Colunas


Coluna Esplanada

Coluna Esplanada

Por Coluna Esplanada -

Leandro Mazzini, com Walmor Parente, Carol Purificação e Isabele Mendes

Desaparecidos


Desaparecidos

Em uma situação preocupante, o número de desaparecidos no país vem aumentando gradativamente nos últimos cinco anos. Em 2024, foram registrados 78.322, com destaque para o mês de novembro com quase 7 mil casos. Desse montante, 21.808 são menores de 17 anos – o que aumenta as suspeitas para casos de tráfico internacional de crianças e órgãos. No parâmetro geral, o estado de São Paulo lidera o ranking com 18.231 ocorrências. Dados do Ministério da Justiça (MJ) também apontam que o maior percentual de vítimas, em sua maioria, são homens e maiores de 18 anos. No ano passado a média de desaparecidos por dia atingiu a marca de 214 pessoas. Do montante de desaparecidos, 51.820 foram localizados. Nos anos anteriores foram notificados 77.950 em 2023, 76.550 em 2022, 67.190 em 2021 e 63.072 em 2020. Os dados foram levantados no Sinesp-VDE, painel estatístico do MJ.

Carestia

O deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ) apresentou requerimento na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados para que seja realizada audiência pública para discutir “por que a ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Carestia

O deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ) apresentou requerimento na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados para que seja realizada audiência pública para discutir “por que a sua conta de luz está cara?” O deputado listou 13 autoridades governamentais e acadêmicas para destrinchar o que há por trás da carestia da energia elétrica.

Cadáveres no exterior

Enquanto esperneia por conta da forma como os EUA deportam imigrantes ilegais – algemados –, o Itamaraty trabalha para impedir a aprovação, na Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei que trata da gratuidade do traslado de cadáveres de brasileiros, reconhecidamente pobres, falecidos no exterior.

Desnutrição indígena

Desde a inauguração, em 2023, do Centro de Operação de Emergências (COE) no território indígena Yanomami – a maior reserva do Brasil – houve uma redução expressiva de 68% dos óbitos por desnutrição no 1º semestre de 2024, comparado ao ano anterior. Das 6084 crianças menores de cinco anos, 4066 passaram a ser acompanhadas, o que possibilitou a intervenção e tratamento precoce.

Brasileiros mundo afora

Estados Unidos (dois milhões), Portugal (500 mil) e Paraguai (360 mil) concentravam, até 2023, as maiores comunidades de brasileiros no exterior, segundo o documento “Comunidades brasileiras no exterior” divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores. Nesse mesmo ano foram contabilizados mais de 4,9 milhões de brasileiros vivendo fora do país.

Genro comissionado

Genro do ex-jogador e senador Romário (PL-RJ), Ricardo Luiz Meireles, esposo da primogênita Mônica, ganha cargo na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer do Rio de Janeiro. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado. Meireles, que já foi assessor do ex-jogador, é proibido de entrar em território americano por ter sido preso nos EUA sob acusações de falsificação, uso fraudulento de cartões, resistência à prisão e posse de drogas.

ESPLANADEIRA

#Hemorio faz campanha de doação de sangue no West Shopping-RJ.#Editora Urutau lança “A verdade é vagabunda”, novela de Lina Borbi.#Sesc Mesa Brasil arrecada recorde de 57 milhões de alimentos em 2024.#Supermercados Mundial deve vender 20% a mais de cerveja no Carnaval.#ABF: OGGI Sorvete cresce mercado de franquias.#Saint-Gobain Canalização firma parceria com Iwaste.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

TV DIARINHO


🚛🚨 TRÂNSITO PARADO NA BR 101! Um engavetamento entre dois caminhões e uma carreta travou a BR 101 no ...




Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

2,5 milhões de crianças estudam em locais 3°C mais quentes que as cidades

Calor na escola:\

2,5 milhões de crianças estudam em locais 3°C mais quentes que as cidades

As mudanças climáticas estão matando palavras e línguas

HISTÓRIA

As mudanças climáticas estão matando palavras e línguas

Trump suspende lei que levou a multa bilionária da Odebrecht e Petrobras

POLÍTICA INTERNACIONAL

Trump suspende lei que levou a multa bilionária da Odebrecht e Petrobras

Antes de virar presidente da Câmara, Hugo Motta comprou gado do ex-presidente Arthur Lira

POLÍTICA

Antes de virar presidente da Câmara, Hugo Motta comprou gado do ex-presidente Arthur Lira

Crise climática deixou mais de 1 milhão de estudantes sem aulas

MEIO AMBIENTE

Crise climática deixou mais de 1 milhão de estudantes sem aulas



Colunistas

Dias tensos

Coluna Esplanada

Dias tensos

Heranças e impostos: até que a morte nos desfalque

De Olho no Fisco

Heranças e impostos: até que a morte nos desfalque

Escultura Dama Solitária ganha traje "patriota"em BC

Charge do Dia

Escultura Dama Solitária ganha traje "patriota"em BC

O que falta para tocar as obras da SC 418?

Coluna Acontece SC

O que falta para tocar as obras da SC 418?

TPA recebe “passe livre” no TJ

JotaCê

TPA recebe “passe livre” no TJ




Blogs

Você toma algum suplemento?

Espaço Saúde

Você toma algum suplemento?

Arnold Sports Festival South America 2025 em números

A bordo do esporte

Arnold Sports Festival South America 2025 em números






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.