-prefeito Fabrício Oliveira (PL), vai ter indenizar o Glauco Piai 

Blog do JC

O ex-prefeito Fabrício Oliveira (PL), vai ter indenizar o Glauco Piai 

Prólogo da Globe40 adiado para quinta-feira (4)

A bordo do esporte

Prólogo da Globe40 adiado para quinta-feira (4)

🔥 Você já parou para pensar no impacto do excesso de açúcar na sua saúde?

Espaço Saúde

🔥 Você já parou para pensar no impacto do excesso de açúcar na sua saúde?

Dall Empreendimentos lança oficialmente o Atmosphere Home SPA com megaprodução na Greenvalley

Blog do Ton

Dall Empreendimentos lança oficialmente o Atmosphere Home SPA com megaprodução na Greenvalley






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.