Líderes desorientados e equipes perdidas podem criar um ambiente desastroso e improdutivo no local de trabalho. Alguém promovido sem o devido cuidado sem estar preparado, e o pior, sem ter a sensibilidade necessária para lidar com pessoas. Conhece o processo, sistema de trabalho, modelo de negócio, mas não tem o mínimo carisma e tato para lidar com gente. Liderar pessoas é diferente de liderar métodos, processos e sistemas. Aqui estão algumas possíveis razões e soluções para essa situação:
1. Falta de clareza na visão e nos objetivos: se os líderes não têm uma visão clara do caminho a seguir, é difícil para eles orientar suas equipes. Chamamos de líderes sem bússola aqueles que não sabem para onde ir, e o pior, não conseguem comunicar caminhos e impedem que outros desvendem novos modelos porque estão confusos e inseguros.
2. Falta de habilidades de liderança: nem todos os indivíduos têm habilidades naturais de liderança. Alguns podem ser promovidos para posições de liderança sem o treinamento adequado. Estão parados no tempo sem abordagem criativa e não conseguem obter admiração dos seus liderados. São pessimistas, rudes e desencorajam as novas ideias.
3. Desconexão com a equipe: os líderes podem estar desconectados das necessidades e preocupações de suas equipes, o que pode levar a uma falta de orientação eficaz. Cobra resultados e fatos. Ignora a presença das pessoas e nivela todos por uma única régua, sendo que as pessoas são diferentes e utilizam gatilhos de produtividade únicos.
Soluções para líderes desorientados
1. Definir uma visão clara: os líderes devem comunicar uma visão clara e objetivos tangíveis para a equipe. Isso ajuda a orientar todos na direção certa. Concentre-se na definição do conceito que acredita e aprimore sua forma de comunicar. Encontre estratégias de comunicação e verifique o que a equipe entendeu sobre o que você explicou.
2. Desenvolvimento de habilidades de liderança: procure ajuda, faça treinamento e desenvolvimento de liderança. Isto irá ajudar os líderes a aprimorar suas habilidades de comunicação, resolução de problemas e motivação da equipe mapeando competências necessárias para desenvolvimento da função.
3. Promover a transparência e a comunicação aberta: os líderes devem estar abertos ao feedback e à comunicação franca com suas equipes para entender suas necessidades e preocupações. Líderes devem conquistar a confiança de sua equipe e não exigi-las e impô-las.
Soluções para o alinhamento das equipes
1. Reuniões regulares de equipe: reuniões regulares podem ajudar a alinhar os membros da equipe e garantir que todos estejam na mesma página em relação aos objetivos e responsabilidades. Faça com que os membros da equipe se sintam parte de um movimento, com sentimento de pertencer àquele ambiente e que são valorizados.
2. Estabelecer metas claras: definir metas claras e mensuráveis ajuda as equipes a entenderem o que estão trabalhando para alcançar. Estabelecendo metas você cria uma escada onde cada degrau é uma escalada e vibre com os resultados. Crie clima de sensações positivas e energéticas.
3. Fornecer suporte e recursos: garantir que as equipes tenham os recursos e o suporte necessários para realizar seu trabalho de forma eficaz pode ajudar a evitar a sensação de estar perdido. Mapeie as necessidades de sua equipe com pesquisas, invista tempo em ouvir sua equipe mesmo que não concorde, mas saiba as ambições e desejos.
4. Incentivar a colaboração: incentivar a colaboração e o trabalho em equipe pode ajudar os membros da equipe a se apoiarem mutuamente e encontrar soluções para os desafios que enfrentam. Faça experiências com a equipe dando a ela o desafio de trazer soluções para cada problema que é apresentado e peça que alguns voluntários se apresentem. Dê espaço para que tenham crescimento de mentalidade de equipe.
É essencial que tanto os líderes quanto as equipes estejam alinhados e engajados para garantir o sucesso e a eficácia no local de trabalho. Pense sobre isso, melhore sempre!