Colunas


Coluna Esplanada

Coluna Esplanada

Leandro Mazzini, com Walmor Parente, Carol Purificação e Isabele Mendes

2026 começa hoje


2026 começa hoje

A despeito do circo montado ontem por bolsonaristas, obstruindo a pauta com fitas na boca e sentados à Mesa da Câmara, as eleições de 2026 começam hoje no Congresso Nacional, a praticamente um ano do início das campanhas. Os plenários retomam o batente hoje com vistas a apostar e ou recusar CPIs que possam complicar seus aliados, a depender dos assuntos. A base trabalhará para proteger os ministros da Esplanada, enquanto a oposição quer postar tudo na CPMI do INSS – embora congressistas estejam enrolados com algumas entidades investigadas no desconto irregular. De acordo com as principais lideranças na Câmara ouvidas pela Coluna, o segundo semestre será a antessala das eleições gerais e tudo no Congresso irá girar em torno do processo. Na Câmara, outro foco também é definir quais partidos vão pegar as 30 comissões ano que vem, boas vitrines para futuros candidatos à reeleição ou a governadores.

 

Então tá...

O ministro do STF, Flávio Dino, será relator da denúncia da PGR contra o atual ministro da Casa Civil, Rui Costa. Quando governador da Bahia, no meio da pandemia da covid-19, Costa mandou ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Então tá...

O ministro do STF, Flávio Dino, será relator da denúncia da PGR contra o atual ministro da Casa Civil, Rui Costa. Quando governador da Bahia, no meio da pandemia da covid-19, Costa mandou comprar respiradores pagos sem licitação e antecipadamente, à vista, que nunca foram entregues. Foram quase R$ 300 milhões para um bando. Dino era governador do Maranhão, colega de Costa no consórcio Nordeste contra a epidemia.

Lula e os judeus

O presidente Lula da Silva poderá ser até responsabilizado civil e criminalmente por racismo institucional, caso não apresente justificativa legal para a retirada do Governo do Brasil da Aliança Internacional em Memória do Holocausto. O advogado Ary Bergher, do Rio, protocolou pedido via Lei de Acesso à Informação cobrando explicações formais – e já prepara medidas judiciais.

Arbitragen$

O Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá registrou a entrada de 148 casos em 2024, entre arbitragens, árbitros de emergência e mediações. O número representa uma alta de 7,3% em relação ao ano anterior (138). No total, o valor em disputa atingiu os R$ 5,9 bilhões, segundo dados do relatório Facts & Figures 2024.

Ranking dos blindados

O Brasil registrou 13.235 novos veículos blindados entre janeiro e maio deste ano, segundo dados da Associação Brasileira de Blindagem. Em 2024 foram mais de 34 mil carros blindados. Em 2025, o Estado de São Paulo lidera o ranking (11.193), seguido pelo Rio de Janeiro (1011) – dois dos que têm maior roubo de carros. A novidade vem do nordeste: o terceiro lugar do ranking ficou com o Ceará (397).

Minha ídolo...

A deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ) abraçou para foto a presidente do México, Claudia Sheinbaum, no domingo na capital daquele país. Chamada de “Mulher Maravilha” pelos chefes de Estado, Claudia abriu o Congresso Pan-Americano com a presença de políticos de vários países. “É uma mulher que está fazendo história e enfrentando com brilhantismo os desmandos de Trump”, elogiou Talíria.

ESPLANADEIRA

#Delfia e Huawei impulsionam projetos de cidades inteligentes e varejo digital no Brasil. #Appian exportou 50 mil T de níquel sulfetado no 1º semestre. #Rendimento Pay lança Cartão PJ e espera emitir 100 mil cartões até final de 2026. #Instituto Ronald McDonald intensifica venda de tíquetes do McDia Feliz 2025. #Dia dos Pais: Casa&Vídeo aposta em ofertas e saldão até 17/8. #Provion Seguros, da Split, inicia operações no mercado automotivo sem restrição de idade e tipo de veículos.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

A Câmara de Itajaí deve ter mais vereadores?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

PLANO CLIMA

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Controle parental

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola

NA PORTA DA ESCOLA

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola

Lula encomenda proposta para reduzir dependência de combustíveis fósseis no Brasil

COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS

Lula encomenda proposta para reduzir dependência de combustíveis fósseis no Brasil



Colunistas

Vergonha na Câmara

JotaCê

Vergonha na Câmara

Câmara de Itajaí vai ter 21 vereadores a partir de 2029

Charge do Dia

Câmara de Itajaí vai ter 21 vereadores a partir de 2029

Coluna Esplanada

Mar brabo

Mar de gente em Cabeçudas

Clique diário

Mar de gente em Cabeçudas

“Harmonia em SC é exemplo para o país”, diz Julio Garcia

Coluna Acontece SC

“Harmonia em SC é exemplo para o país”, diz Julio Garcia




Blogs

Entrevista do prefeito na TV DIARINHO

Blog do Magru

Entrevista do prefeito na TV DIARINHO

Anderson acabou com os pelados do Pinho

Blog do JC

Anderson acabou com os pelados do Pinho

Medalhista olímpico visita alunos do projeto Nadando com Thiago Pereira

A bordo do esporte

Medalhista olímpico visita alunos do projeto Nadando com Thiago Pereira

Barriga chapada!

Blog da Ale Françoise

Barriga chapada!

Solas em Brasa: O peso invisível de um mundo complexo e a busca pelo oásis interior

VersoLuz

Solas em Brasa: O peso invisível de um mundo complexo e a busca pelo oásis interior






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.