JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Daniel deve assumir fundação
O professor e técnico de handebol Daniel Passos deve comandar a Fundação de Esportes de Itajaí no governo RR
Cabaçada
Observadores da city pexêra estão pasmos com as indicações feitas até agora pela dupla dinâmica RR do PL, Robison Coelho e Robin, digo, Rubens Angioletti para ocupar cargos no primeiro escalão. Só tem novato. À exceção do narigudo Tarcísio Zanelatto, que tem experiência comprovada em cargo público, o resto ninguém sabe, ninguém viu. Na terça-feira, haverá uma coletiva pra apresentação de mais sete nomes.
Quando for, já era
Tudo bem apresentar nomes novos, mas segundo bocas de tarrafa tem que ter pedigree, o que não é o caso dos nomes apresentados até aqui. Mesmo o futebolista Níkolas Reis é uma incógnita quando se trata de experiência no dia a dia de governo. Quem dirá os outros. Até acertarem o passo, vai tempo. Tempo precioso.
Cabeçadas...
A perspectiva que se cria é de que o esperado governo de renovação da dupla RR vai ser um governo de cabeçada atrás de cabeçada. De gente inexperiente no trato da coisa pública, aprendendo com ninguém. Porque de nomes de peso, até agora, não foi apresentado nenhum. Em nenhum setor importante.
As eminências pardas
Segundo o que corre, até as eminências pardas – políticos de alto gabarito e experiência que apoiaram a dupla RR – estão de cara com a maneira “moda caraio” que estão sendo feitas e anunciadas as indicações. A perspectiva de governo, que era de renovação, mudou para pior do que o mais do mesmo. Medíocre, dizem alguns (arreda, raça de infelizes!). Ai qui dor!
Lá na Dubai
Na Dubai brasileira ocorre o inverso. A intisicada prefeitona dos bairros, Juliana Pavan (PSD), aposta na experiência (ou não?) e monta um governo que vai fazer continuar rodando a máquina azeitada deixada pelo prefeito das bochechas rosadas, o pop star Fabrício Oliveira (PL). No resumo, Juliana não dá mole pro azar, enquanto Robison derrapa na rampa ao querer reinventar a roda…
A diferença
Segundo observadores de plantão, a diferença entre a sucessão de Itajaí e a sucessão de BC é que na Dubai brasileira a cidade roda sozinha, resultado de uma administração exemplar. Em Itajaí, tá tudo f… Tipo lanterna dos afogados. E Robison, ao invés de apostar na experiência, está apostando na cabaçada. Então…
Procurou...
Um procurador de um órgão público da região se meteu em uma enrascada no feriadão. Tudo porque ele estava com uma namoradinha que já tinha um namorado... Tipo de coisa que não vai acabar bem e foi o que aconteceu. O namorado encontrou a guria com o procurador e sobraram xingamentos e sopapos pra todo lado... Ao ponto do procurador fanchone embarcar na caranga e fugir. Qui coisa!
Composição
O administrador Leandro Índio da Silva, coordenador da transição em BC city, em contato com o socadinho escriba afirmou que leu, respeita, mas discorda da coluna do sábado que afirmou que o novo governo eleito da Maravilha do Atlântico mais parece uma versão requentada das gestões do homem pássaro, Edson Piriquito (MDB).
O vice é do MDB
O jovem carrancudo lembra que foi a tchurma do MDB que aderiu e apoiou a filhota do ex-tudo, a bonitona Ju Pavan (PSD), num gesto político que motivou também o apoio de outras siglas. “Quem ganha junto, governa junto. Isso vale pra quem cumpre acordos e honra a palavra empenhada”, lascou o pequeno curumim.
Bons nomes
Índio também lembra que a atual gestão, do prefeito das bochechas rosadas, o pop star Fabrício Oliveira (PL), tem um grande número de secretários que iniciaram a vida pública nos governos do desatucanado prefeito eleito de Camboriú city, Leonel Pavan.
Bons quadros
“Saber aproveitar bons quadros na gestão pública deveria ser alvo de elogios, pois é sinal de maturidade política. O governo do prefeito Piriquito teve áreas com excelentes secretários, e reconhecer isso não é demérito”, defende o futuro chefe de gabinete da intisicada.
Pingos nos is
O abobrão faz questão de reforçar que a bela dos olhos verdes, Jade Martins Ribeiro (MDB), vereadora eleita, e a ex-gestora do Fundo Municipal de Saúde, Sabrina dos Santos (MDB), estão voluntariamente na comissão de transição da área da Saúde pelo profissionalismo e elevado compromisso público de ambas com a cidade. Então tá!
Composição 2
Leandro Índio também rebate as informações de que o vice-prefeito eleito, ex-dublê de vampiro italiano e ex-banguela Nilson Probst (MDB) e o deputado estadual mais sorridente do sul do mundo, o Sapatinho Carlos Humberto (PL), estão dando as cartas na composição do novo governo.
Respeito e alto nível
“Ambos estiveram conosco e foram decisivos no pleito. Nosso diálogo com esses grandes líderes é baseado no respeito e alto nível, e é mais do que normal que bons quadros de seus respectivos grupos políticos integrem o alto escalão do governo da prefeita Juliana. Ora, estranho seria se não participassem do governo”, lascou o aborígene tupiniquim.
.
Combate à corrupção
O prefeito eleito da capital do ultraleve, Alexandre Xepa, anunciou a criação de uma pasta para Articulação e Combate à Corrupção, que será liderada pelo tenente-coronel Eder Jaciel. A medida faz parte do compromisso de Xepa de garantir uma gestão ética e transparente, apoiada em uma equipe técnica de alta qualificação.
Compromisso
“A criação dessa pasta foi um compromisso que assumi. Quero um governo técnico, com pessoas capacitadas, e vamos combater a corrupção com rigor. Fiz o convite pessoalmente ao coronel Eder, uma pessoa com muito serviço prestado na nossa região e em todo o estado. Tenho plena confiança de que ele trará a seriedade e o preparo que buscamos para essa função tão importante”, declarou Xepa.
Coronel Eder
Natural de Umuarama, Paraná, o tenente-coronel Eder, hoje na reserva, possui mais de duas décadas de experiência na Polícia Militar de Santa Catarina. Bacharel em Segurança Pública pela Univali, é também especialista em Direito Constitucional pelo Instituto FG e em Administração e Gestão em Segurança Pública pela Udesc/Esag.
Comandou
A formação do tenente-coronel Eder inclui cursos em Táticas Policiais, Força Tática, Defesa Pessoal e Técnicas não Letais, além de ter comandado pelotões e companhias em diversas cidades, como Camboriú, Bombinhas, Itapema e Balneário Camboriú, e ter atuado como subcomandante e chefe de Operações da Polícia Militar.
“Chego para somar”
O tenente-coronel Eder reforçou seu compromisso com a nova função e a importância de trabalhar em equipe: “Chego para somar a esta gestão, colocando toda a minha formação e experiência a serviço da cidade. A articulação entre as secretarias é essencial para melhorar a eficiência dos serviços, e o sucesso de um governo depende de uma equipe comprometida e integrada.”
20 anos
A advocacia do Vale do Itajaí tem um representante de peso nas eleições da Ordem. Juliano Mandelli, candidato a presidente da OAB estadual pela chapa 3 “União, trabalho e transformação”, é advogado há mais de 20 anos com escritório na Dubai brasileira e atuação na região do Vale.
Atuou
Mandelli tem uma lista de bons serviços prestados à instituição. Já atuou como presidente da subseção de Balneário Camboriú e tesoureiro da OAB/SC. Atualmente, preside a Caixa de Assistência dos Advogados e ao lado da presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, realizou uma gestão disruptiva e próxima da advocacia.
Redução da anuidade
Entre as principais propostas da chapa 3 está a redução no valor da anuidade para todos os advogados e advogadas, em virtude da quitação – pela atual gestão – da dívida histórica da entidade. O aumento da tabela de honorários da “Advocacia dativa” e um maior apoio à “Jovem advocacia” também estão entre as prioridades da chapa.
Entregar soluções
“Da capital a Dionísio Cerqueira, de Garuva a Passo de Torres, nossa obsessão é entregar soluções aos desafios enfrentados pela advocacia catarinense”, afirma Mandelli que pode se tornar o primeiro presidente eleito da história que não é radicado na capital.
Oportunidade
O apoio de todas as subseções do Vale do Itajaí; Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Blumenau, Brusque, Camboriú, Costa Esmeralda; Gaspar, Indaial, Itajaí, Itapema, Navegantes, Rio do Sul e Timbó, é visto como reflexo de sua trajetória sólida e de sua capacidade de liderança. Para a advocacia da região, Juliano Mandelli representa a oportunidade de dar mais voz às demandas da classe.
Bora lá!
Além destas mais do que estrebuchadas linhas, o leitor pode acompanhar o socadinho escriba no site que todo mundo lê, até quem diz que não. É só ir no DIARINHO.net e acessar o Blog do JC. E se quiser dar um plá com o JC, o zap-fone é (47) 98842-9084.
“Eu poderia ser a pessoa mais agradável do mundo, mas optei por ser eu mesmo”
Renato Russo