
Negociando Tesouros
Por Magrão - Ciadocolecionador@yahoo.com.br
Proprietário e apresentador do canal Negociando Tesouros e proprietário da CIA do Colecionador
A cédula de 1 Real: a queridinha dos colecionadores

No mundo dos colecionadores, a cédula de 1 real ocupa um lugar especial. Mas cuidado: não é toda nota de 1 real que vale mais. Existem diferentes estampas e marcas d’água, que fazem toda a diferença na hora de avaliar. A primeira foi lançada em julho de 1994, quando Fernando Henrique Cardoso ainda era Ministro da Fazenda. Foi nessa época que a URV deixou de existir: 2750,00 URVs se transformaram em apenas 1 Real, numa operação histórica do Banco Central do Brasil que, em apenas um dia, conseguiu distribuir a nova moeda para todos os bancos do país.
Essa primeira nota vinha com a marca d’água da efígie da República (foto 01), um dos sistemas de segurança mais avançados da época. Já em 1997, por questões de segurança, o Banco Central alterou a marca d’água para a bandeira do Brasil nas cédulas de 1, 5 e 10 reais (foto 02).
Por fim, em 2003, nasceu a segunda estampa da nota de 1 real: a frase “Banco Central do Brasil” foi reposicionada para a parte inferior esquerda e, no topo, entrou a inscrição “República Federativa do Brasil” (foto 03).
Cada uma dessas versões tem detalhes únicos e atrai diferentes tipos de colecionadores. E assim seguimos aprendendo mais sobre essa fascinante ciência chamada numismática.
* Proprietário e apresentador do canal Negociando Tesouros