A palestra do maior influenciador comunista do Brasil, Jones Manoel, rolou na última sexta-feira, e mostrou que comunista também sabe “descer para BC”. A escolha da cidade considerada símbolo do bolsonarismo no país teve cenas inusitadas como um pub com as bandeiras do comunismo.
A palestra foi no Hawkings Pub, no centro de Balneário, onde Jones, com uma camiseta com a foto de Leonel Brizola, falou sobre o tema central – o combate à escala de trabalho 6 x 1 e a ...
A palestra foi no Hawkings Pub, no centro de Balneário, onde Jones, com uma camiseta com a foto de Leonel Brizola, falou sobre o tema central – o combate à escala de trabalho 6 x 1 e a redução da jornada de trabalho –, e pôde expor as ideias de seu partido, o PCBR, uma das siglas da chamada esquerda radical, ainda não oficializada no país.
Continua depois da publicidade
Num dos trechos, Jones disse que não considera o sul do Brasil uma região “à parte”, devido ao perfil da população conservadora e à direita, e considerou que não apenas há comunistas na região, mas segundo ele é preciso fomentar a esquerda no sul.
Na visão dele, seria “uma ideia quase que equivocada a de abandonar um pedaço do Brasil” onde há domínio conservador. “Não existe isso de um conservadorismo intrínseco, genético e imutável no sul do brasil”, opinou.
Jones brincou que foi um prazer fazer uma “atividade de casa cheia” em Balneário Camboriú e que até ele, comunista, “desceu pra BC”, arrancando risos da plateia e referindo-se ao hit dos cantores Brenno & Matheus. Além de BC, o influenciador esteve em Blumenau.
O advogado Luiz Fernando Ozawa, doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, foi um dos que aprovou a atividade. “É importante trazer Jones Manoel a Balneário, e em especial, o letramento e formação política da juventude, em uma conjuntura política de linguagem rápida e virtualizada”, considerou.
Crescimento na internet
Jones vem ganhando fama não apenas por participar de debates em canais do Youtube contra influencers conservadores (como o Spectrum), mas porque assimilou bem a linguagem das redes. Nos últimos 90 dias, foi o youtuber que mais ganhou seguidores mesmo apresentando-se como marxista-leninista e comunista. Ele cresceu mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, superando a subida de Nikolas Ferreira, Eduardo Bolsonaro e até do próprio presidente Lula.