JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Jorginho na área
Governador Jorginho Mello (PL) esteve em Itapema e aproveitou para saborear uma soca de milho com o prefeito Alexandre Xepa (PL)
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
A presença
Os primeiros dias da dupla RR no comando do paço pexêro mostraram como a simples presença da liderança pode mudar significativamente o sentimento do cidadão e dos servidores, mexem na autoestima e jogam lá pra cima o que os sabichões chamam de sensação de pertencimento. Itajaí estava largada e, nesse ponto, Robison Coelho (PL) e o Robin, ops, Rubens Angioletti (PL) já ganharam o coração de muita gente.
Não seria diferente
Tá certo que nem poderia ser diferente, afinal os problemas de saúde do barbudinho Volnei Morastoni (MDB) e o cansaço generalizado do seu time refletiram na urna o fraquíssimo desempenho do candidato governista. Foi o suficiente pra dupla RR, que goza de saúde plena, começar queimando calorias.
Midiáticos?
Tem pessimista de plantão dizendo que tudo não passa de perfumaria, inclusive com uso das redes institucionais da prefa pexêra num tom longe do impessoal que pode gerar questionamentos jurídicos. Eu prefiro acreditar que a exposição do prefeito e do vice, mesmo com alguns errinhos no tom nas redes públicas, é saudável pra jogar o time pro alto e também pro eleitor cobrar depois os resultados.
Tripé
De forma inteligente, o prefeito usou três áreas diferentes nas suas primeiras incursões. Começou com a segurança pública/social, na operação “Recomeço”. Fez um ato de gestão, na questão do estacionamento rotativo e fincou o pé na Saúde, com o mutirão para atendimento da dengue em parceria com o hospital Marieta. De bobo esse Coelho não tem nada, hein?
Blog do JC
Além da coluna JotaCê, o leitor que acompanha estas mais do que estraçalhadas linhas tem, também, o Blog do JC, no DIARINHO.net. E se quiser dar um plá com o socadinho escriba o zapfone é (47) 98842.904. Bizolha lá.
No ar
O ex-vereador Osmar Teixeira (PSD) assumiu cargo de direção na rede Brasil Esperança, a convite do Zé Calo Francelino. O Sancho Pança vai coordenar todo o jornalismo da rádio 106 FM e TVBE, empresas do grupo comandado pelo pastor.
É tempo
O ex-candidato a prefeito passará a apresentar, já a partir desta semana, o Giro 106, bem no horário das 18h, na rádio do grupo Brasil Esperança. Considerando rádio e televisão, Osmar se torna o comunicador com maior tempo no ar diariamente falando com a população, com quase cinco horas por dia – ao vivo. Haja assunto, hein nego?
Joinville no radar
O comunicador ainda deve estrear, nos próximos meses, um jornalístico exibido uma vez por semana na capital das bailarinas, onde a TVBE tem uma sucursal. Claro que todo esse esforço tem como objetivo colocar Osmar na boca do gol pra sua campanha como candidato a deputado estadual em 2026. Isso sem contar as forças que as redes sociais do Guri do Povo têm.
Ressaca não passou
A virada de cenário com a eleição do vereador decano Marco Véio Kurtz (Podemos) para a presidência da câmara da Dubai city ainda gera dor de cabeça, tontura e até choro (oh, dó!) em alguns nobres edis do palácio de vidro da avenida das Flores. Ai, ai, ai qui dor!
O que começa mal…
Para alguns analistas e sabichões de plantão, o erro do agora grupo de oposição ligado ao ex-prefeito das bochechas rosadas, Fabrício Oliveira (PL), foi ter escolhido um candidato que já era do próprio time, no caso, Marcelo Quero-Quero Achutti (MDB), que embora seja do partido do vice Nilson Probst (MDB), apoiou na eleição o candidato derrotado Fabrício da Shopee, Peeter Grando (PL).
Deveriam ter aumentado a margem
Parece meio lógico que, se a tchurma que idolatra o ex-alcaide pop star tivesse convidado o vereador Naifer Neri (Novo) para presidir a casa do povo da praia alagada, digo, alargada, tendo Kaká Fernandes (PL) como vice, o resultado seria bem diferente. Mas como fizeram conta simples, perderam feio. Nem a foto com os 10 votos cravados na estica foi suficiente para manter a união da prole.
Grande vencedora
Enquanto isso, a prefeitona dos bairros, Juliana Pavan (PSD), avaliava o cenário e montou uma equação com fórmula bem mais estratégica. Este pançudinho escriba ouviu por alguns dias que a filhota do ex-tudo estava perdida e não tinha o comando da situação, quando na verdade ela deu um belo balão em todos os experientes marmanjos.
União política
A eleição da mesa diretora da câmara foi no plenário do legislativo, acompanhada de perto pelo secretário da desarticulação, Beto Castilho (PSD). O resultado mostrou que a bela e espevitada Juju conseguiu montar uma poderosa frente de apoio no início de seu mandato, unindo gregos e troianos. Quem diria!
Pegorini
Quem fez uma visita de cortesia ao socadinho escriba foi o presidente da piramidal casa do povo pexêra, o entisicado vereador e advogado Fernando Pegorini (PL). O novo chefão da Câmara de Vereadores de Itajaí bebericou um café com o articulista e falou sobre diversos temas.
Com moral
O entisicado foi eleito pela unanimidade de votos dos pares do legislativo pexêro o que, historicamente, não me alembro de uma eleição da mesa diretora da câmara de com esse resultado. Pegorini sempre foi conciliador e articulador nato, e por isso demonstra – de arrancada – que os pares o respeitam como um verdadeiro líder na piramidal casa do povo.
Atento
No bate-papo, o entisicado falou que no dia 2 já estava atento às pautas do Porto de Itajaí, em reunião que aconteceu na sede da SPI com a equipe do Porto de Santos. Pegorini afirma que a reunião com diretores do Porto de Santos foi produtiva e que houve tratativas para melhoramento do convênio firmado com a prefa pexêra.
Nada de pagar mais...
Dentre as discussões estariam o não pagamento de precatórios como aconteceu no fim do ano, a disponibilização de áreas não operacionais como exemplo o parque do Atalaia, molhe, área ao lado do centreventos, entre outros assuntos. O futuro bagrão do porto, o polido João Paulo Tavares Bastos Gama, não participou do encontro. Não foi nomeado ainda?
Reforma administrativa
Instado sobre as primeiras pautas, o novo mandachuva da piramidal casa do povo revelou que o executivo deve encaminhar projetos em regime de urgência, ainda nesta semana, que tratam da reforma administrativa. É um primeiro passo pra azeitar a máquina e tocar o novo governo, fala Pegorini.
Entusiasmado
Pegorini diz que está entusiasmado com o início da operação “Recomeço” da Segurança Pública de Itajaí no bairro Nossa Senhora das Graças que, no seu entendimento, tem surtido resultados positivos que devem ser intensificados nas próximas semanas com o apoio da piramidal casa do povo.
Antes que anoiteça
Parece que tudo parou. O governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB) passou e a impressão é que tudo o que foi, já era. Mas não. Tem coisas a serem explicadas, muitas. O crime da avenida Marcos Konder, por exemplo, é um deles.
Não vão fazer nada?
Será que perdemos uma avenida, quase uma centena de árvores, uma alameda linda, com crime ambiental e investimentos mal explicados e vai ficar por isso mesmo? Não quero crer. Se falta denúncia, ela está aqui. E o novo governo vai ficar calado, deixar por isso mesmo?
Pantomima
Existe no ar a impressão de um embuste. Fala-se muito sobre isso nos bastidores. As pessoas se perguntam se os envolvidos que perpetuaram o crime da Marcos Konder vão escapar ilesos. E as obras aprovadas em áreas na divisa de Itajaí e Balneário Camboriú, envolvendo supostamente parentes de servidores? E o libera geral em Cabeçudas? Tudo muito mal explicado. Vai ficar por isso mesmo?
Emendas na berlinda
Mesmo em viagem de férias familiares pela Europa neste período entre o Natal e o ano novo, o entisicado e bocudo deputado estadual Ivan Naatz (PL) não deixou de acompanhar a movimentação dos bastidores políticos nacional e estadual.
Climão
Sobre o climão político-institucional gerado entre o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF), leia-se ministro Flávio Dino, com relação à transparência das tais emendas parlamentares de Comissão, o deputado “tuitou” ou melhor, opinou na sua rede social X.
Emenda pro Maranhão?
Naatz lascou que: “Emendas secretas são um crime ao sistema democrático, uma afronta ao princípio constitucional da transparência. Todo mundo político sabe que lobistas fazem “bate-volta” com emendas parlamentares. Afinal, o que leva um deputado/senador catarinense a mandar emenda para o Maranhão? Hummmmm, quem será que será?
Prestigiado
O governador Jorginho Mello (PL) deu um rasante no finde na capital do ultraleve, onde saboreou um milho com o prefeito Alexandre Xepa (PL). O mandatário-mor da Santa & Bela Catarina, mirando em 2026, tudo indica que Itapema receba mais atenção e carinho, até porque grande parte das prefas da região estejam nas mãos do PSD, entre outras siglas.
Apoio total e recíproco
Há quem diga que grande parte da “Operação Verão” do governo do Estado deve brindar Itapema nesta temporada, onde o alcaide é da sigla do Jorginho e deve arregaçar as mangas em 2026, pra que o governador permaneça no palácio da Agronômica em 2027. Hummmmm...
Emenda pro Maranhão?
Naatz lascou que: “Emendas secretas são um crime ao sistema democrático, uma afronta ao princípio constitucional da transparência. Todo mundo político sabe que lobistas fazem “bate-volta” com emendas parlamentares. Afinal, o que leva um deputado/senador catarinense a mandar emenda para o Maranhão? Hummmmm, quem será que será?
Começou bem
Bastaram poucos dias de um novo governo em Itajaí e quem segura (para) os seus carros nos cruzamentos com semáforos fechados e anda pelas ruas e praças da cidade já percebe uma grande melhoria nos serviços de segurança e de ordem pública. Espero que os outros órgãos públicos estejam atentos em divisar criminosos de moradores de rua. É preciso ficar atento.
Grata surpresa
Nestas ações uma grata surpresa e se destaca o secretário de Segurança Pública da city pexêra. Lógico que quero crer que estas pessoas estejam sendo tratadas com urbanidade e pelo fato de estarem nas ruas não sejam colocadas no mesmo patamar de criminosos. Achei curiosa a divulgação de que aconteceram 22 abordagens, porque é justamente o número do PL, do prefeito, mas daí é outra história.
Ettore Stenghele
Um jovem de família humilde que foi indicado de última hora para substituir o nome de outro, o do Tadeu, cuja conduta no passado foi de polêmica, inclusive com perrengues na justiça, e que poderia colocar a segurança de Itajaí e a paz do governo de Robison e Rubens em maus lençóis com os tratos mais truculentos e outras adversidades.
Competência técnica
Conforme promessa de campanha, de que o secretariado seria de competência técnica, ao menos com esse secretário, tudo indica que o prefeito Robison Coelho (PL) acertou. Ettore Stenghele cursou engenharia e gestão ambiental e é formado e pós-graduado em inteligência de segurança pública. Não bastassem os estudos ainda que muito jovem, com apenas 26 anos, tem conhecimento de causa por força do trabalho diário com os problemas de segurança do município.
Concursado
Ettore Stenghele é efetivo há quase seis anos, ingressou na Guarda Municipal com a primeira turma da corporação da cidade, desempenhando bem suas características de seriedade e altivez. Destacou-se nas tarefas inerentes ao setor que trabalha, sem nunca ter decepcionado e nem criado problemas, nem com a corporação e nem com os habitantes.
De bom trato
Ainda que o seu ofício às vezes exija ações mais enérgicas e contundentes quando se dirige às pessoas em cheque, podemos notar no seu comportamento muito equilíbrio e sensatez, tanto que o Stenghele é bem relacionado com os subalternos, com as chefias, lideranças locais e também preza pelo bom convívio com as autoridades da cidade e demais departamentos de segurança pública.
Grata surpresa
Ettore nasceu em Foz do Iguaçu, no Paraná. Veio com seus pais e irmãos para Itajaí com apenas seis anos de idade. Passaram a residir no grande bairro do São Vicente. Os estudos elementares foram nas escolas públicas do município. Gosta de praticar esporte e o seu maior hobby é jogar futebol, assim como também gosta de manter sua performance física praticando corridas nas trilhas de Beira Rio e por onde tem faixas de ciclovias.
Um bom começo
Diz o jovem secretário que, atendendo diretrizes do governo Robison e Rubens, os trabalhos de Segurança estão voltados para a defesa do cidadão e das famílias de Itajaí, lidando com pessoas em situação de rua e oferecendo oportunidades para que possam sair dessa condição. Também na vigilância, recuperação e recolhimento de furtos, a exemplo de fios elétricos e outros bens materiais de ordem pública, afirma Ettore Stenghele, o jovem secretário de Segurança de Itajaí.