Colunas


JotaCê

JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Correio acende vela para dois santos


Correio acende vela para dois santos
(foto: divulgação)

O Correio Jr. tá acendendo vela pra dois santos. Tá empregado na prefa pexêra, puxa a sacaria do prefeito Robison do PL e, ao mesmo tempo, do PT do Lula

 

Cem dias sem novidades

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Cem dias sem novidades

Hoje, os prefeitos que assumiram em 1° de janeiro de 2025 completam 100 dias de governo. E a novidade é a seguinte: 100 dias sem nada de novo. Sempre mais do mesmo. Tanto aqui em Itajaí quanto em BC – e em toda a região. A novidade é que não tem novidade.

 

Atrás de likes

A merda é que prefeitos, atualmente, não governam para o povo, para o cidadão, eles governam para as redes sociais. Como não tinham nada de novo pra contar, tanto Robison Coelho (PL) quanto Juliana Pavan (PSD), por exemplo, resolveram faturar nas redes com o problema brasileiro e mundial dos moradores de rua.

Teje preso!

E fizeram o embate no estilo Rambo, com polícia, camburão, cara feia e o caraio, como se o problema dos moradores de rua fosse problema policial. Não é. É um problema social grave, que não se vê, de fato, encaminhamento sério para solução. Só se enxuga gelo e os prefeitos posam de xerife pras redes sociais.

Não adianta nada

O resultado foi um monte de “joinha” nas redes sociais e os moradores de rua estão todos aí, circulando pelas cidades esperando solução pros seus problemas. Tem casqueiro no meio deles? Tem! Mas não são todos.

 

A prefeita de BC, Juliana Pavan (PSD), participou do “Diz aí” sendo entrevistada pela jornalista Fran Marcon e o JC. Assista na TV DIARINHO, no YouTube e leia na edição impressa do finde (foto: divulgação)
A prefeita de BC, Juliana Pavan (PSD), participou do “Diz aí” sendo entrevistada pela jornalista Fran Marcon e o JC. Assista na TV DIARINHO, no YouTube e leia na edição impressa do finde (foto: divulgação)

 

 

Não tem cadeia

E, vamos supor que, como querem os prefeitos, eles pudessem prender todos os moradores de rua e mandá-los pra cadeia. O que aconteceria? A resposta é: nada. Seriam soltos em seguida. Assim como são soltos autores de tráfico e pequenos furtos diariamente. Não tem cadeia e não tem solução, nem sinal de solução, aliás.

Os grandes temas

O que fizeram Juliana e Robison no que diz respeito aos grandes temas, tipo Saúde e Educação? Acho que nada também. Saúde de ambos os municípios tá uma bosta. Educação idem. Acho que nem uniforme pra todas as crianças distribuíram. Ou distribuíram?

Juntos na terceirização

O que Juliana e Robison têm em comum nesses primeiros 100 dias, é jogar a culpa de sua falta de planejamento e de ações nas costas dos antigos prefeitos. Mas isso não cola. Isso é conversa pra boi dormir. E segue o baile. Vamos esperar pela próxima data de cobrança: os seis meses de governo. Tic-tac, tic-tac…

Polêmica

A primeira grande polêmica com servidores públicos da gestão RR tá no ar. Desde 1997, após aprovação de lei na época que o triênio do magistério em Itajaí correspondia a 5%, podendo chegar a até 70%. Após 23 anos, em 2020, o Sindicato entrou com uma ação contra a prefa pexêra, alegando que a lei correta era uma da década do 80 e não a de 1997!

Recorreu

O município recorreu, na época, e uma das justificativas era que o impacto seria de um bilhão de reais e quebraria o caixa da prefa. O poder judiciário, em parte, atendeu, mas pediu que se resolva qual lei realmente vale.

Berraceira

Com o caldeirão fervendo, o prefeito Robison Coelho (PL) enviou pra piramidal casa do povo um projeto deixando claro que vai adotar a lei de 1997 e revogar a lei anterior! Foi aí que começou a berraceira dos professores, em parte com razão, querendo o triênio de 10%, podendo acumular até 100%.

 

O Republicanos de SC oficializou a filiação do vice-prefeito de Brusque, Deco Batisti, em Brasília. A adesão contou com o aval do presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira, e do presidente estadual da sigla, deputado federal Jorge Goetten, com a presença do prefeito de Brusque, André Vechi (PL) (foto: divulgação)
O Republicanos de SC oficializou a filiação do vice-prefeito de Brusque, Deco Batisti, em Brasília. A adesão contou com o aval do presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira, e do presidente estadual da sigla, deputado federal Jorge Goetten, com a presença do prefeito de Brusque, André Vechi (PL) (foto: divulgação)

 

 

Hipocrisia pouca é bobagem

O mais engraçado foi ver o ex-vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré, e a ex-vice-primeira dama, Kátia Saldré, ops, Sodré, defendendo os professores nas redes sociais! Pera lá, quem recorreu na dona Justa, contra os professores, foi justamente a gestão anterior. É pracabá! É bando de hipócritas que se diz? A coluna defende a justiça, a valorização, mas também responsabilidade com o dinheiro público.

Vela pra dois santos

Tem gente irritada com a presença do suplente de vereador Correio Jr. (Republicanos) em cargo comissionado no governo da dupla RR. O povo Deus, pátria e família se indignou ao descobrir que Correio acende vela pra dois santos.

 

“Cada ideologia tem a inquisição que merece” - Millôr Fernandes

 

Mamando

Mesmo mamando na teta do governo de direita, num cargo de diretor de pesca, Correio mobilizou os sindicatos portuários para uma carta de desagravo contra a moção de persona non grata ao presidente Lula (PT).

Defendendo

Na carta de desagravo assinada por todos os presidentes dos sindicatos de trabalhadores portuários, a tchurma que pega pesado no costado defendeu o governo federal e seu trabalho de resgate da movimentação no Porto de Itajaí.

Assinou embaixo

Outro que assinou a carta detonando os vereadores de direita da piramidal foi o Márcio Guapiano, presidente do Sindicato dos Conferentes e que tem a esposa mamando em cargo comissionado também.

Guerra inútil

Acho essa picuinha de lado a lado inútil demais pros interesses da cidade, mas uma coisa esse povo revoltado tem razão, não dá pra acender vela pra dois santos. A não ida do prefeito Robison Coelho (PL) e seu vice Rubens Angioletti (PL) na posse do novo superintendente do Porto, o João Paulo Tavares Bastos Gama, mostra como a picuinha tomou conta até do prefeito e vice.

 

 

Os 40 anos de história dos Gideões Missionários da Última Hora (GMUH) serão celebrados na Leleia na noite desta quinta-feira, em sessão especial proposta pelo deputado Júnior Cardoso (PRD)   (foto: Bruno Collaço/Alesc)
Os 40 anos de história dos Gideões Missionários da Última Hora (GMUH) serão celebrados na Leleia na noite desta quinta-feira, em sessão especial proposta pelo deputado Júnior Cardoso (PRD) (foto: Bruno Collaço/Alesc)

 

 

Puro teatro

Assim, pela lógica, se quisessem mesmo um governo puro-sangue de direita, tanto Correio quanto a esposa do Guapiano e todos os outros que se manifestassem a favor do presidente Lula deveriam ser sumariamente demitidos do governo municipal. Mas as aparências enganam e só não enxerga aquele que não quer ver, né?

Dispensas da Saúde

Depois da dispensa de 300 mil reales pra uma empresa que vendia sapatos passar a vender programas de computador pra Saúde pexêra, e outra de 1,2 milhão pra uma empresa recém-aberta e com sede num apartamento oferecer serviços de profissionais de saúde, tudo tem sido possível e imaginável pelos lados da caótica Saúde pexêra.

Mais uma dispensa

Outra contratação sem processo licitatório para serviços terceirizados também tá chamando a atenção dos urubuservadores. A empresa que veio de Curitiba com projetos de pegar tudo quanto é serviço em Itajaí, foi contratada por quase dois milhões de reais, também através de dispensa de licitação. Enquanto isso, silêncio na sala de justiça no quarto andar do paço da Vila Operária!

Padrinhos fortes

A tal empresa teria padrinhos fortes pra entrar com tudo e fazer a limpa nos contratos de terceirização de mão de obra em Itajaí. Um chefe de gabinete de uma deputada bolsonarista e um presidente de partido de fora da base do governo da dupla RR teriam trazido a empresa e bancado esse primeiro contratinho. Muitos outros virão e ninguém tem dúvidas disso nos corredores da secretaria de Saúde.

Agrado

Os funcionários que são profissionais da saúde no Lar dos Idosos da maravilha receberam um presentão do secretário dos idosos e que, agora, também manda no Lar, o galã de novela mexicana Claudir Maciel, bem no dia da festa de aniversário da prefeita Juliana Pavan que foi no lar.

Pagou o salário

O dissídio coletivo dos profissionais da saúde que têm como data base o dia 1º de maio, teve seu pagamento antecipado para o dia do aniversário da prefeita, sendo anunciado durante a festa – olha que coincidência maravilhosa e, melhor, retroativo a janeiro de 2025. Que maravilha!

Errado

Dizem as línguas frouxas que o pagamento é ilegal, e para piorar muitos funcionários receberam valores muito maiores que o devido – e agora disseram que querem a devolução dos valores pagos. Os funcionários estão puteados com a situação. Ai, ai, ai, qui dor!

Dinheiro de quem?

Vale lembrar que o dinheiro que paga o salário dos funcionários do Lar é dinheiro público e dinheiro dos idosos que moram no lar, e que deveria ser mais bem cuidado. Espero que o MP dê uma acompanhada no caso para que não tenha prejuízo a prestação de serviço para os idosos.

Preocupados

As famílias dos idosos estão preocupadas e dizem que estão usando o veículo do lar para levar e trazer funcionários para realizar exames particulares em horário de trabalho, e olha que os técnicos de enfermagem e cuidadores trabalham no regime de 12/36, e poderiam muito bem fazer os exames nas suas folgas.

Diretora

E o pior é que a diretora do lar foi quem autorizou o uso do veículo, gastando dinheiro público e dos idosos para fins particulares. Dizem os linguarudos que não é a primeira vez que isso acontece. Parece que a coisa degringolou na administração do lar, só espero que essa conta não seja paga pelos idosos. Triste início de gestão, tem de fiscalizar antes que piore.

Cadê?!

Mais uma prova inconteste de que não tem organização nenhuma no trânsito de Itajaí: caminhão-contêiner circulando no centro da city, do lado do Mercado Público, levou a fiosarada da Celesc e derrubou poste. E os bocas-abertas do Codetran? Cadê? E a secretaria de Planejamento que não planeja nada, cadê?

Acordem!

A coluna tem registrado seguidas provas de que o trânsito de Itajaí, especialmente no que diz respeito ao tráfego pesado de bitrens e caminhões de contêiner, não tem regulamentação ou fiscalização alguma. Os áulicos do governo RR estão fazendo o quê?

Ironia jurídico-política

Uma ação popular impetrada na Justiça federal pelo entisicado e bocudo deputado Ivan Naatz (PL), mas no tempo em que era só advogado e não parlamentar estadual, lá pelo ano de 2004, contra a prefa de Penha e a concessionária Casan, na época, para implantação de rede de esgoto na mariscolândia evitando poluir as praias, 20 anos depois está tendo a execução da sentença transitada em julgado. 

60 dias

Pela decisão do juiz federal Moser Whoss, titular da 2ª Vara Federal de Itajaí, em cumprimento da execução desta sentença publicada em 21 de março último, a prefa de Penha e a atual concessionária, Águas de Penha Saneamento – que substituiu a Casan neste setor – terão que apresentar projeto de instalação da rede coletora e de tratamento de esgoto pra cidade no prazo de 60 dias.

Cronograma

A decisão também obriga a apresentação do respectivo cronograma de implantação, com prazo máximo de três anos, sob pena de multa diária de R$ 10 mil para ambas as partes, em caso de descumprimento injustificado.

Atravessou

A ironia jurídico-política, digamos, do fato em questão, é que o processo atravessou diversas gestões municipais, desde Julcemar Coelho em 2004, passando por Evandro Eredes dos Navegantes (PSD) e Aquiles da Costa (MDB). A sentença veio cair no final justamente no prefeito Luizinho Américo, que é correligionário de Naatz no PL, que poderá ter que agilizar o processo, embora a implantação da rede de coleta e tratamento de esgoto já esteja ocorrendo no município desde 2023.

Valorização

Por escrevinhar sobre o prefeito da mariscolândia, Luizinho Américo (PL) dá mais um passo importante na valorização do funcionalismo público ao encaminhar, na sexta-feira, dois projetos de lei à apreciação das excelências excelentíssimas da casa do povo de Penha.

Reajuste dos barnabés

As propostas tratam do reajuste salarial dos servidores públicos e da atualização do piso dos professores da rede municipal, uma pauta histórica e essencial para garantir a qualidade dos serviços prestados à população.

Concede

O projeto de lei 09/2025 concede reajuste de 6,27% aos barnabés dos poderes Executivo e Legislativo, incluindo os subsídios dos agentes políticos. O percentual contempla 4,77% de revisão geral anual, além de 1,5% de aumento real — um gesto claro de responsabilidade com as contas públicas e, ao mesmo tempo, de valorização dos profissionais que fazem a máquina pública funcionar diariamente.

Adequação

Já o projeto de lei complementar 04/2025 promove a adequação do salário base dos professores, seguindo o percentual de 6,27% definido pelo Ministério da Educação. No entanto, a gestão Luizinho vai além: ao considerar medidas complementares, o impacto real no salário dos educadores municipais chega a 12,54%.

Compromisso

Com esses dois projetos, Luizinho Américo estaria reafirmando o seu compromisso com o diálogo, o respeito ao funcionalismo e a construção de uma cidade mais justa e eficiente. Em tempos de instabilidade econômica, tomar decisões como essas exige coragem, planejamento e, acima de tudo, responsabilidade com o futuro de Penha. E num é?

Republicanos filia Deco Batisti

O Republicanos da Santa & Bela Catarina oficializou a filiação do vice-prefeito de Brusque, Deco Batisti, nesta semana, em Brasília. A adesão contou com o aval do presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira, e do presidente estadual da sigla, deputado federal Jorge Goetten.

Nova etapa

Deco Batisti já foi vereador e, atualmente, exerce o cargo de vice-prefeito ao lado do prefeito André Vechi, compondo a chapa mais votada da história de Brusque. Agora, inicia uma nova etapa de sua trajetória política.

Alegria e confiança

“Recebemos o Deco com muita alegria e confiança. Ele é um líder jovem, comprometido com sua cidade e com os valores que defendemos. Como presidente estadual, fico muito feliz em agregar ao nosso time pessoas de boa índole, honestas e trabalhadoras”, afirmou Jorge Goetten.

Presença

A cerimônia de filiação também contou com a presença do suplente de deputado estadual, Gerri Consoli, que se filiou recentemente ao Republicanos e reforça o projeto de crescimento do partido em todas as regiões do estado.

Homenagem

Os 40 anos de história dos Gideões Missionários da Última Hora (GMUH) serão celebrados na Leleia, na noite desta quinta-feira, em sessão especial proposta pelo deputado Júnior Cardoso (PRD). Um total de 13 pastores que integram a diretoria e o Conselho Fiscal do GMUH serão homenageadas.

Mundo

Segundo o deputado Júnior, a atuação dos Gideões impacta o mundo e é uma entidade missionária que atua em trabalhos de evangelização e assistência social, estando presente em 16 frentes no Brasil e 20 no exterior, especialmente na África, mas também em países latino-americanos, como Cuba e Haiti.

Maior

De 26 de abril e 5 de maio acontece o 40º congresso internacional da entidade na capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú. A excelência excelentíssima estadual destaca que uma vez por ano o GMUH é palco de um grandioso congresso, considerado o maior evento evangélico do mundo.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

TV DIARINHO


📊⚓ MOVIMENTAÇÃO FRACA! JBS movimentou só 41% do que prometeu no Porto de Itajaí e já tá pagando multa ...




Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Brigada indígena voluntária combate incêndios sem apoio de autoridades no Pará

BRASiL

Brigada indígena voluntária combate incêndios sem apoio de autoridades no Pará

Garimpo ilegal migra na Amazônia e dispara na TI Sararé (MT), alerta Greenpeace

INVESTIGAÇÃO

Garimpo ilegal migra na Amazônia e dispara na TI Sararé (MT), alerta Greenpeace

Presidente do Equador é dono de empresa sócia de exportadora ligada a narcotráfico

flagrante

Presidente do Equador é dono de empresa sócia de exportadora ligada a narcotráfico

O que acontece com militares se condenados pelo golpe?

Expulsão, honra, pensões?

O que acontece com militares se condenados pelo golpe?

O arcebispo que via Deus no carnaval do povo

Dom Hélder Câmara:

O arcebispo que via Deus no carnaval do povo



Colunistas

Léo Cordeiro na mira

JotaCê

Léo Cordeiro na mira

Viva a Taís!

Coluna do Ton

Viva a Taís!

Terra de condenados

Coluna Esplanada

Terra de condenados

Feliz Páscoa!

Charge do Dia

Feliz Páscoa!

Ajustes na base governista

Coluna Acontece SC

Ajustes na base governista




Blogs

Evento de surfe, beach tennis e futvôlei no litoral paulista leva mais de 150 competidores

A bordo do esporte

Evento de surfe, beach tennis e futvôlei no litoral paulista leva mais de 150 competidores

Cassinos

Blog do JC

Cassinos






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.