JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Os vitoriosos em Itajaí
A duplaRR: Robison Coelho (PL) e Rubens Angioletti sai a grande vencedora em Itajaí (Foto: Divulgação)
O prefeito Liba Top, ops, Fronza (PSD), foi reeleito prefeito de Navegantes (Foto: Divulgação)
A prefeita eleita de BC, a musa da confusão, Juliana Pavan (PSD), ao lado do seu vice, o vampiro anêmico, Nilson Probst (MDB); prefeito de Bombinhas, Paulinho Bagual, ops, Dalago (PSD), e da deputada estadual bonitona, Paulinha da Silva (PSD) na comemoração da vitória A duplaRR: Robison Coelho (PL) e Rubens Angioletti sai a grande vencedora em Itajaí (Foto: Divulgação)
A duplaRR: Robison Coelho (PL) e Rubens Angioletti sai a grande vencedora em Itajaí
O domingo foi longo e concorrido pelo Brasil afora. Nas duas principais cidades da Amfri deu Robison Coelho (PL) em Itajaí e a musa da confusão, Juliana Pavan (PSD), na Dubai brasileira. Parabéns aos eleitos!
Tudo aqui
Na edição online e na impressa o DIARINHO nosso de cada dia traz tudo sobre a festa da democracia. No jornal, tá a lista de vereadores e prefeitos eleitos em toda região. Confere se o seu voto elegeu seus candidatos ou se você deu com os burros n’água.
Acabou e já começou
Agora vem a curta lua de mel com o poder, que é a comemoração da vitória, foguetes, festarada, aqueles que estavam juntos se abraçando e aparece até quem já morreu pra dizer que estava junto, apoiou e votou no vencedor.
Briga das cadeiras
Em seguida é guerra de novo: para montar equipe, cumprir ou não compromissos assumidos, e já ir tabulando a transição e as primeiras ações. Mal acabou e já começa de novo. E começa pra valer porque na vida e, principalmente na política, o adversário não está do outro lado e sim na sua trincheira.
O que vem por aí
À espera dos eleitos nas duas principais cidades, duas realidades muito diferentes. Em uma campanha sem graça e até certo ponto sem emoção, Robison se elegeu prefeito de Itajaí com um pepinão para descascar.
Incompetentes
A cidade está fodida, esburacada em todos os sentidos. Com o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) doente no último mandato, assistimos a city pexêra ser demolida por um bando de incompetentes.
Desafio
O novo prefeito de Itajaí terá a árdua missão de colocar a cidade nos eixos, a começar pela infraestrutura urbana, que está um caos, passando pela necessidade de investimentos pesados em água e esgoto para atualizar um setor que está largado há oito anos.
Pedreira
Isso sem falar no dilema do nosso porto e na reestruturação administrativa que o município precisa fazer pra ficar com uma estrutura menor, mais enxuta, e mais eficiente. E tentar segurar os partidos com a sanha de poder e cargos... Vai ser pedreira para o eleito.
Dubai voando
Do outro lado, Juliana pega uma Balneário Camboriú que está voando baixo, com a city da praia alagada, digo, alargada, linda e super organizada, infraestrutura modernizada, grandes projetos caminhando e outros na ponta da agulha para sair do papel. Fabrício deixou a cidade um brinco. A campanha política, entretanto, foi de sangue nos zoios: afinal, quem não queria pegar uma cidade pronta?
Os poréns
Mas sempre tem os poréns. Em Balneário Camboriú, o desafio da Juliana Pavan será não deixar a bola cair. Porque depois de um governo como o do prefeito das bochechas rosadas, o pop star Fabrício Oliveira (PL), a expectativa ficou lá em cima. Fabrício botou a régua lá no topo, então o povo não espera pouco.
Já por aqui
Em Itajaí, Robison vai ter que ralar pra fazer a máquina administrativa rodar e dar conta do prejuízo. Mas, se conseguir, pavimenta o caminho para a aclamação popular e, mais ali na frente, um segundo mandato. Porque Itajaí rodando vale muito: a maior economia do estado é forte.
Pra completar
Então é isso que temos pela frente a curto prazo: lua de mel, formação de governo, transição, negociar maioria nas câmaras e botar a mão na massa com vontade. Afinal, foi pra isso que se gastou grana e esforço nas campanhas. Ou não foi? Hein?
Baixaria
Apesar de um pleito relativamente calmo, depois de uma campanha ‘xoxa’, sem graça, onde rolou mais baixaria e ataques pessoais do que propostas efetivas pra resolver os problemas da população, a votação, segundo os perdigueiros de plantão, terá uma grande abstenção. Vamos checar os números pra conferir.
Desmotivados
O baixo comparecimento, provavelmente por conta do embate nacional, que foi trazido pras campanhas políticas e seus postulantes, esvaziando, volto a dizer o que é mais importante pra quem vive na cidade: propostas pra problemas comuns que englobam saúde, educação, segurança, mobilidade e saneamento.
Jurídico em ação
As urnas lacradas e os votos computados, eleitos felizes e derrotados com a cabeça inchada, agora, começa um trabalho árduo dos jurídicos das campanhas e os derrotados, principalmente, que vão pra Dona Justa Eleitoral, na tentativa de derrubar os votados, mas ainda não diplomados. Vai ou não vai rolar embates? Vai!
Não boto fé, mas...
Conduto, não acredito que surta efeito, mas, tudo que foi ventilado durante a campanha eleitoral, com denúncias graves, deve ser esclarecido pelas autoridades competentes. Afinal, o que se ventilou e propagou aos quatros cantos, precisa de resposta à sociedade e aos eleitores.
Não vai ter vida fácil
A primeira mulher eleita prefeita da Dubai Maravilha não vai ter vida fácil na casa do povo da praia alagada, digo, alargada. A maior parte da bancada de excelências excelentíssimas eleitasserá de oposição, do Partido Liberal. Vai ser preciso jogo de cintura e diálogos com nossos heróis legislativos.
Recado
O presidente do mandabrasa, vice-prefeito eleito, o vampiro anêmico, Nilson Probst, nem esperou o resultado pra declarar em emissora de rádio, de que tem dois vereadores que vão enfrentar a comissão de ética do partido por suposta infidelidade.
O mais bem votado da sigla
O recado foi para o vereador reeleito, o rei do berreiro e quero-quero nas horas vagas, o Marcelo Achutti (MDB). O problema do dublê de vampiro italiano é que Achutti é o parlamentar mais votado da sigla na Dubai Maravilha. Aguardemos novos capítulos desse enredo...
Apuração
O socadinho escriba participou da apuração e divulgação dos resultados no DIARINHO, sob o comando da minha musa dos olhos verdes, a jornalista Laura Testoni, na companhia do cientista político e professor Flávio Ramos e também do professor, escritor e advogado Luiz Fernando Ozawa. O leitor pode ver e rever na TV DIARINHO, lá no site do jornal que todo mundo lê, até quem diz que não.
Blog do JC
Além destas mais do que estrebuchadas linhas da coluna JotaCê, o leitor pode acompanhar o socadinho escriba no Blog do JC, no DIARINHO. net. E tem o Zap no fone (47) 98842-9084.
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.