
Via Streaming
Por Kreitlon Pereira - colunavia@gmail.com
A coluna Via Streaming seleciona e apresenta semanalmente filmes ou séries em destaque disponibilizados pelas plataformas de vídeos "on demand" que atuam no Brasil
Voo pela vida

Nos anos 1980, enquanto o Brasil passava pelo processo de redemocratização após o fim da Ditadura Militar, um vírus desconhecido e letal surgia no mundo: o HIV. Ao invadir células de defesa essenciais, o HIV enfraquece o sistema imunológico, deixando-o mais suscetível a doenças e infecções. Em pouco tempo surgiram os primeiros casos em terras brasileiras, que logo se espalharam pelo restante do país. Inicialmente, a doença teve um impacto maior sobre a comunidade homossexual, o que exacerbou preconceitos e criou muita desinformação sobre o tema. Na época, os jornais comumente se referiam à AIDS (estágio mais avançado da infecção pelo HIV) como o “câncer gay”, e alguns profissionais de saúde até se recusaram a atender pacientes soropositivos.
Por muito tempo, ser diagnosticado com HIV era considerado uma sentença de morte. Cenário que só mudaria com a chegada do AZT, primeiro antirretroviral desenvolvido para pacientes com AIDS. Porém, sua aprovação no Brasil não foi de imediato, como será explorado na nova série original brasileira da HBO Max, “Máscaras de Oxigênio (Não) Cairão Automaticamente”. Com Johnny Massaro, Bruna Linzmeyer e Igor Fernandez no elenco, a produção de cinco episódios chegará à plataforma de streaming no dia 31 de agosto, para mostrar os impactos da epidemia de AIDS no Brasil e conscientizar sobre a seriedade da doença.
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!