Colunas


Artigos

Artigos

Por Artigos -

Itajaí, uma cidade maltratada pelo último prefeito


Itajaí, uma cidade maltratada pelo último prefeito
Mercado Público (Divulgação PMI)

José Roberto Provesi

O cidadão itajaiense foi premiado com um desarranjo administrativo e o descaso com a coisa pública por uma figura que sovou os glúteos no assento mais desejado do município: a cadeira do prefeito de Itajaí, que, infelizmente, foi eleito por três mandatos e quase nada fez, exceto fechar o Porto de Itajaí.  

A minha indignação, e certamente a de muitos, é que 12 longos anos se passaram e a cidade ficou a ver navios literalmente. Não é que ele conseguiu paralisar o porto por 24 meses! Deixa pra lá e vamos virar a página para falar de um assunto que deve merecer a atenção do atual prefeito Robison Coelho: o Centro Municipal de Abastecimento Paulo Bauer (conhecido como Mercado Público do Peixe).  
Embora algumas reformas tenham sido executadas ao longo dos últimos anos, o atual mercado continua com a mesma “cara” desde a sua inauguração, em 1980.  

Está óbvio que essa construção nada icônica não representa e não faz jus a um dos grandes pilares da economia de Itajaí, que é a produção de pescados — e muito menos ao maior PIB de Santa Catarina. Itajaí tem se destacado por ser considerada a capital náutica do Brasil e pela explosão imobiliária que está presente em todo o seu território.

Aqui merece reconhecimento o setor da construção civil que, com vigor e ousadia de seus empresários, tem empoderado a cidade como uma das três cidades com o metro quadrado mais valorizado do país. Essa expansão da verticalização urbanística, com edifícios cada vez mais sofisticados, vem exigindo uma contrapartida natural do poder público: projetos de ruas e avenidas, iluminação pública, equipamentos de convivência pública, entre outros.  

Estou convicto de que chegou a hora de o gestor público trazer à mesa técnicos em urbanismo e empresários comprometidos com o desenvolvimento da cidade. Apenas para ilustrarmos, evitar-se-iam os meios-fios decorados com peixinhos, por exemplo. Quando passo na avenida Ministro Victor Konder (Beira Rio), já observo o início da ampliação e modernização da Marina Itajaí, que promete ser um ícone de Itajaí com um shopping náutico e um belo boulevard; logo me vem à cabeça o Mercado Público do Peixe, que está distante 200 metros.  

O entorno e as instalações do atual Mercado Público do Peixe estão precários, lembrando a feira da Dona Xepa. Pois bem, eu não quero ser um atirador de pedras. Minha recomendação é que um novo Mercado do Peixe seja construído, valendo-se de uma Parceria Público-Privada (PPP), utilizando as facilidades e finalidades da Itajaí Participações, bem como a aplicação dos recursos da outorga onerosa em vigor. Que seja desenvolvido e executado um projeto que contemple uma área externa voltada para bares e restaurantes e uma bela praça para tornar o local num novo ícone para uma nova Itajaí. Tudo isso pode ser feito sem recursos públicos.  


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

É mais fácil enfrentar o frio ou o calor?

100% team verão!

Ninguém merece sair debaixo da coberta pra encarar mais um dia de trabalho/escola

Prefiro mil vezes o inverno!

Verão é pra quem tem ar-condicionado e não pega busão com cheiro de suor



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Ao menos cinco secretários do governo Tarcísio têm conexões com o setor imobiliário

SÃO PAULO

Ao menos cinco secretários do governo Tarcísio têm conexões com o setor imobiliário

Como escritores, editoras e Academia Brasileira de Letras apoiaram ditadura militar

DITADURA MILITAR

Como escritores, editoras e Academia Brasileira de Letras apoiaram ditadura militar

Palestino que perdeu ao menos 56 familiares parou de contar os mortos

Genocídio em Gaza

Palestino que perdeu ao menos 56 familiares parou de contar os mortos

Pessoas intersexo lutam por reconhecimento e direitos

MÊS DO ORGULHO

Pessoas intersexo lutam por reconhecimento e direitos

Israel x Irã: “Netanyahu só estava esperando o melhor momento para atacar”

MUNDO

Israel x Irã: “Netanyahu só estava esperando o melhor momento para atacar”



Colunistas

Carluxo goela abaixo

JotaCê

Carluxo goela abaixo

Tributação para trabalhadores de apps

Charge do Dia

Tributação para trabalhadores de apps

Pilares de uma carreira sustentável

Mundo Corporativo

Pilares de uma carreira sustentável

Niver do prefeito Robison

Jackie Rosa

Niver do prefeito Robison

Biblioteca pública: 25 anos de uma conquista

Coluna Fato&Comentário

Biblioteca pública: 25 anos de uma conquista




Blogs

Buso digrátis

Blog do JC

Buso digrátis






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.