JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
A briga pela vaga no TJ
(foto: divulgação)
Deputado estadual Ivan Naatz (PL) formalizou, esta semana, sua inscrição para a disputa do cargo de novo desembargador do TJSC via Quinto Constitucional da OAB
Campanha advocatícia
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
Campanha advocatícia
Com o recesso parlamentar até o início da próxima semana na Alesc, os bastidores têm sido transferidos para alguns setores paralelos da política, caso da disputa pela vaga de desembargador no Tribunalão de Justiça (TJSC) via o chamado Quinto Constitucional da OAB-SC, que já está na fase final de inscrições para a escolha dos selecionados pelo voto interno e facultativo dos advogados da Santa & Bela Catarina.
Inscrito
O intisicado e bocudo deputado estadual Ivan Naatz (PL), que também é advogado de profissão há mais de 30 anos, se inscreveu oficialmente nesta semana para a disputa que promete ser uma das mais acirradas e políticas dos últimos anos.
Valorização
Pelas manifestações iniciais de pré-campanha via redes sociais, o ilustre causídico e político tem comentado que pretende defender a valorização e o fortalecimento regional da advocacia, reconhecendo sua relevância para o desenvolvimento jurídico e social.
Valorizar
Em outras palavras, também tem resumido que está na hora de valorizar o chamado “advogado de balcão” do interior, aquele da lida diária nos cartórios e fóruns em defesa dos direitos da clientela. Aliás, passou da hora.
Disputa política
O componente um pouco mais político da campanha leva em conta que, entre outros e outras, um dos disputantes também será o procurador-geral do Estado, advogado Márcio Vicari, que está deixando o cargo neste fim de semana para participar do pleito.
Canetada do governador
Tanto Vacari quanto Naatz são ligados ao governador little Jorginho Mello (PL), que terá o poder de dar a canetada final para nomeação do novo desembargador no final do certame, quando chegar a lista tríplice ao Centro Administrativo, depois da seleção a ser feita pelo voto dos advogados e atuais desembargadores do TJ, respectivamente.
Prefeito de Piçarras, Tiago Baltt (MDB), participou de entrevista com o JC. Assista no canal do YouTube: Desembucha JC (foto: divulgação)
Naatz
Nos bastidores políticos é dito que, como o apoio público do governador pelo nome de Naatz já teria sido firmado desde o ano passado, às vésperas da disputa, caso ele chegue à lista tríplice, deverá ser o escolhido pelo mandatário-mor do estado. A conferir o andamento da peleia interna entre os causídicos que, cumprindo todas as suas fases, só deverá se encerrar entre o final de outubro e o início de novembro deste ano.
Reinado de Lucas Maia
A situação na Câmara de Vereadores de Balneário Piçarras anda complicada. O problema, segundo me contou um fofoqueiro ligado ao prefeito Tiago Baltt (MDB), dá conta que o presidente do legislativo, o vereador Lucas Maia (MDB), tem tido postura de ditador nas internas. Segundo o linguarudo das Piçarras, Lucas estaria gritando e humilhando funcionários da casa do povo. Sério?!
Mandão
A situação tá tão insustentável que o problema chegou ao segundo andar da prefa. Segundo me sopraram, Lucas tem sido taxado de imaturo e deslumbrado pelo poder. As posturas dele estariam sendo decisivas, inclusive, para uma decisão interna do MDB para a sucessão do prefeito Baltt. Lucas, segundo me disse o linguarudo, é carta fora do baralho para a disputa à majoritária. Eitcha!
“Não é o erro; é a correção do erro que ensina” - Cortella
O canteiro da discórdia
A quarta-feira amanheceu com Camboriú no modo apocalipse: buzinas nervosas, conversões proibidas e motoristas com o QI abaixo do nível da lombada. No meio desse caos sacro-asfáltico, eis que surge ele, o prefeito ex-tudo, ex-governador, ex-senador e atual vidente do trânsito leonelista: Leonel Coronel Pavan (PSD).
Em transe
De paletó amarrotado e alma em brasas, Pavan estava em transe no canteiro central, onde lançou seu chapéu ao chão com a força de um profeta do Velho Testamento e cuspiu fogo ungido do Espírito Santo, transformando o ar em sermão e a calçada em altar de fúria.
Linguarudo de plantão assopra que o presidente da casa do povo de Piçarras, Lucas Maia (MDB), é imaturo e deslumbrado com o poder. Sério?! (foto: divulgação)
Evangelho rodoviário
Não era teatro, nem encenação de grupo gospel. Era revolta legítima, embalada pelo ronco de uma CG 125 com escapamento cortado. “Essa cidade tá cheia de barbeiro! Motorista aqui dirige com o umbigo, não com o braço!”, berrou o coronel em tom de evangelho rodoviário.
Já viu de tudo...
Do outro lado da rua, Pai Atanásio, em sua charrete elétrica movida à fé reciclada, observava a cena com os zóios de quem já viu de tudo, menos um ex-governador em transe místico por causa de um retorno mal feito.
Barbeiro
Pra quem não sabe, “barbeiro” é como se chama o motorista que acha que faixa de pedestre é enfeite, que buzina no semáforo como se estivesse jogando GTA, e que estaciona com duas rodas na calçada e duas no pecado.
Pecadores do volante
A origem do surto? Um canteiro estraçalhado por uma ovelha perdida do apocalipse, sem pisca, sem lógica e sem alma — pilotado por mais um dos inúmeros pecadores ao volante que infernizam Camboriú diariamente. E como na cidade não há guarda municipal nem agente de trânsito, apenas a gloriosa PM ocupada em cruzadas maiores, o caos ficou solto — igual pipa em dia de rajada.
Igreja da Última Seta
Inspirado, Pavan prometeu fundar a “Igreja da Última Seta”, com culto às quartas-feiras e prova prática de baliza no altar. Exigirá, segundo ele, que todo camboriuense passe por um curso de direção celestial antes de se atrever a pegar o volante.
Óleo bento
Pai Atanásio tentou benzer a cena com óleo de motor e um salmo adaptado ao Detran, mas percebeu que milagre mesmo seria um recuo de calçada — ou uma faixa de pedestre com poder de choque elétrico.
Anjo com CNH
No fim, o trânsito seguiu: arrastado, barulhento, cheio de buzinas e conversões ilegais — como manda a tradição local, firmada em lama, asfalto quente e caos divino. O chapéu permaneceu no canteiro, virado pra cima. Quem sabe esperando uma alma iluminada… ou um fiscal de trânsito (o que, por aqui, é mais difícil que ver um anjo com CNH).
Prefeito Leonel Pavan (PSD), de Camboriú: “Essa cidade tá cheia de barbeiro! Motorista aqui dirige com o umbigo, não com o braço!” (foto: redes sociais)
Conciliação
Nas próximas horas a política vai mostrar mais uma de suas capacidades conciliatórias. Balneário Piçarras deve ganhar dois novos secretários. Na Assistência Social e Esportes. Na Assistência Social deve ser anunciada a ex-vice-prefeita de Penha, Maria Juraci Alexandrino (MDB), até então lotada no gabinete da deputada estadual Dirce Heiderscheidt (MDB).
Juraci
O nome teria sido cravado pela primeira-dama piçarrense, Andressa Pera – até então desafeta velada da professora Juraci. Porém, em busca de apoio numa possível candidatura de Andressa à Alesc, fechou o acordo.
Bigo
No Esporte, entra Rafael Bigo (PL) que ocupava cargo na Educação do governador little Jorginho Mello (PL). Detalhe: nas eleições de 2021, Bigo, como é conhecido, foi condenado pela justiça eleitoral por usar computadores da prefa para disparar fake do então candidato e hoje prefeito, Tiago Baltt (MDB). Bigo é irmão do vereador Robson Bigo (PL), partido que está na base do governo de Baltt.
Gororoba do JC
A 17ª Gororoba do JC vem aí! Vai ser no dia 6 de setembro na sociedade Fazenda da Praia Brava e você não pode ficar de fora. Em agosto chegam as camisetas. Fiquem ligados! E também uma excelente oportunidade pra mostrar o seu produto ou marca. Informações no zapfone: (47) 98842-9084.
Um lento despertar?
Foi divulgada pesquisa nessa semana (PoderData) mostrando que 46% dos entrevistados culpam a família Bolsonaro pelo tarifaço de Trump contra o Brasil, 36% culpam Lula. Já o jornalão Folha de São Paulo publicou editorial na quinta com o seguinte título: “Eduardo Bolsonaro, inimigo do Brasil”, em que relata que ninguém tem tanta ligação com o tarifaço quanto o 03. Então, algo está mudando. O também jornalão Estadão, em editorial na quarta-feira, pediu a cassação de Eduardo Bolsonaro, afirmando que o deputado atua contra os interesses do Brasil e ultrapassa todos os limites democráticos em defesa do pai, Jair Bolsonaro.
Porraqui
Aqui na Santa e Bela me falam que saiu uma pesquisa em que 71% dos catarinenses são contra um político de fora vir pra cá concorrer ao Senado, como quer Bolsonaro em relação ao seu filho Carlos, vereador no Rio de Janeiro. Cerca de 52% dos entrevistados não votariam nele nem a pau, Juvenal. No pé do zovido com quem falo, políticos dizem que o efeito Bolsonaro está se esvaindo. Tá todo mundo de saco cheio dessa lenga-lenga que só puxa o Brasil pra trás.
Até a Globo lixo
Nota-se que até a Globo lixo (que é como os bolsonaristas se referem à maior rede de televisão do Brasil) deixou um pouco pra lá o discurso de seus noticiários e programas de opinião política de querer ensinar Lula o que fazer e pressionar para mantê-lo nas cordas... Então, tá mudando, mesmo, a visão geral sobre a família confusão... Oremos!
O surpreendente
O que surpreende nessa mudança é o fato de que até o brasileiro em geral, que é um cara que não está nem aí, manipulado que é pelos tiktoks da vida, bets, futebol, pastores e afins, está enxergando pelo menos uma parte do óbvio ululante: essa conversa de Deus, pátria e família é uma baita cortina de fumaça pra esconder interesses próprios e, geralmente, escusos. Então, nem tudo está perdido, ou está?
Os intolerantes
Lógico que tem uma turma que não vai mudar nunca. Gente de extrema direita que identificou na conversa bolsonarista o discurso perfeito para justificar o racismo que têm, a misoginia, o ódio à diversidade, à solidariedade e por aí vai. São os tipinhos de sempre, que sempre estiveram por aí, escondidos, mas que com o bolsonarismo afloraram. Se tudo der certo, logo voltam pra trevas... Ai Jisus!
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.