
Negociando Tesouros
Por Magrão - Ciadocolecionador@yahoo.com.br
Proprietário e apresentador do canal Negociando Tesouros e proprietário da CIA do Colecionador
Moedas de 2, 3, 5, 10 e 20 reais… Você já viu alguma delas?

Você sabia que o Banco Central lança moedas comemorativas não circulantes, feitas exclusivamente para colecionadores, desde 1972? Uma das maiores curiosidades sobre essas moedas são os seus valores faciais, que fogem do comum: 2 reais, 3 reais, 5 reais, 10 reais e até 20 reais!
Essa cultura ganhou mais força com o sucesso das moedas dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, quando tivemos 16 moedas de prata com valor facial de 5 reais e 4 de ouro com valor facial de 10 reais.
Atualmente, o valor facial de 2 reais é utilizado para moedas de cuproníquel, como a última lançada em comemoração ao bicentenário da independência do Brasil, em 2022.

Na mesma ocasião, também foi emitida uma moeda de 5 reais em prata.
A mais recente novidade da é a moeda de 5 reais em prata, comemorativa ao bicentenário da primeira Constituição.

Essas moedas, em geral, vêm acondicionadas em um estojo, protegidas por uma cápsula de acrílico. Esta última ainda pode ser encontrada à venda no Clube da Medalha, através do site oficial da Casa da Moeda.
Uma pergunta que sempre me fazem é:
“Magrão, essas moedas servem como investimento? Vale a pena?”
A resposta é: depende da moeda. Algumas se tornam verdadeiras raridades, como a de 5 reais alusiva aos 200 anos da chegada da família real ao Brasil, lançada em 2008, com uma tiragem de apenas duas mil peças. Hoje, ela alcança valores superiores a R$ 4 mil entre os colecionadores, sendo considerada a mais valiosa entre as moedas de prata emitidas pela Casa da Moeda.

E falando nas moedas de ouro, temos uma peça muito especial: a icônica moeda de 20 reais em homenagem a Ayrton Senna. Lançada em 1995, essa moeda é desejada por numismatas, colecionadores de itens relacionados ao Senna e por apaixonados pelo automobilismo. Com oito gramas de ouro 22 quilates, essa verdadeira joia hoje é comercializada por valores acima de R$ 5 mil.

No mundo da numismática, mais do que valor financeiro, essas moedas carregam história, memória e paixão por colecionismo. Se vale a pena investir? Se o seu coração bate forte ao ver uma dessas peças… a resposta é sempre sim!